rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Dezembro 5, 2025

Águas do Norte vai investir mais de 1 milhão de euros em Celorico de Basto

A Águas do Norte vai investir mais de 1 milhão de euros na rede de abastecimento de água no concelho de Celorico de Basto. A autarquia dá conta que foi assinado e o contrato de empreitada para o abastecimento de água a Caçarilhe e Nespereira, um processo que se arrastou durante vários meses devido a questões processuais, entretanto ultrapassadas. A empreitada inclui a construção de um reservatório a instalar no alto de Caçarilhe e alimentado pela “rede em alta” cuja origem da água vem da barragem do Alto Rabagão, inclui também uma conduta adutora e uma rede de abastecimento com uma extensão de 11kms. Uma obra adjudica pelo valor de 1 143 483,24€ e que se prevê concluída no inicio de abril de 2027. Com esta obra, a população destas duas localidades “poderá, finalmente ligar-se à rede de abastecimento de água, uma necessidade básica e fundamental para dar às nossas populações a segurança sobre a origem da água e o seu devido tratamento.”. Para o autarca José Peixoto Lima “O abastecimento de água e o saneamento básico são prioridades deste executivo, porque é crucial que as nossas populações tenham as condições básicas para viverem com dignidade”. José Peixoto Lima diz tratar-se de uma obra célere, tendo em conta os mecanismos que terão que ser despoletados nesta empreitada. “Uma obra que poderá causar alguns constrangimentos, naturais de obras desta dimensão, mas absolutamente necessária e benéfica para as populações que poderão ligar-se à infraestrutura”.

“Cartas ao Pai Natal Verde” chega a mais de 100 escolas de todo o país

Novo livro de ex-aluno da UMinho vai chegar a 100 escolas. “Cartas ao Pai Natal Verde”, de Narciso Moreira, apela à sustentabilidade ambiental nesta quadra e junta teatro, música e ações educativas. Narciso Moreira (foto abaixo), formado pela Universidade do Minho e diretor-geral da spin-off Betweien, acaba de lançar o projeto pedagógico “Cartas ao Pai Natal Verde”, sobre sustentabilidade ambiental na época natalícia, que tem já agendadas cerca de 100 apresentações em escolas de todo o país durante o mês de dezembro. O conceito parte do livro que dá o nome ao projeto e, ao vivo, junta uma adaptação teatral, música, conversas e ações dirigidas às crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo, bem como a educadores e famílias. Esta iniciativa nacional conta com o apoio do Programa Eco-Escolas da Direção-Geral da Educação e da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação. O momento sucede uma década após a publicação do livro “O Pai Natal Verde”, também de Narciso Moreira, que teve 11 edições, mais de 50 mil exemplares vendidos e 150 mil crianças alcançadas de Norte a Sul do país. “Essa obra tornou-se uma referência na promoção da sustentabilidade junto do público infantojuvenil.”, revela a UMinho em comunicado. São gestos pequenos que fazem a diferença, numa história repleta de imaginação e espírito natalício, a lembrar que cuidar do planeta é um presente precioso”, resume Narciso Moreira, que contou com as ilustrações de Ana Gabriela nesta obra editada pela Betweien. “O Pai Natal Verde regressa com novas inquietações, desejos e ensinamentos, integrando a consciência ecológica e a responsabilidade social nos sonhos e tradições natalícias”, acrescenta o autor, valorizando a importância de se educar para a sustentabilidade desde a infância. Narciso Moreira é licenciado em Educação e mestre em Formação, Trabalho e Recursos Humanos pela UMinho. Tem colaborado com diversas entidades nacionais, dinamizado dezenas de iniciativas sobre inovação educativa e é autor de livros infantis como “O Planeta Limpo do Filipe Pinto” (com o músico Filipe Pinto), “Rita e a Floresta dos Legumes” (com a cantora Rita Redshoes) e “Mariana num Mundo Igual” (com a atriz Mariana Monteiro).

200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco vão ser assinalados a 10 de Dezembro

Na próxima quarta-feira, 10 de Dezembro, Celorico de Basto vai assinalar os 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco. No Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa a partir das 14 horas, a autarquia preparou um programa cultural a envolver entidades locais e agrupamento de escolas. Excertos de obras de Camilo Castelo Branco vão ser lidos pelos alunos do Agrupamento de Escolas. Autores de obras de Camilo e professores universitários fazem parte dos oradores.