A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, identificou um menor de 14 anos como o presumível autor de vários incêndios florestais no concelho de Fafe.
Os incêndios ocorreram durante os últimos quatro verões nas freguesias de Seidões, Ardegão e Arnozela, consumindo vários hectares de floresta. As investigações, realizadas em colaboração com o Grupo de Trabalho para a Redução de Ignições em Espaço Rural – Litoral Norte, permitiram concluir que “o jovem atuava com recurso a fósforos, utilizando, por vezes, uma trotinete para se deslocar entre as zonas florestais e regressar rapidamente a casa”, esclarece a PJ.
O menor, residente em Seidões, terá confessado os factos e “agido num quadro de revolta e frustração, motivado pelo insucesso escolar e por dificuldades de integração social. Em algumas situações, pode ter atuado em grupo”, acrescenta.
A PJ recolheu um conjunto de provas e comunicou o caso ao Ministério Público, que dará seguimento ao processo no Tribunal de Família e Menores.