A feira quinzenal de Mondim de Basto vai realizar-se amanhã, quinta-feira, 1 de Maio, feriado nacional. A feira mantém-se sendo em dia feriado o que não é bem visto pelos comerciantes que a Associação Empresarial de Mondim de Basto representa. “Temos tentado nos últimos anos com o executivo uma mudança mas não se tem concretizado”, referiu Lúcio Machado, presidente da Associação Empresarial de Mondim de Basto. “Mondim tem características diferentes dos concelhos vizinhos”, considera,” pois as pessoas aproveitam os dias de feira para compras no comércio local e tratar de assuntos em valências públicas, isso no feriado já não vai acontecer”, considera.
“São os próprios comerciantes locais que não estão descontentes e nós temos de defender os seus interesses”, foca o presidente da associação que inclusive já levou o assunto à autarquia de Mondim de Basto.
O problema prende-se também com a agenda dos feirantes e a impossibilidade de troca de dia, no entanto Lúcio Machado defende um planeamento anual que poderia assegurar os interesses dos comerciantes.
“Defendemos os empresários e o comércio local”, concluiu Lúcio Machado.