A Volta a Portugal na edição de 2025 arranca a 6 de agosto, na Maia, e decorre até dia 17 deste mês. As informações relativas à 86ª Volta a Portugal em Bicicleta podem ser ouvidas a partir de hoje na RRB com o Diário da Volta. Estão presentes à partida 16 equipas, sendo 9 portuguesas, 2 espanholas, 2 americanas, 1 australiana, 1 mexicana e 1 israelita, com um total de 111 corredores em sua representação, com destaque para Artem Nych (Anicolor/ Tien 21), vencedor da edição do ano passado, que vai envergar o dorsal 1 da 86ª Volta a Portugal Continente, de 2025.
1581 quilómetros de percurso, divididos por 1 prólogo, 9 etapas em linha e 1 contrarrelógio individual, com 28 contagens de montanha: 1 de categoria Especial (Torre), 4 de 1ª categoria (duas em final de etapa na Senhora da Graça/Mondim de Basto e Alto de Montejunto), 7 de 2ª categoria, 11 de 3ª categoria e 5 de 4ª categoria, com 27 metas volantes, três por etapa em linha, com bonificações, tal como nas chegadas.
Joaquim Gomes, diretor da prova e Lucas Lopes, o ciclista a correr pela primeira vez em equipa portuguesa são os protagonistas do primeiro diário da Volta.
Para Joaquim Gomes “uma volta cujas características são mais exigentes”.
“O Santuário do Sameiro pode provocar logo surpresas no primeiro dia, numa volta com cinco etapas com final em montanha. O calor ? Não será tanto como aquele que vivemos em 2018, quando saímos de Beja, com 46 graus, e terminámos em Portalegre, com 48 graus. Quanto aos incêndios temos uma grande coordenação com as autoridades de Proteção Civil e acreditamos que se a Senhora da Graça fosse hoje, tínhamos alternativa, ainda que com grande dificuldade”, referiu.
Equipas presentes:
UCI Pro Teams: Caja Rural/Seguros RGA (ESP).
UCI Continental Teams: Anicolor/ Tien 21, AP Hotels & Resorts/ Tavira/ Farense, Aviludo/ Louletano/ Loulé Concelho, Credibom/ LA Alumínios/ Marcos Car, Efapel Cycling, Feirense/ Beeceler, GI Group Holding/ Simoldes/ Oliveirense, Rádio Popular/ Paredes/ Boavista e Tavfer Ovos Matinados/ Mortágua, todas de Portugal (POR) e Illes Baleares/ Arabay (ESP), Petrolike (MEX), Project Echelon Racing e Team Skyline (USA) Israel Premier Tech Academy (ISR) e Atom 6 Bikes/ Decca (AUS).