rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Julho 29, 2025

Jogo de apresentação do Amarante FC vai ser a 1 de Agosto (c/áudio)

O Estádio Municipal de Amarante vai abrir portas na próxima sexta-feira, 1 de Agosto, para o jogo de apresentação frente ao GD Bragança. A entrada é livre e o clube, através da publicação das redes sociais, faz o convite para que “tragam família, os amigos e o cachecol… para viver esta noite única com o Amarante FC!”. Foi na RRB, na entrevista de pré-época, realizada esta manhã, que foi divulgada data e hora para o jogo de apresentação, estreia do treinador Eurico Couto. Numa conversa de uma hora, Alfredo da Costa esteve com Ricardo Ribeiro, presidente da direção, o treinador Eurico Couto e os capitães Diogo Vila e João Teixeira. Foi abordado a permanência na Liga 3, o campeonato que arranca a 10 de Agosto (jogo em casa frente ao Varzim), a contratação de novos jogadores e a ambição de toda a equipa. A conversa para ouvir abaixo. O relato do Amarante continua assegurado na RRB com Alfredo da Costa.

Miguel Teixeira é candidato a Borba da Montanha pelo PSD

“É sob uma nova liderança mas com o mesmo espírito determinado e amor à freguesia que apresentamos a nossa candidatura à Junta de Freguesia de Borba da Montanha.”, anunciou o partido nas redes sociais. Miguel Teixeira é descrito como “verdadeiro apaixonado pela terra que o viu nascer, assume este desafio com genuíno espírito de serviço e com a vontade de ser uma voz ativa e presente ao lado de todos os que aqui vivem e constroem o futuro diariamente.”Diz ainda acompanhar o candidato uma ” equipa coesa, dinâmica e profundamente ligada à terra, que se move com ambição, responsabilidade e o firme propósito de trabalhar em prol da freguesia e das suas gentes, até porque “Continuar a Servir Borba da Montanha” não é apenas o nosso lema, é o nosso compromisso.”

Junho foi muito quente e muito seco

O mês de junho de 2025 foi o 3.º mais quente a nível Global e o 3.º mais quente e 4.º mais seco em Portugal Continental. Conheça as conclusões do último Boletim Climatológico. Globo Junho de 2025 foi 0.47 °C mais quente do que a média no período de 1991-2020, com uma temperatura média do ar à superfície de 16.46 °C , sendo o 3.º junho mais quente de que há registo. Foi apenas o terceiro mês nos últimos 24 meses em que a temperatura global foi inferior a 1.5°C em relação à média do nível pré-industrial. Europa Em junho, a temperatura média do ar na Europa, 18.46, foi 1.10 °C acima da média no período de 1991-2020, sendo o 5.º junho mais quente de que há registo. A maior parte da Europa Ocidental e Central registou temperaturas do ar acima da média em junho. A Europa Ocidental, no seu conjunto, registou o junho mais quente desde que há registo, com uma temperatura média de 20.49 °C, 2.81 °C acima da média de 1991-2020. Muitos países, entre os quais a Áustria, França, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, Suíça e Reino Unido, tiveram condições de onda de calor com algumas zonas de Portugal e Espanha a registarem temperaturas superiores a 40°C. Em contraste, as temperaturas do ar na Islândia, partes setentrionais da Fennoscandia, na Rússia ocidental e no Cáucaso estiveram predominantemente abaixo dos valores climatológicos de 1991-2020. Quanto à precipitação, junho de 2025 registou condições mais secas do que a média nas partes oeste e sul da Europa, e condições mais húmidas, com valores elevados de precipitação, na Islândia, Irlanda, norte do Reino Unido, Dinamarca e grande parte da Fennoscandia, Países Bálticos, Bielorrússia e parte da Ucrânia e da Rússia. Portugal continental O mês de junho de 2025 classificou-se como muito quente em relação à temperatura média do ar e muito seco em relação à precipitação. Foi o 3.º junho mais quente desde 1931, com uma média de temperatura média do ar de 2.14 °C acima do valor normal (1991-2020). O valor médio de temperatura máxima e mínima do ar também foram superiores à normal, + 2.87 °C e +1.40 °C respetivamente. Nos dias 29 e 30, mais de 30% das estações do IPMA registaram dias extremamente quentes (Tmáx ≥ 40 °C), verificando-se 30 novos extremos da temperatura máxima do ar e 6 da temperatura mínima. Verificou-se um novo extremo absoluto da temperatura máxima no mês de junho para Portugal Continental: 46.6 °C em Mora no dia 29. Registaram-se duas ondas de calor, a primeira com 6 dias de duração (15 a 20 junho) e a segunda com a duração máxima de 13 dias (27 junho a 9 julho), que abrangeu quase toda a região interior do território. Foi o 4.º junho mais seco desde 1931, com um total de precipitação muito inferior à normal (1991-2020), cerca de 20% do valor médio. Seca meteorológica fraca na região noroeste do território e no sotavento Algarvio. (FONTE-IPMA)

Sérgio Magalhães é candidato em Ribas

Mais um nome anunciado na candidatura PeixotoLima’25. “É com uma nova liderança mas com o mesmo propósito, com genuíno espírito de missão e real compromisso com a nossa população que apresentamos a nossa candidatura à Freguesia de Ribas.”, revela o PSD de Celorico de Basto.Para o partido o candidato tem “uma vasta experiência na política municipal e um conhecimento profundo da realidade da freguesia e das suas necessidades”. “É a pessoa certa para dar continuidade ao trabalho que tem feito a diferença na vida de todos.” revela.

GNR – SEPNA assinala Dia Mundial da Conservação da Natureza

A Guarda Nacional Republicana (GNR) assinalou a 28 de julho, o Dia Mundial da Conservação da Natureza, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), referindo a sua preocupação nesta matéria de extrema relevância.O SEPNA constitui-se como a polícia ambiental competente para vigiar, fiscalizar, noticiar e investigar infrações à legislação que visa proteger a natureza, o ambiente e o património natural, em todo o território nacional integrando ainda diversos fóruns de cooperação nacional e internacional sobre estas temáticas, promovendo diariamente diversas ações que contribuem para um planeta mais limpo, consciente que a biodiversidade, seja uma espécie ou todo um ecossistema, é absolutamente vital para a saúde e o bem-estar dos seres humanos.Do espetro alargado de competências atribuídas à GNR no âmbito da Proteção da Natureza e do Ambiente, no ano de 2024, das 75 450 patrulhas desenvolvidas, foram realizadas 112 678 fiscalizações, que resultaram na detenção de 221 pessoas, no registo de 17 396 autos de contraordenação e na instauração de 1219 processos crimes.AGNR revela que no âmbito de prevenir e investigar os respetivos ilícitos referentes ao ordenamento do território, contaminação, de poluição e de despejo de resíduos, realizou em 2024, 8 506 ações de sensibilização e instaurado 3 047 autos de contraordenação.A saber que no primeiro semestre de 2025, já foram realizadas 4 965 ações de sensibilização referentes à proteção da floresta e ao uso adequado do fogo, tendo sido abrangidas 105 715 pessoas. Neste mesmo período temporal, foram realizadas 37 269 patrulhas, tendo sido registadas 10 003 contraordenações e 606 crimes, no âmbito da atividade policial desenvolvida pelos elementos que integram o SEPNA. A Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) com um funcionamento permanente, constituiu-se como uma ferramenta de sucesso ao serviço do cidadão, quer na denúncia das infrações ambientais ou no esclarecimento de dúvidas ambientais.