Celorico de Basto realiza no próximo fim-de-semana (16,17 e 18 de Maio) a 3ª edição da Vill´aromática. O evento inaugura na próxima sexta-feira, pelas 18H, na Praça Albino Alves Pereira.
A Vill’aromática afirma-se como uma celebração da flora local e das suas potencialidades e nesta terceira edição convida Fernanda Botelho, Alice da Montanha e a chef Maria Tavares. As herbalistas vão participar em atividades de recolha de plantas e partilhar o seu saber sobre vegetação silvestre comestível e medicina tradicional, já a chef Maria Tavares vai orientar uma oficina de culinária silvestre. Para a vereadora da cultura da autarquia celoricense, Maria José Marinho, o evento deste ano traz novidades mas segue “o modelo de sucesso” das edições anteriores.
O evento quer celebra a biodiversidade, os sabores tradicionais, o bem-estar e a sustentabilidade, com diversas atividades para todas as idades, a decorrer na Casa da Terra, na Praça Albino Alves Pereira e em locais específicos do concelho. A autarquia pretende a envolvência de várias entidades e por isso as escolas do concelho, a ResiNorte e grupos de música, juntam-se ao evento. “O envolvimento dos alunos é importante e dá-lhes saber”, revelou a vereadora.
Destaque para o Mercado Aromas&Sabores, que vai oferecer uma multiplicidade de produtos gastronómicos. A exposição de pinturas “Estendal de Aromáticas” com obras realizadas pelos alunos do 3ºciclo e do ensino secundário da Escola EB/S do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto vai estar na Casa da Terra durante o certame. Este ano a autarquia resolveu “sair” do centro da vila e percorrer terrítório nas áreas envolventes. “Algumas atividades saem do centro da vila e percorrem a freguesia do Corgo”, revelou.
Sábado, a partir da 14h30, decorrem, na casa da Terra, as II Jornadas para a Valorização do Território – Paisagens de Celorico, que contará com a participação de Fernanda Botelho, do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), da especialista Alice Montanha e da Escola Profissional Agrícola Eng Silva Nunes.
A preocupação e principal objetivo da organização é “atrair novos públicos e famílias, para que se envolvam nas atividades e saiam do certame com outro conhecimento”. Por isso nas duas edições anteriores chegaram a Celorico de Basto novos visitantes atraídos pela temática do evento.
“Celoricenses e não só visitam este certame que ao longo de 3 edições tem ganho notoriedade.”, diz com regozigo Maria José Marinho.
O evento contará ainda com animação permanente, decoração temática, gastronomia e artesanato.
A vill’aromática é de entrada livre .