rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Julho 11, 2025

Novos Tempos – Voluntariado: fermento de um mundo novo

Chegados ao fim do ano letivo e passadas as épocas de provas e exames nacionais, milhares de adolescentes e jovens entram nas férias de Verão. Contudo, muitos deles queixam-se, ao fim de alguns dias de descanso, de tédio e de estarem cansados de nada terem para fazer. Uma grande parte refugia-se em jogos e mundos virtuais, outros vão a banhos, esturricando ao sol, e alguns iniciam a «peregrinação» dos festivais de música que ocorrem uns atrás dos outros.No fim de tudo isto, pouco ou nada fica além de noites mal dormidas, excessos em bebidas e outras substâncias, isolamento social e infelicidade.Penso que o período de férias estivais, dada a sua extensão de quase três meses, poderia ser um tempo extremamente útil para o crescimento pessoal, social e espiritual.Quanto bem poderia ser feito se fossem organizados campos de férias, se houvesse uma verdadeira formação de animadores e um real programa de voluntariado. Penso que há tempo para tudo e tudo tem o seu tempo. Há tempo para acampar, ir para a praia, participar em festivais e concertos, mas também deve haver tempo para os outros e para construir um mundo mais fraterno e deixar um planeta mais sustentável.Nos meus tempos de estudante, fiz o curso de animadores juvenis dos Salesianos e depois da Escola de Emaús da Comunidade Emanuel. Tive muitas experiências de voluntariado, como por exemplo, acolhedor no Serviço de Peregrinos e de Informações do Santuário de Fátima, por uma quinzena. Essa experiência foi tão gratificante, que em vez de quinze dias fiquei dois meses consecutivos, ajudando nas visitas guiadas, prestando auxílio no Posto de Socorros e nos Serviços Litúrgicos. Anos mais tarde, integrei mesmo a equipa organizadora do Programa de Voluntariado do Santuário de Fátima, nas férias de Verão, nos tempos idos do Jubileu do Ano 2000, acolhendo dezenas de jovens de todo o mundo que vinham fazer voluntariado para Fátima.Foram tempos maravilhosos, pois cada grupo era composto por jovens de todas as regiões de Portugal e de outros países e continentes. Até hoje tenho um vasto grupo de amigos e conhecidos em vários pontos do mundo graças a esta experiência.Os diversos organismos eclesiais e civis deviam propor e promover ações de voluntariado de curta ou média duração (semanas ou quinzenas) em que os jovens pudessem sentir-se úteis à sociedade e aplicar a generosidade que transborda do seu ser. Existem muitos casos de sucesso, mas é preciso mais! Poder-se-iam criar equipas para reabilitar o património; acolher os peregrinos e romeiros nas inúmeras festas e locais de culto; auxiliar nas praias e zonas balneares; promover colónias e campos de férias nas comunidades; e tantas outras coisas que a imaginação e a necessidade suscitem.Deixo aqui 10 valores cristãos fundamentais no voluntariado:

Festival Arciprestal da Canção Jovem é hoje na Mota

Hoje pelas 21 horas, o Lugar da Mota, em Fervença (Celorico de Basto), acolhe mais uma edição do Festival Arciprestal da Canção Jovem, promovido pelo Arciprestado de Celorico de Basto, este ano com o tema “Peregrinos da Esperança”. Este evento, que junta grupos de jovens de diversas paróquias do arciprestado, pretende ser um momento de celebração da fé, da música e da comunhão. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Celorico de Basto e o grupo vencedor será premiado com um fim de semana em Roma, tendo ainda a responsabilidade de representar o Arciprestado de Celorico de Basto no Festival Arquidiocesano da Canção Jovem, a realizar-se em Setembro, em Braga. A organização destaca ainda o percurso notável do grupo Contratempo, que em 2024 conquistou o 1.º lugar no Festival Arciprestal e no Arquidiocesano, tendo arrecadado um honroso 3.º lugar no Festival Nacional da Canção Jovem, realizado em Lisboa, com o tema “O segredo é compartilhar”. Para o Pe. José Carlos Macedo, assistente arciprestal da Pastoral Juvenil, “o percurso do grupo Contratempo no ano passado é motivo de grande orgulho para todo o Arciprestado. Mais do que uma competição, estes festivais são espaços de encontro, de criatividade e de evangelização, onde os jovens descobrem a beleza de ser Igreja e de pôr os seus talentos ao serviço dos outros”. A entrada é livre.

Celorico de Basto – Jogos-treino do estágio de preparação da seleção nacional de andebol hoje e amanhã

Está a decorrer em Celorico de Basto o estágio de preparação da seleção nacional de andebol (sub17- masculino) para a participação no Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE). Durante este estágio, estão agendados dois jogos-treino frente à Seleção de Espanha, já hoje,11, e amanhã,12 de julho, no Pavilhão da Escola Secundária de Celorico de Basto com entrada livre. Confira os horários dos jogos na imagem acima.

Escuteiros de Amarante vão realizar um Arraial

O arraial vai realizar-se amanhã, sábado, e tem como principal objetivo angariar fundos para a participação dos elementos no acampamento regional, que se vai realizar de 5 a 10 de Agosto em Cortegaça. “Esta atividade conta com cerca de 4000 escuteiros, sendo que o agrupamento está inscrito com cerca de 50 elementos.”, revela o Agrupamento 448 do Corpo Nacional de Escutas. A organização pede aos participantes que se inscrevam no link: https://forms.gle/DZDoNDxcW2oaV8vU6

Grupo de Jovens de Veade realiza “Meu Querido Mês de Agosto”

Pelo segundo ano consecutivo a iniciativa “Meu Querido mês de Agosto” é levada a cabo no Campo de futebol de Veade (Celorico de Basto). Este ano a data escolhida foi 23 de Agosto. “Um dia repleto de tradição, música, diversão, comes e bebes e muita animação! Este evento promete aquecer o coração de todos com um programa imperdível”, considera a organização. Programa: 08h30 – Entrada do Grupo de Bombos “Zés Pereiras de Atei” pelas ruas da freguesia 20h00 – Atuação do Grupo de Concertinas “Os Amigos de Mondim” 22h00 – Concerto com “Filhos da Pauta” 00h30 – DJ Barros e Happy Hour para animar a madrugada! Traga a família, os amigos e a boa disposição!

CDC – Captações em Julho e Agosto

O Clube Desportivo Celoricense já divulgou o calendário para as próximas captações. Nos meses de Julho e Agosto ao final da tarde para Juvenis e Júniores e Traquinas, Infantis e Iniciados.