rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Outubro 20, 2025

Orlando Pompeu inaugurou exposição antológica em Braga

O mestre-pintor fafense Orlando Pompeu, inaugurou, no passado sábado(18) em Braga, Capital Portuguesa da Cultura 2025, uma exposição antológica assente em trabalhos de pintura e escultura, intitulada “Visões Pompeuanas”.A inauguração da exposição, que assinalou o regresso do artista plástico ao Palácio do Raio, um dos espaços mais emblemáticos do património barroco do país e um dos ex-líbris da capital do Minho, A nova exposição vai estar patente ao público até 17 de novembro. Em comunicado enviado à redação é referido que o pintor “exibe uma mostra artística distinta, repleta de criatividade e contemporaneidade, cujas diferentes técnicas, múltiplas temáticas e perceções únicas, convergem num espaço de eleição, proporcionando ao público uma experiência sensorial rica e diversificada. Mais do que uma exposição, “Visões Pompeuanas”, é um diálogo visual fascinante, onde cada obra é uma janela para a alma do seu criador, detentor de uma obra que está representada em variadas coleções particulares e oficiais em Portugal, Espanha, França, Suíça, Inglaterra, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Dubai e Japão”Refira-se que uma das salas expositivas, integra um conjunto de aguarelas originais inspiradas na cultura, património e paisagem da cidade de Braga, uma das cidades mais antigas de Portugal, que o consagrado arista plástico homenageia assim com o seu talento, sensibilidade e criatividade.Com uma carreira de quase quarenta anos, bem como um currículo nacional e internacional ímpar, Orlando Pompeu nasceu no concelho minhoto de Fafe. Estudou desenho, pintura e escultura em Barcelona, Porto e Paris, e nos anos 90 progrediu no seu percurso artístico ao ir trabalhar para os Estados Unidos da América, onde expôs na Galeria Eight Four, em Nova Iorque, e depois, Japão, tendo exposto na TIAS – Tokio International Art Show e na Galeria Garou Monogatari em Tóquio. Em 2022 foi distinguido em Paris com a Medalha de Bronze da Academia Francesa das Artes, Ciências e Letras.

Presidente da Orbex vai estar em Guimarães

Presidente da Orbex vai estar na aula inaugural de Engenharia Aeroespacial da UMinho. O presidente da lançadora europeia de nanossatélites Orbex, Miguel Belló Mora, vai ser o orador convidado da aula inaugural do ano 2025/26 do curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho. A sessão está agendada para quarta-feira, dia 22, às 14h00, no auditório 0.20 (edifício 2) do campus de Azurém, em Guimarães. O evento, de entrada livre, tem o tema “Riscos espaciais e sistemas de proteção planetária”. Miguel Belló Mora foi diretor-geral do AIR Centre – Atlantic International Research Centre, da Agência Espacial Espanhola, da rede internacional de inovação Eureka e do grupo europeu Deimos, entre outros cargos. O engenheiro espanhol de 64 anos é atualmente chairman da lançadora britânico-dinamarquesa de nanossatélites Orbex – Orbital Express Limited.

AF do Porto e Unlock Energy firmam parceria

A Associação de Futebol do Porto (AF Porto) e a Unlock Energy chegaram a acordo para uma parceria que visa reforçar a ligação entre o desporto e as marcas que valorizam o talento e a dedicação. A “Unlock Energy passa a ser patrocinadora oficial do Troféu de Melhor Treinador do Mês das competições Hyundai Liga Pro e Liga TRUST, os principais campeonatos de futebol e futsal do distrito, que já vêm distinguidos os seus melhores marcadores a cada mês.”, revela a AF do Porto em comunicado. Este novo troféu tem como objetivo destacar e premiar o desempenho dos treinadores que mais se evidenciam pela eficácia e regularidade ao longo de cada mês de competição, reconhecendo o trabalho desenvolvido, os resultados alcançados e a capacidade de liderança daqueles comandam as equipas fora das quatro linhas. Os critérios para a distinção do melhor treinador do mês são os seguintes:1- Pontos conquistados;2- Vitórias;3- Golos marcados;4- Golos sofridos;5- Número de vitórias conquistadas fora de casa;6- Número de pontos conquistados fora de casa;7- Idade (premeia-se o treinador mais jovem); Com esta iniciativa, a Associação de Futebol do Porto reforça o compromisso de promover o trabalho, a resiliência e o talento, valores que estão alinhados com a Unlock Energy: afinal, os treinadores são muitas vezes uma verdadeira fonte de energia para as equipas.