Dezembro.
De Luca Guadagnino vimos Eu sou o amor em 2010 e, como não podia deixar de ser, Chama-me pelo Teu Nome em 2018. Deixamos passar Challengers, do ano passado, e fizemos mal.
A Julia Roberts passou por cá logo no início do Cineclube de Amarante em 1995 e depois andou escondida. Abrimos o mês com ele. E com ela.
De Jafar Panahi só podemos dizer que estamos sempre à espera do seu novo filme. São todos para ver. O último venceu a Palma de Ouro em Cannes este ano, estreou o mês passado em Portugal e vamos vê-lo agora.
Terminamos o ano como habitualmente. Aderimos à iniciativa O Dia Mais Curto. https://odiamaiscurto.curtas.pt/
Cinema Teixeira de Pascoaes
6ª feiras | 21:30
Dia 05
Depois da Caçada
UM FILME DE Luca Guadagnino
Julia Roberts, Ayo Edebiri, Andrew Garfield, Michael Stuhlbarg
After The Hunt |
2h19 | M/14 | 2025 | ITA, EUA
Trailer https://www.youtube.com/watch?v=tRWdiQ5sCT0
Alma Imhoff (Julia Roberts), uma professora de filosofia da Universidade de Yale (EUA), vê-se envolvida numa situação complexa que gira em torno das acusações de má conduta sexual dirigidas a Hank (Andrew Garfield), um colega com quem mantém uma relação de grande proximidade. A suposta vítima é Maggie (Ayo Edebiri), uma aluna muito inteligente que tem sido protegida dela. A situação vai-se agudizando até Alma se dar conta de que um segredo do seu próprio passado pode deitar tudo a perder.
Estreado no Festival de Cinema de Veneza, onde integrou a competição oficial, este psicodrama sobre jogos de poder e diferentes versões da verdade foi escrito por Nora Garrett e realizado pelo italiano Luca Guadagnino – o aclamado autor de “Chama-me pelo Teu Nome” (2017), Óscar de melhor argumento adaptado (James Ivory), e de “Ossos e Tudo” (2022), Leão de Prata em Veneza. Michael Stuhlbarg, Chloë Sevigny e David Leiber assumem as personagens secundárias.
Dia 12
Foi Só Um Acidente
UM FILME DE Jafar Panahi
com Vahid Mobasseri, Mariam Afshari, Ebrahim Azizi, Hadis Pakbaten
Yek tasadef sadeh | 1h45 | 2025 | FRA, LUX, Irão
Trailer: https://www.midas-filmes.pt/filmes/un-simple-accident/
Num bairro dos subúrbios de Teerão (Irão), Vahid, mecânico de automóveis e antigo prisioneiro político, leva uma vida tranquila até receber na sua oficina Eghbal, um cliente com uma prótese na perna resultante de um acidente. O som que aquele homem faz ao andar desperta em Vahid memórias terríveis: o mesmo ruído que ouvia, de olhos vendados, durante os interrogatórios e agressões a que foi repetidamente submetido. Convencido de que aquele homem foi um dos seus torturadores, o mecânico rapta-o e decide enterrá-lo vivo. Apesar da certeza inicial, não tarda a questionar-se se não estará a cometer uma injustiça. Em busca de provas irrefutáveis, procura então alguns dos antigos companheiros de cárcere que também sofreram às mãos do mesmo carrasco.
Em 2025, o iraniano Jafar Panahi – perseguido e preso pelo regime do seu país – tornou-se o primeiro cineasta a conquistar o prémio máximo nos quatro grandes festivais de cinema do mundo, através dos filmes “O Espelho” (1997), que recebeu o Leopardo de Ouro em Locarno; “O Círculo” (2000), distinguido com o Leão de Ouro em Veneza; “Táxi” (2015), vencedor do Urso de Ouro em Berlim; e este Foi Só Um Acidente, que lhe valeu a Palma de Ouro em Cannes. PÚBLICO
Dia 19
Curtas do Mundo
Duração 69’ · M/12
SULAIMANI
Vinnie Ann Bose · França
2025 · ANI · 20’
NO MEAN CITY
Ross McClean · EUA/RU
2025 · DOC · 15’
STONE OF DESTINY
Julie Černá · Républica Checa
2025 · ANI · 10’
NO SKATE!
Guil Sela · França
2025 · FIC · 24’







