rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Maio 28, 2025

35 instituições juntas nas comemorações do bicentenário de Camilo Castelo Branco

A rede de parceria “Camilo a Norte 200” criada para assinalar o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, promovida CCDR NORTE, cjá conta com 35 entidades aderentes. A mais recente adesão foi da Academia de Letras de Trás-os-Montes, formalizada na passada segunda-feira, 26 de maio. A reunião da rede teve lugar no Mosteiro de Santo André de Ancede, em Baião, um local carregado de simbolismo pela ligação histórica e afetiva que esta região mantém com a figura de Camilo Castelo Branco. Isso mesmo sublinhou a vereadora da Cultura de Baião, Anabela Cardoso, referindo que o concelho se insere na geografia cultural que moldou muitos dos romances camilianos.A adesão da Academia de Letras de Trás-os-Montes à rede é mais um sinal da crescente “febre camiliana que se vive no Norte”, como salientou o Vice-Presidente da CCDR NORTE, Jorge Sobrado, referindo-se à enorme mobilização de instituições, territórios e agentes culturais em torno da vida e obra de um dos maiores vultos da literatura portuguesa. O encontro da rede, que terminou com um almoço camiliano, serviu também para reforçar o envolvimento regional e consolidar os projetos conjuntos que visam homenagear o legado de Camilo Castelo Branco ao longo do ano de 2025, data em que se assinalam os 200 anos do seu nascimento. Entre as várias ações suportadas pela CCDR NORTE e programação colaborativa, em rede ou itinerante destaque para as iniciativas “Camilo Reloaded”; Filme Memórias do Cárcere; Ópera Contemporânea: Amor de Perdição; Ballett Douro; Variações Camilianas; “Camilices” Coleção “Camilo 200” (reedições e edições críticas); Guia Literário de Camilo a Norte; Mural de Camilo evocativo a 12 obras; Tertúlias de Camilo; Parcerias de Media; Camilo na Rua, entre outras.

Temporada 2025 do Comboio Histórico do Douro abre a 7 de Junho

O Comboio Histórico do Douro regressa aos carris a partir de 7 de junho, com a temporada 2025 a estender-se até outubro. As viagens realizam-se aos sábados e domingos e, em algumas quartas-feiras, nos meses de julho a setembro. Num percurso à beira do rio Douro, serão percorridos os 36 quilómetros de distância entre as estações da Régua e do Tua (ida e volta, com paragem no Pinhão), numa viagem única, a bordo de carruagens históricas do início do século XX, que transportam os passageiros a outros tempos, e com vista para a paisagem do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da UNESCO. O programa tem início às 15h00, na estação da Régua, ao som de música tradicional da região, com partida agendada para as 15h30, com destino ao Tua. Durante o percurso, é possível degustar um cálice de vinho do Porto e provar alguns produtos regionais, proporcionando uma verdadeira imersão na cultura duriense. A chegada ao Tua está prevista para as 16h39, onde decorrerá a venda e degustação de produtos regionais, por produtores locais. Pelas 17h07, o comboio inicia a viagem de regresso à Régua. Na paragem no Pinhão, pode-se apreciar os icónicos painéis de azulejos da estação e visitar uma Wine House, com possibilidade de compra de vinhos, compotas e outros sabores típicos da região. A chegada à Régua está prevista para as 18h25. As limitações na infraestrutura ferroviária anunciadas pela IP – Infraestruturas de Portugal, vão levar a que o Comboio Histórico do Douro 2025 vá circular inicialmente com uma locomotiva histórica dos anos 60, da série 1401-1467, em substituição da locomotiva a vapor CP 0186. “Esta alteração decorre do projeto de modernização da Linha do Douro, onde foram identificadas algumas restrições de carga em pontes localizadas no troço Régua-Pocinho, limitando a circulação da locomotiva a vapor.”, revela a empresa que “está a encetar todos os esforços para que, com a maior brevidade possível, a locomotiva a vapor possa voltar a circular no troço Régua-Pocinho, com toda a segurança.” Os preços são de 59 euros por adulto e de 30 euros por criança, havendo preços especiais para grupos. Mais informações e reservas em www.cp.pt.

“Prémios Mais a Norte” – pode votar no seu favorito até 31 de Maio

Está a decorrer até 31 de maio a votação do Público para os “Prémios Mais a Norte”, uma iniciativa promovida pela CCDR Norte, que visa reconhecer e premiar projetos inovadores e boas práticas em diversas áreas do desenvolvimento regional, alinhadas com a estratégia NORTE 2030.A votação decorre online no portal premiosmaisanorte.pt/ e cada participante pode votar em seis dos 31 projetos finalistas, selecionando um projeto por cada categoria: “Norte + Inovador”, “Norte + Criativo”, “Norte + Sustentável”, “Norte + Inclusivo”, “Norte Civitas” e “Norte Ruris”.Os 31 projetos finalistas resultam das 232 candidaturas apresentadas por mais de 200 instituições públicas e privadas do Norte do país aos “Prémios Mais a Norte”.Da votação do público advirá a atribuição do Prémio do Público. Para além deste galardão, serão ainda distinguidos os vencedores em cada categoria e será atribuído o “Prémio Mais a Norte”, decidido por um júri constituído pela Arquiteta Paisagista Teresa Andresen, pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, Bernardo Reis, pela ex-Presidente da CCDR NORTE Cristina Azevedo; pelo antigo Reitor da UTAD e Presidente da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, Fontainhas Fernandes, e pela gestora cultural Francisca Carneiro Fernandes. A Gala de Entrega dos Prémios vai decorrer a 17 de junho.