Fafe acolhe, a 7 e 8 de novembro, o Historic Rally Fafe, prova que encerra a época o Campeonato da Europa FIA de Ralis Históricos
“Máquinas clássicas dos anos 60 até aos anos 2000 vão regressar a estradas lendárias, misturando a nostalgia com a atmosfera eletrizante mítica do concelho de Fafe.”, referiu-se na apresentação da prova aconteceu, na passada terça-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Para Parcídio Summavielle, vereador responsável “Só graças ao trabalho e esforço de muitas pessoas, é possível que se organize uma prova assim e se garanta o sucesso da mesma”. Destacou “a presença das equipas fafenses que participarão nas provas”, desejando muita sorte a todos os pilotos.Para muitos será um momento de apelo à memória e regresso ao passado, para outros, os mais jovens, será uma oportunidade para ver estes clássicos conduzidos por pilotos de grande categoria.”
O autarca garantiu que “todos ficamos a ganhar com a vinda destas provas às nossas terras. Acrescentam muito à capacidade que nos temos de levar o nome Fafe mais além.” Parcidio Summavielle deixou uma mensagem de segurança a todos, cumprindo o desígnio de “perto da emoção, longe do perigo”, sem esquecer as preocupações ambientais, reforçando a necessidade de “continuar o esforço para redução da pegada ecológica”.
O rali também integra a chancela FIA no European Rally Trophy, reforçando o seu prestígio. Os concorrentes vão enfrentar as mesmas estradas que testaram gerações de pilotos ao volante de algumas das máquinas vintage mais celebradas da história dos ralis.
Carlos Cruz, do clube organizador, Demoporto, apresentou a prova que conta para três campeonatos. “Serão 130 km de trocos cronometrados e 361 km na sua totalidade e, por isso, se antevê uma boa jornada de ralis aqui em Fafe.” Carlos Cruz anunciou ainda “a par desta prova de clássicos, haverá no dia de sábado, o Campeonato Norte de Ralis que percorrerá os mesmos troços.”
O Historic Rally Fafe já é presença confirmada no próximo ano.








