rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Setembro 5, 2025

Alerta de Fraude em nome do SNS

Se receber uma SMS em nome do SNS ou SNS 24, a solicitar pagamentos com referência multibanco ou através de links, não responda e elimine de imediato a mensagem. O SNS e o SNS 24 nunca pedem dados pessoais ou bancários por SMS. A situação já foi comunicada às autoridades competentes. Em caso de burla ou tentativa de fraude, reporte sempre às autoridades.

“Arnoia Fest” cancelado – Junta de Freguesia não compreende cancelamento de “última hora”

Foi cancelado o “Arnoia Fest”, festival a ter lugar no dia de amanhã, 6 de Setembro, no castelo de Arnoia em Celorico de Basto. A junta de freguesia de Arnoia atribui à autarquia de Celorico de Basto a culpa pelo cancelamento de “ultima hora” e mostra-se descontente com a decisão que diz não compreender. A junta refere em comunicado “ter sido avisada da decisão da autarquia a 3 de setembro, passada quarta-feira, fundamentada na inexistência de um plano de segurança específico, teve por base um parecer da Polícia Municipal e foi formalizada por despacho do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal”. A junta recorda que “a 4 de agosto de 2025, a Junta comunicou formalmente ao Município a realização do evento, tendo este sido aprovado no dia seguinte pelo Presidente da Câmara. Desde então, todas as exigências legais e solicitações foram cumpridas pela Junta com responsabilidade e prontidão.” Liderada pelo socialista Vítor Moura, a junta de freguesia afirma em comunicado enviado à redação que é incompreensível que a justificação “invoque a ausência de um plano de segurança para um espaço público municipal e de elevado valor patrimonial como o Castelo de Arnoia. Se esse plano não existe, cabe ao Município garanti-lo, salvaguardando a utilização regular e segura do monumento.”

GNR reforça ações de prevenção e combate aos incêndios face ao agravamento do risco

GNR reforça ações de prevenção e combate aos incêndios face ao agravamento do risco. A Guarda lembra que é de evitar comportamentos que possam desencadear incêndios, nomeadamente: Fumar, fazer lume ou fogueiras; Realizar queimas ou queimadas; Lançar foguetes e balões de mecha acesa; Fumigar ou desinfestar apiários sem dispositivos de retenção de faúlhas; Circular com tratores, máquinas e veículos de transporte pesados sem extintor, sistema de retenção de faúlhas ou faíscas e tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés. Desde o dia 16 de fevereiro, que a GNR está a realizar a Campanha Floresta Segura 2025, através da execução de ações de sensibilização, de fiscalização, de vigilância e deteção de incêndios rurais, de investigação de causas dos crimes de incêndio florestal e validação das áreas ardidas. Esta força de segurança registou, até ao dia 31 de agosto de 2025, um total de 7 037 incêndios florestais. Elaborou 2 249 autos de contraordenação (dados provisórios), dos quais 1 773 por falta de gestão de combustível, 344 por uso indevido do fogo e 34 por condicionamento de acessos. Este ano registaram-se 45 detenções em flagrante delito pelo crime de incêndio florestal. Foram ainda identificados 621 suspeitos da prática deste crime, alguns dos quais já detidos pela Polícia Judiciária.

Técnicos do INEM melhor preparados para agir em casos de convulsão

Os Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) do INEM encontram-se agora melhor preparados para prestar auxílio a vítimas de convulsão. Estes profissionais de saúde do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) passam a estar autorizados, a partir de 31 de agosto, a administrar medicação de emergência, após autorização médica, em doentes em crise convulsiva. O protocolo de atuação que já entrou em vigor faz parte das novas competências atribuídas aos TEPH, permitindo-lhes atuar de forma mais diferenciada em situações de life saving. Após avaliação no local e conferência com a regulação médica dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), os TEPH estão autorizados a administrar medicação de emergência a doentes em estado de mal convulsivo, o que contribui para um melhor prognóstico destes utentes. A implementação deste protocolo segue o plano traçado pelo atual Conselho Diretivo e tem como objetivo continuar a apostar no desenvolvimento das competências dos TEPH, oferecendo ao cidadão uma resposta de emergência médica mais competente. Os protocolos de atuação para os TEPH são 22 e têm vindo a ser revistos, assegurando que a sua implementação no terreno esteja concluída até ao final deste ano, sendo efetuada de forma sequencial e progressiva, de modo a permitir a necessária adaptação dos profissionais.

Já pode ver os coordenados que Marisa Marinho vai levar ao Setúbal Fashion Show

Já são conhecidas imagens de alguns dos coordenados que a designer Marisa Marinho vai levar ao Setúbal Fashion Show, já dia 13 de Setembro. A designer disponibilizou as imagens à RRB. Peças de inspiração romana com mistura de vários tecidos, são 11 coordenados (femininos) que vão desfilar pela mão da designer de Celorico de Basto. Entre os looks do desfile estão um conjunto de vestido e sobrecapa com chapéu, vestido comprido que junta ganga e bordados, top e calça com franja, ou camisa em popeline com colete em rede e cortiça e calça fluída. (ver imagens abaixo). São coordenados que prometem bastante contraste de materiais, sempre com inspiração romana. A participar pela primeira vez no evento, Marisa Marinho foi selecionada entre mais de 100 candidatos. Leia mais em aqui.