rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

CP promove a Rota das Cerejas do Fundão

“Celebre a natureza e descubra os encantos da Beira Baixa” é o desafio lançado pela CP – Comboios de Portugal com o programa Rota das Cerejas do Fundão 2025. Ao todo, serão realizadas sete viagens, entre 31 de maio e 21 de junho, que permitirão desfrutar da beleza natural daquela região, viajar de comboio por uma linha que serpenteia ao longo do Tejo, passar pelo sopé da serra da Gardunha e conhecer o centro histórico do Fundão. Os participantes terão a oportunidade de visitar um pomar de cerejas, de colaborar no processo de colheita e, claro, provar as deliciosas cerejas do Fundão, além de as levar para casa. Mais do que isso, vão, ainda, ter o privilégio de degustar o “Melhor Queijo do Mundo” (2024), produzido pela Queijaria da Quinta do Pomar, entre outros produtos da gastronomia regional.

Com este programa turístico de um dia, que inclui almoço num restaurante tradicional, a CP promove, mais uma vez, o comboio como meio de transporte sustentável para viajar e mantém o compromisso com a coesão territorial e a valorização do património natural, cultural e gastronómico do interior do país, levando pessoas a descobrir a cultura da cereja, elemento central da economia e da identidade da região do Fundão.

Quem quiser vivenciar esta experiência, numa viagem entre Lisboa-Santa Apolónia e Castelo Branco, tem sete oportunidades para o fazer: nos dias 31 de maio e 4, 7, 11, 14, 18 e 21 de junho. Os participantes vão ter acesso a uma carruagem de 1.ª classe, dedicada, em comboio Intercidades.

A Rota das Cerejas proporciona uma imersão na natureza, na cultura, na gastronomia e nas tradições do Fundão, oferecendo uma experiência única a quem busca autenticidade e sabor.


Rota das Cerejas do Fundão em resumo

Datas: Sábados – 31 de maio, 7, 14 e 21 de junho de 2025; quartas-feiras 4, 11 e 18 de junho de 2025.
Horários: Ida – Partida de Lisboa-Santa Apolónia às 8h15, com chegada a Castelo Branco às 11h03; Regresso – Partida do Fundão às 19h25 e chegada a Lisboa-Santa Apolónia às 22h50.
Composição: A Rota das Cerejas do Fundão terá afeta uma carruagem de 1.ª classe (Corail), reservada em exclusivo para o grupo.
Lotação: O número máximo de clientes a transportar por dia de realização da Rota é de 50.

Programa Completo:
8h15 – Partida de Lisboa Santa Apolónia no comboio Intercidades n.º 541.
11h04 – Chegada à estação de Castelo Branco – Receção por Guia e café de boas-vindas no espaço da esplanada do bar da estação. O café de boas-vindas é composto por café, chá, água, sumo natural, broa e bolo tradicional “borrachão”.
11h30 – Saída em direção à Soalheira, com visita à queijaria tradicional Quinta do Pomar

  • Inclui prova do famoso queijo de ovelha amanteigado, galardoado como o Melhor do Mundo 2024 no World Cheese Awards, bem como de outros tipos de queijo, sendo ainda disponibilizados aos clientes produtos como cerejas, fruta, enchidos, pão, café, sumo de laranja natural, sangria, vinho e água.
  • Exibição de vídeo sobre a Quinta do Pomar e explicação do processo de produção.
  • Saída em direção ao Fundão, com passagem pela serra da Gardunha e panorama da Cova da Beira.
    13h30 – Almoço no restaurante D. Vicente, no Fundão, que inclui:
  • Entradas: pão, manteiga e azeitonas
  • Sopa: Creme de legumes
  • Principal: Lombo com batata a murro e legumes salteados
  • Sobremesa: Clafouti de cereja ou fruta
  • Bebidas: água, sumo, vinho branco ou tinto regional da Cova da Beira
    15h30 – Visita ao Pomar de Cerejeiras na Quinta do Pombal, em Aldeia Nova do Cabo, com disponibilização de um cartucho para colheita e prova de cerejas, bem como a oferta de uma embalagem com 1 kg de cerejas.
    16h30 – Partida em direção ao Fundão para visita ao centro histórico e tempo livre.
    19h25 – Regresso a Lisboa no comboio Intercidades n.º 544.

Preços: 86 euros por adulto e 55 euros por criança (4 aos 12 anos), havendo preços especiais para grupos.
Onde adquirir: Nas bilheteiras ou online em www.cp.pt. Mais informações aqui.

(texto- CP)