rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Setembro 10, 2025

I Mondim Torneio Basket vai decorrer de 12 a 14 de Setembro

Mondim de Basto promove, no próximo fim-de-semana, o I Mondim Torneio Basket que vai juntar em competição mais de 500 jovens atletas do panorama nacional e internacional. De 12 a 14 de setembro, Mondim de Basto recebe uma equipa internacional – o Club Baloncesto Sarria, um clube oriundo da Galiza, com grande tradição no basquetebol espanhol e que se vai fazer representar neste torneio com 10 equipas. Em competição estarão atletas dos escalões masculinos e femininos de Minis; Sub 10 e Sub 12 anos; Sub 14 anos; Sub 16 anos e Sub 18 anos, que integram clubes como: CPN Basket de Ermesinde, o clube Grupo Desportivo Bolacesto de Vila Nova de Gaia, o Núcleo do Desporto Amador de Pombal, o Club Baloncesto Sarria, a ADCE Diogo Cão (Basket), Grupo Desportivo Basquete de Leça, o Estoril Basket Clube, o Guifões Sport Clube, o Olivais de Coimbra e o clube Centro Treino Municipal Vila Pouca de Aguiar. Os jogos vão decorrer no Pavilhão Municipal de Mondim de Basto e nos Polidesportivos da Reta da Pena e do Parque Urbano Fernando Pinto de Moura.

Peregrinação Arciprestal marca a Festa e Romaria a Nossa Senhora do Viso em Celorico de Basto

No próximo domingo, dia 14 de setembro, terá lugar em Celorico de Basto a tradicional Festa e Romaria em honra de Nossa Senhora do Viso, uma celebração de fé e devoção que reúne anualmente milhares de fiéis da região. Incluído no programa das festas, terá lugar pelas 10h30 a peregrinação das paróquias do arciprestado de Celorico de Basto e pelas 11h00 será celebrada a Eucaristia, presidida pelo Arcipreste de Celorico de Basto, Pe. Francisco Medeiros. “A Romaria a Nossa Senhora do Viso é um dos momentos mais marcantes do calendário religioso do arciprestado, mantendo viva a tradição e reforçando a identidade cultural e espiritual da comunidade.” afirma o arciprestado de Celorico de Basto deixando o convite: “Toda a comunidade é convidada a participar, unindo-se em oração e celebração nesta manifestação de fé.”

Aberto concurso para exploração de café em Vila Meã

A Junta de Vila Meã em Amarante lançou o aviso do concurso público para a exploração do espaço de café situado no Largo da Feira, em Ataíde. As propostas deverão ser apresentadas até às 19h00 do dia 18 de setembro 2025 . Informa-se que o Programa de concurso, Condições Gerais, Anexo I e II estarão disponíveis para consulta, onde poderão ser examinados ou adquiridos, nos termos seguintes: – Às segundas e quintas-feiras, no período compreendido entre as 14h30 e as 19h00, no Largo da Feira n.º 55, 4605-032 Vila Meã; – Às terças e sextas-feiras, no período compreendido entre as 14h30 e as 19h00, na Rua Nair Augusta de Magalhães n.º 25, 4605-307 Vila Meã; – Às quartas-feiras, no período compreendido entre as 14h30 e as 19h00, na Rua da Junta de Freguesia n.º 24, 4605-054 Vila Meã;

Entrega de Diplomas a alunos na próxima sexta-feira em Mondim

É na próxima sexta-feira, que o Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto vai entregar os Diplomas de Quadro de Valor, de Mérito e de Excelência 2024/2025. A cerimónia acontece pelas 10H30, na escola sede do Agrupamento de Secundária de Mondim de Basto.

Dia Mundial da Prevenção do Suicídio – ULS do Tâmega e Sousa lembra que este é um problema de saúde pública que pode ser prevenido

A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) assinala o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio que é hoje lembrado. A ULSTS revela que através dos internos de formação especializada do Serviço de Psiquiatria do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, associa-se às iniciativas mundiais do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, lembrando que este é um problema de saúde pública que pode ser prevenido. Como forma de sensibilização, foram colocados cartazes informativos nas entradas principais dos Hospitais Padre Américo, em Penafiel, e São Gonçalo, em Amarante, bem como publicações nas redes sociais da ULSTS. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio em todo o mundo. Em Portugal, três pessoas perdem a vida por dia desta forma silenciosa. Em 2021, o suicídio foi a terceira causa de morte entre os 15 e os 29 anos. “Apesar da sua gravidade, o suicídio continua a ser envolto em estigma e silêncio. Este ano, o mote internacional do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio convida a “mudar a narrativa”, promovendo conversas abertas e sem julgamentos, capazes de quebrar tabus, reforçar a empatia e criar comunidades mais seguras.” O suicídio é um fenómeno multifatorial que não escolhe género, idade ou classe social. Afeta não só a pessoa em risco, mas também a família, amigos, profissionais e toda a comunidade. Falar sobre o tema é essencial para salvar vidas. Seis passos para apoiar alguém em risco 1. Reconhecer sinais de alarme (isolamento, tristeza profunda, frases como “não aguento mais” ou “queria desaparecer”); 2. Levar a sério qualquer pedido de ajuda; 3. Escutar com empatia, sem julgamentos; 4. Falar abertamente sobre o suicídio; 5. Incentivar a procura de apoio profissional; 6. Em caso de perigo imediato, ligar 112. A ajuda começa aqui Na ULSTS, médicos de família, psiquiatras, psicólogos e enfermeiros estão disponíveis para ouvir, orientar e cuidar. A rede de saúde mental garante acompanhamento adequado às necessidades de cada pessoa.