rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Junho 9, 2025

Passeio para famílias a 10 de Junho em Celorico de Basto

No feriado de 10 de Junho vai acontecer em Celorico de Basto um “Passeio sobre rodas para pais e filhos”, uma iniciativa do agrupamento de Escolas de Celorico de Basto. Pelas 9H o passeio fará a ligação de Celorico a Mondim de Basto (do centro da vila até à estação de Veade).

Inscrições Abertas para a XXVI Feira de Artesanato e Gastronomia de Celorico de Basto

Estão abertas as inscrições para a XXVI Feira de Artesanato e Gastronomia e Mostra de Vinhos a realizar-se em Agosto em Celorico de Basto.Uma das feiras de artesanato e gastronomia da região, com mais de 150 stands, vai decorrer em Celorico de Basto de 13 a 17 de agosto. As inscrições para participar nesta feira estão abertas e decorrem até ao final deste mês de junho.A inscrição para stands é feita através de formulário online disponível no site oficial da autarquia (www.mun-celoricodebasto.pt), durante o mês de junho. A seleção dos participantes é da responsabilidade da organização, que se reserva o direito de rejeitar candidaturas que não se enquadrem no âmbito e nos objetivos do evento.A participação exige consulta das normas que regulamentam esta XXVI Feira de Artesanato e Gastronomia, disponíveis no mesmo site e que deverão ser criteriosamente respeitadas.Para mais informações, os interessados poderão contactar os serviços municipais através do telefone 255 320 300 ou do endereço eletrónico cultura@mun-celoricodebasto.pt.

“Investimentos privados na hotelaria em Celorico de Basto não resultam da estratégia da autarquia” – Eugénio Fernandes Carvalho

O Partido Socialista de Celorico de Basto saúda investimentos privados no concelho. Em nota enviada à redação da RRB o partido diz “congratula-se com o anúncio de dois investimentos privados na área da hotelaria, projetados para as freguesias de Veade e Arnoia, e que poderão criar postos de trabalho qualificado e reforçar a oferta turística do concelho”. O líder do PS local e vereador na Câmara Municipal, Eugénio Fernandes Carvalho lamenta o aproveitamento político feito pelo executivo municipal, sublinhando que estes investimentos “não resultam de qualquer estratégia ou ação concertada da autarquia”, mas sim da iniciativa exclusiva de agentes privados. Para o dirigente socialista, “o concelho está parado, sem visão, sem ambição e sem políticas públicas eficazes que tornem Celorico atrativo para quem quer investir”. O candidato à autarquia celoricense nas próximas eleições autárquicas, questiona a existência do Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo. “Temos questionado, sem sucesso, os resultados do tão promovido Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo. Até hoje, o executivo PSD não apresentou qualquer dado que comprove a sua utilidade.” Na mais recente reunião de câmara, os vereadores socialistas votaram a favor da proposta de requalificação do parques industrial de Carvalho e do parque empresarial de Basto, mas deixaram uma declaração de voto crítica, sublinhando a “falta de ambição e de visão estrutural” das medidas apresentadas.“O nosso voto foi de responsabilidade, mas não podíamos deixar de assinalar que são apenas de remendos tímidos, incapazes de resolver os problemas estruturais existentes”, destaca Eugénio Fernandes Carvalho.

Associações celoricenses assinam contratos-programa com a autarquia

A autarquia de Celorico de Basto realizou a 2 de Junho a celebração de contratos-programa com associações do concelho a fim de lhes ” proporcionar uma maior flexibilidade na promoção das atividades que se propõem desenvolver.”A assinatura decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho entre o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto e os representantes das associações do concelho.No total foram celebrados 24 contratos onde consta apoio monetário, logístico e, em algumas situações, cedência de equipamentos municipais.Uma medida que pretende “proporcionar uma ajuda substancialmente às associações no desenvolvimento das atividades culturais a que se propõem, e que tem vindo a transformar o concelho num verdadeiro palco de cultura e associativismo. Nunca tivemos um concelho tão dinâmico, tão coeso e tão participado, com esta união de esforços entre a autarquia e as coletividades. O associativismo merece todo o nosso respeito pela forma abnegada como os seus membros constituintes se entregam à promoção cultural e social do concelho” destacou o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima. A cerimónia de celebração dos contratos-programa contou com a presença de todos os representantes das 24 associações. A saber: Associação de Pais e Encarregados de Educação de Celorico de Basto e Arnoia, a Associação de pais e Encarregados de educação da Escola Básica de Fermil e jardim de Infância de Canedo, a Associação de Pais e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas de Gandarela, a Arnoia em Movimento, a Associação Cultural e Recreativa de Caçarilhe, a Casa do Povo de Fermil, a Andorinha Astuta, a Associação Borba Beer Fest, a Associação Cultural e Recreativa de Basto (Santa Tecla), a ASCUVA – Associação Cultural e Recreativa de Vale de Bouro, o GTC – Grupo de Teatro Celoricense, a Associação Missão e Coração, a ADIR – Associação Defesa de interesses de Ribas, a Associação Cultural e Recreativa de Ourilhe, a Associação Cultural e Recreativa Somos Minho, a Associação Cultural – Bombos de Santa Eufémia – Agilde, os Basfado, a Centro Cultural e Folclórico de Gandarela de Basto, os VivaMoreira – Associação Recreativa Cultural e Desportiva de Moreira do Castelo, a Banda Filarmónica de Santa Tecla, a Grupo Cultural R.Núcleo Infantil de Gandarela de Basto, a TEQUE – Associação Cultural, o Rancho Folclórico e Cultural de Santa Maria de Canedo, Associação Cultural e Recreativa de Carvalho.

Já aberta votação para escolher o próximo projeto do Orçamento Participativo Jovem

Em Celorico de Basto os jovens dos 14 aos 35 anos já podem votar num dos três projetos que foram submetidos na edição deste ano ao Orçamento Participativo Jovem. A fase de votação decorre até 5 de julho em opj.celoricodebasto.pt.Nesta edição, foram selecionadas três propostas: “Educação para o Digital” que pretende dotar os jovens de competências fundamentais na área da literacia digital, contribuindo para a sua preparação face aos desafios do mercado de trabalho e da sociedade atual; “Criação de Laboratório de impressão 3D e multifuncional” que diz apostar na promoção da criatividade, da experimentação tecnológica e da aprendizagem prática, através de um espaço aberto à inovação e ao desenvolvimento de projetos interdisciplinares e ” Organização de Festival da Juventude” a fim de dar maior enfoque à vivencia cultural e social, ao proporcionar momentos de encontro, celebração e e valorização do talento jovem.A votação é feita de forma totalmente digital exigindo apenas o registo prévio e a verificação da identidade dos participantes.Á proposta vencedora vai ser atribuída a verba municipal no valor de 20.000€.