rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Dezembro 31, 2025

Amarante: Abertas as inscrições para a XX edição do Encontro de Cantadores de Janeiras

Já estão abertas as inscrições para a 20ª. edição do Encontro de Cantadores de Janeiras de Amarante. Até 19 de janeiro, os interessados em participar – Associações, Instituições ou grupos sediados no concelho – devem fazer a sua inscrição.A iniciativa acontece a 26 de janeiro de 2026, domingo, a partir das 15h00, no Mercado Municipal.O Encontro de Cantadores de Janeiras é uma celebração anual que procura manter viva a tradição do Cantar das Janeiras e Reis, reforçando a importância do património imaterial e etnográfico de Amarante e da região. Esta iniciativa promete ser mais um momento de partilha cultural e convívio, e tem como objetivo preservar tradições, mas também fortalecer o associativismo e a participação da comunidade em atividades que contribuem para o desenvolvimento sociocultural do concelho.

Cabeceiras de Basto apoia criadores de raças autóctones

O município de Cabeceiras de Basto voltou a apoiar os criadores de raças autóctones, reforçando o incentivo à atividade pecuária e à preservação do património genético local. Em 2025, foram atribuídos apoios a 104 criadores, num valor total de 16 mil 502 euros e 50 cêntimos, com o objetivo de valorizar as raças tradicionais e fortalecer a pecuária no concelho.Paralelamente, o município destinou 96 mil 337 euros e 50 cêntimos à área da sanidade animal, abrangendo bovinos, ovinos e caprinos, garantindo que os produtores não tenham de suportar estes encargos.A autarquia anunciou ainda que, no próximo ano, irá proceder à revisão do Regulamento de Apoio ao Fomento da Produção Pecuária, de forma a tornar os apoios mais justos e ajustados às necessidades dos produtores locais.

Mondim de Basto implementa programa Aldeia Segura, Pessoas Seguras

Município de Mondim de Basto implementou o programa Aldeia Segura, Pessoas Seguras nas aldeias de Pardelhas e Bobal. A iniciativa, desenvolvida através do Serviço Municipal de Proteção Civil, teve como objetivo capacitar a população local para a adoção de medidas de autoproteção, essenciais em caso de incêndio rural que possa colocar em risco estas localidades.A ação incluiu sessões de esclarecimento junto dos moradores e a nomeação de um Oficial de Segurança da Aldeia, figura responsável por apoiar a população em situações de emergência.O programa Aldeia Segura, Pessoas Seguras segue as normas definidas pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pretende reforçar a resiliência das comunidades rurais, tornando-as mais preparadas para responder a situações de risco, nomeadamente incêndios rurais.

Entregou-se o militar barricado no posto da GNR de Felgueiras

Entregou-se o militar da GNR que na tarde desta terça-feira se barricou no posto da GNR de Felgueiras. Trata-se de Sérgio Ribeiro, natural de Mondim de Basto, que foi condenado a 13 anos de prisão por ter cometido diversas burlas a idosos no valor de mais de 400 mil euros.O militar trancou-se numa sala do posto da GNR de Felgueiras com a arma pessoal e exigia que o mandado de detenção fosse suspenso, tendo mesmo chegado a ameaçar matar-se.O militar foi agora conduzido ao Estabelecimento Prisional Militar de Tomar.Também a mulher, que é auditora de justiça e seria futura juíza, foi condenada, mas a uma pena suspensa de quatro anos e meio, por branqueamento de capitais. Os pais do GNR também foram condenados a pena suspensa.De acordo com a imprensa nacional, toda a família ostentava uma vida de luxo nas redes sociais.O militar, colocado à data das burlas no posto da GNR de Fafe, foi condenado 13 anos de prisão pelo Tribunal de Guimarães em 2022 e confirmada pelo Supremo Tribunal de Justiça em março de 2025.