rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Agosto 5, 2025

86ª Volta a Portugal chega a Mondim de Basto no próximo domingo

A 86ª Volta a Portugal em Bicicleta chega a Mondim de Basto no dia 10 de agosto, domingo, naquela que é a 4ª etapa da prova. Mondim de Basto recebe a 4ª etapa que vai ligar a cidade de Bragança ao Alto da Senhora da Graça, num percurso de 182,9 Km que, este ano, vai passar pelo centro das aldeias do Bobal, Bilhó e Vilar de Ferreiros.“Este ano teremos uma novidade na chegada à Vila de Mondim de Basto, com um percurso que irá circular o centro da Vila, com passagem pelo Quartel do Bombeiros, Igreja Matriz, Piscina Municipal, Santa Casa da Misericórdia e Câmara Municipal antes de iniciar a subida ao Monte Farinha.Tome nota dos horários e no dia 10 de agosto assista, ao vivo, à passagem dos corredores nas diferentes localidades do concelho de Mondim de Basto.”, revela a autarquia. Este ano a 86ª edição da Volta a Portugal vai estar na estrada de 07 a 17 de agosto, contando com 10 etapas.

Arranca amanhã a Volta a Portugal – declarações de Joaquim Gomes (c/áudio)

A Volta a Portugal na edição de 2025 arranca a 6 de agosto, na Maia, e decorre até dia 17 deste mês. As informações relativas à 86ª Volta a Portugal em Bicicleta podem ser ouvidas a partir de hoje na RRB com o Diário da Volta. Estão presentes à partida 16 equipas, sendo 9 portuguesas, 2 espanholas, 2 americanas, 1 australiana, 1 mexicana e 1 israelita, com um total de 111 corredores em sua representação, com destaque para Artem Nych (Anicolor/ Tien 21), vencedor da edição do ano passado, que vai envergar o dorsal 1 da 86ª Volta a Portugal Continente, de 2025.  1581 quilómetros de percurso, divididos por 1 prólogo, 9 etapas em linha e 1 contrarrelógio individual, com 28 contagens de montanha: 1 de categoria Especial (Torre), 4 de 1ª categoria (duas em final de etapa na Senhora da Graça/Mondim de Basto e Alto de Montejunto), 7 de 2ª categoria, 11 de 3ª categoria e 5 de 4ª categoria, com 27 metas volantes, três por etapa em linha, com bonificações, tal como nas chegadas. Joaquim Gomes, diretor da prova e Lucas Lopes, o ciclista a correr pela primeira vez em equipa portuguesa são os protagonistas do primeiro diário da Volta. Para Joaquim Gomes “uma volta cujas características são mais exigentes”. “O Santuário do Sameiro pode provocar logo surpresas no primeiro dia, numa volta com cinco etapas com final em montanha. O calor ? Não será tanto como aquele que vivemos em 2018, quando saímos de Beja, com 46 graus, e terminámos em Portalegre, com 48 graus. Quanto aos incêndios temos uma grande coordenação com as autoridades de Proteção Civil e acreditamos que  se a Senhora da Graça fosse hoje, tínhamos alternativa, ainda que com grande dificuldade”, referiu. Equipas presentes:UCI Pro Teams: Caja Rural/Seguros RGA (ESP). UCI Continental Teams: Anicolor/ Tien 21, AP Hotels & Resorts/ Tavira/ Farense, Aviludo/ Louletano/ Loulé Concelho, Credibom/ LA Alumínios/ Marcos Car, Efapel Cycling, Feirense/ Beeceler, GI Group Holding/ Simoldes/ Oliveirense, Rádio Popular/ Paredes/ Boavista e Tavfer Ovos Matinados/ Mortágua, todas de Portugal (POR) e Illes Baleares/ Arabay (ESP), Petrolike (MEX), Project Echelon Racing e Team Skyline (USA) Israel Premier Tech Academy (ISR) e Atom 6 Bikes/ Decca (AUS).

Celorico de Basto ativa plano municipal de Emergência de Proteção Civil

Foi hoje que a autarquia de Celorico de Basto ativou o plano municipal de emergência de proteção civil. Justifica a autarquia “face ao agravamento das condições meteorológicas, nomeadamente as temperaturas extremamente elevadas e a ocorrência de vários incêndios rurais no território do concelho de Celorico de Basto, que colocam em risco pessoas, bens e ecossistemas, e considerando a necessidade de garantir uma resposta coordenada, eficaz e imediata face à situação de emergência.” Determina o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto no despacho nº11/PRES/2025, disponível em https://www.mun-celoricodebasto.pt/…/consulta-publica/… ativar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Celorico de Basto. O despacho determina que a coordenação das operações será assegurada pelo Coordenador Municipal da Proteção Civil, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), os Corpos de Bombeiros do Concelho, as forças de segurança e demais entidades com responsabilidades no âmbito da proteção civil.

Celorico – Piscinas cobertas fechadas para manutenção

As piscinas municipais cobertas de Celorico de Basto estão encerradas durante o mês de agosto para procedimentos de manutenção. O município de Celorico de Basto tem abertas as piscinas descobertas desde 28 de junho. As piscinas municipais descobertas de Boques, junto ao Centro Escolar da Vila de Celorico funcionaram das 10h00 às 19h00, durante os dias úteis à exceção das segundas de manhã que se encontra encerrado para manutenção.