rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Outubro 7, 2025

Nuno Pinto Martins apresenta em Celorico de Basto “Guia para pais e educadores”

Nuno Pinto Martins vai ministrar uma sessão de parentalidade positiva no próximo dia 25 de outubro em Celorico de Basto. O especialista em parentalidade e desenvolvimento infantil vai estar nesse dia pelas 11h00 – Casa da Terra e pelas 14h30 – Instalações da antiga Casa do Povo (Centro Urbano da Mota). As inscrições podem ser feitas aqui.

Detido no Marco de Canaveses por abuso sexual de menor

Um homem de 53 anos foi detido no Marco de Canaveses por suspeita de abuso sexual a uma menor de 14 anos. A Polícia Judiciária revela que a menor era enteada do suspeito e que os crimes ocorreram nos meses de agosto e setembro deste ano sendo que foi a psicologa que acompanha a vítima que terá denunciado a situação. O homem foi presente às autoridades judiciárias competentes, junto do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lousada, ficando sujeito às medidas de coação de afastamento da residência familiar e proibição de contacto com a vítima e com a sua progenitora.

ULS do Tâmega e Sousa com mais três novas médicas de família

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa anunciou a contratação de três novas médicas de Medicina Geral e Familiar. Trata-se de um reforço significativo na capacidade assistencial para melhorar a resposta às necessidades da população. As novas médicas vão integrar as Unidades de Saúde Familiar de Alpendorada | Tabuado, Santa Marinha e São Vicente.

Campanha de vacinação sazonal já arrancou

A campanha de Vacinação Sazonal 2025-2026 em Portugal já arrancou. A Campanha de Vacinação Sazonal do Outono-Inverno 2025-2026 contra a gripe e a COVID-19 arrancou no dia 23 de setembro de 2025, em Unidades Locais de Saúde do Serviço Nacional de Saúde e em mais de 2.500 farmácias comunitárias de todo o país, sob o mote “Vacine-se e proteja os momentos mais importantes”. A campanha decorre até 30 de abril de 2026 e tem como meta definida pela Direção-Geral da Saúde (DGS) vacinar cerca de 2,5 milhões de pessoas contra a gripe e 1,5 milhão contra a COVID-19 até ao Natal. O objetivo é reduzir o risco de doença grave, hospitalização e morte por infeção, incentivando sobretudo os grupos mais vulneráveis a vacinarem-se durante os meses em que estas doenças são mais frequentes. Tal como em anos anteriores, a iniciativa resulta da cooperação entre várias entidades nacionais, coordenadas pela DGS, com a campanha de comunicação a cargo da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Este ano, a campanha dá particular destaque a três grupos prioritários: idosos com 60 ou mais anos, crianças entre os 6 e os 23 meses e profissionais de saúde. A vacinação é gratuita para todos os grupos elegíveis.