O município de Celorico de Basto formalizou um protocolo com a Associação Dignitude, ao abrigo do programa abem da Rede Solidária do Medicamento.
O protocolo tem como objetivo ajudar um maior número de pessoas possível em situação de carência económica no acesso a medicamentos sujeitos a receita médica e comparticipados, uma vez que, de acordo com o presidente da autarquia, José Peixoto Lima, “a saúde é prioridade imediata do Município”, permitindo assim, através do programa abem “colaborar na ajuda do acesso ao medicamento articulando todos os trâmites necessários para que aqueles que têm dificuldades em comprar os medicamentos de que precisam tenham acesso aos mesmos de forma completamente gratuita”, acrescenta.
O protocolo foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal e a Diretora Executiva da Associação Dignitude, Maria João Toscano, que ressalvou a importância destas parcerias para chegar a um maior numero possível de pessoas.
Esta é uma rede colaborativa com 196 entidades parceiras e que já ajuda mais de 40 mil pessoas em todo o país.
No caso concreto de Celorico de Basto, os beneficiários são referenciados pelo município, no setor de Desenvolvimento Social e Saúde(Câmara Amiga), local onde se deve dirigir caso tenha dificuldade no acesso ao medicamento. Constatada essa dificuldade ser-lhe-á entregue um cartão, pessoal e intransmissível, que lhe dará a possibilidade de aceder ao medicamento, sem burocracias e com dignidade.
Importa referir que o programa já se encontra a vigorar no concelho de Celorico de Basto, pelo que, em caso de dificuldades económicas para aceder aos medicamentos, os cidadãos devem dirigir-se ao Município de Celorico de Basto, ao setor da Ação Social e Saúde.