rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Outubro 8, 2025

Fafe recebe em 2026 Campeonato do Mundo de EnduroGP

Fafe vai receber o Campeonato do Mundo de EnduroGP. A promotora do FIM Campeonato do Mundo EnduroGP, Prime Stadium Events, confirmou oficialmente as datas e locais das sete rondas da temporada de 2026. Em junho, Portugal volta a assumir um papel de destaque no campeonato, com duas rondas consecutivas em Fafe — de 12 a 14 e de 19 a 21 de junho — organizadas pelo Natureza Alternativa Moto Club. A cidade minhota vai acolher novamente a modalidade no campeonato do mundo. Ambas as rondas terão percursos e especiais totalmente distintos. A primeira explorará a zona de Argande e a segunda a zona de Revelhe/Estorãos. Fafe será palco de um verdadeiro festival de duas semanas dedicadas ao EnduroGP. A nova época arranca em Itália e passa por Espanha, Finlândia, França e país de Gales. Calendário 2026 – Paulo Duarte FIM EnduroGP World Championship

Eugénio Fernandes Carvalho quer construir nas Veigas o novo pulmão verde de Celorico

A Coligação Juntos por Celorico (PS/Nós. Cidadãos) apresentou publicamente o projeto do Parque das Veigas, uma das suas principais propostas eleitorais. O lançamento da medida, incluída como prioridade no programa eleitoral da coligação Juntos por Celorico, decorreu esta semana, de forma simbólica, junto ao local onde o parque será construído, com a instalação de um outdoor que mostra a imagem do futuro espaço e o layout desenvolvido pelo gabinete do arquiteto Hugo Guimarães, de 45 anos, natural de Celorico de Basto. Eugénio Fernandes Carvalho quer um parque das Veigas com cerca de 50 hectares. “O projeto inclui passadiços, esplanadas e um espelho de água, zonas de lazer e campos relvados, espaços dedicados à música, à cultura e à gastronomia, e áreas destinadas ao turismo e à convivência entre gerações.” O candidato à presidência da Câmara Municipal, Eugénio Fernandes Carvalho, sublinhou que o Parque das Veigas será “o novo pulmão verde de Celorico”.

7ª edição do concurso escolar da RR tem como tema”A Sociedade na Idade Média”

Neste ano letivo de 2025-2026, a Rota do Românico promove a sétima edição do seu concurso escolar, subordinado, de novo, ao tema “A Sociedade na Idade Média”. Os trabalhos deverão ser submetidos no sítio da internet da Rota do Românico até ao próximo dia 15 de maio. Dirigido aos estabelecimentos de ensino dos 86 municípios da Região Norte, do pré-escolar ao ensino secundário, o concurso premiará os melhores trabalhos em quatro categorias: Ilustração, Criação Literária, Experiências Científicas e Tecnológicas e Categoria Aberta. No âmbito temático da sociedade medieval, os trabalhos poderão abordar os estratos sociais, as profissões, a saúde, a educação, a alimentação, as atividades de lazer, entre outros tópicos. A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende. As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

𝐀 𝐁𝐢𝐜𝐡𝐚 𝐝𝐚𝐬 𝟕 𝐂𝐚𝐛𝐞𝐜̧𝐚𝐬 𝐞𝐬𝐭𝐚́ 𝐝𝐞 𝐯𝐨𝐥𝐭𝐚 𝐚 𝐅𝐚𝐟𝐞

Na noite de 31 de outubro, Fafe promove várias iniciativas para celebrar a lenda da “Bicha das 7 Cabeças”. O evento, promovido pelo Município de Fafe, vai contar com música, teatro e encenações. O anfiteatro da Casa da Cultura recebe a performance “Pieira dos Lobos”, da Companhia Malazartes, inspirada na versão fafense da lenda. Nesse dia, pelas 23h00, o Teatro-Cinema de Fafe recebe o concerto da banda fafense Ashes in The Ocean, com entrada livre. Na Biblioteca Municipal, decorre a “Noite Assombrada: Bruxas à Solta na Biblioteca”, com contos, oficinas, danças e música nas salas de leitura. A programação encerra a 2 de novembro, com uma Caminhada pela Bicha das 7 Cabeças, em Ribeiros, às 10h00 — uma oportunidade para descobrir o percurso lendário que inspira esta tradição.