rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Dezembro 4, 2025

INEM alerta para aumento de intoxicações por monóxido de carbono

Com a descida das temperaturas e o aumento do uso de equipamentos de aquecimento doméstico, o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) relembra a necessidade de uma utilização segura de aparelhos que possam produzir monóxido de carbono, como lareiras, braseiras, esquentadores ou aquecedores a gás. O monóxido de carbono é um gás invisível e inodoro, podendo causar intoxicações com sintomas inespecíficos, como dores de cabeça, náuseas, mal-estar ou sonolência. A prevenção continua a ser a melhor forma de evitar situações potencialmente graves. Os dados mais recentes do CIAV revelam um aumento significativo no número de ocorrências. Em 2024, foram registados 18 casos de intoxicação por monóxido de carbono (16 adultos e 2 crianças). Em 2025, até 24 de novembro, já foram contabilizados 28 casos (22 adultos e 6 crianças). A maioria destas situações esteve relacionada com o uso de braseiras, esquentadores ou fogões em locais com ventilação insuficiente. O CIAV reforça a necessidade de adoção de medidas preventivas, nomeadamente:       •     Verificar o estado e manutenção dos equipamentos antes da utilização.       •     Evitar utilizar estes aparelhos em espaços totalmente fechados.       •     Assegurar ventilação adequada nas divisões onde os equipamentos estão a funcionar.       •     Perante sintomas como dores de cabeça, náuseas ou desmaio: abrir portas e janelas, retirar as pessoas para o exterior e contactar o 112 ou o CIAV (800 250 250). Em caso de intoxicação, contacte o Centro de Informação Antivenenos – 800 250 250. Em situações de emergência, ligue 112.

Exposição Internacional de Gravura vai estar patente em Amarante

A Casa da Granja em Amarante vai inaugurar a 13 de Dezembro a Exposição Internacional de Gravura composta por 60 obras, de 30 artistas oriundos de 13 países. Esta mostra coletiva organizada propositadamente para a Casa da Granja, por dois curadores, Aparício Farinha e Verónica Teixeira Pinto, conta com a participação  de artistas internacionais conceituados. São 13 países representados: Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Grécia, México, Portugal, República Checa, Roménia, Turquia, Reino Unido, Uruguai e Estados Unidos da América. A exposição estará patente ao público até ao dia 6 de fevereiro de 2026.

Banco Alimentar – Mais de uma tonelada de alimentos doados em Celorico de Basto

Na Campanha de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome de Braga do passado fim-de-semana (29 e 30 de Novembro) foram angariadas 168 toneladas de alimentos. Esta campanha decorreu em 122 supermercados e mobilizou aproximadamente 3 mil e 500 voluntários, em todo o distrito. “Vão ser distribuídos a Instituições de Solidariedade Social, previamente selecionadas e acompanhadas ao longo de todo o ano pelo Banco Alimentar de Braga”, revela o banco alimentar do distrito . Até ao próximo dia 7 de Dezembro decorrem a Campanha de Doação Online (através do site www.alimentestaideia.pt) e a Campanha “Ajuda Vale” (nas lojas das várias cadeias de supermercados e hipermercados a operar no distrito). Em Celorico de Basto mais de uma tonelada de alimentos foram recolhidos. Os dados divulgados revelam que em Fafe foram angariadas mais de 9 mil quilos de alimentos e em Cabeceiras de Basto mais de 3 toneladas.