rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Abril 29, 2025

“Foi uma consequência da boa gestão” – Celorico de Basto reduz a dívida em mais de 2 milhões de euros (c/áudio)

A Câmara de Celorico de Basto reduziu a dívida municipal em mais de 2 milhões de euros neste mandato.A autarquia aprovou por maioria, com os votos contra dos vereadores do partido socialista, o relatório de gestão e prestação de contas referente ao ano de 2024. O autarca José Peixoto Lima em declarações à RRB revela que a gestão da autarquia é feita de forma equilibrada, “com uma liderança eficiente no cumprimento das metas a que nos propomos.  Um equilíbrio que sempre primamos na gestão da Câmara Municipal de Celorico de Basto e que,  em 2024, mostram o reforço na nossa aposta nas contas certas cumprindo o compromisso assumido com os cidadãos, gerindo com rigor, seriedade e transparência”. Com a receita a evoluir em mais de 23% face ao ano anterior, o valor absoluto foi superior a 30.5 milhões de euros, o maior alguma vez registado na história do município. Nos últimos três anos, o valor da receita aumentou num valor superior a 8 milhões de euros, realçando aqui o bom aproveitamento das verbas do PRR e do Quadro Comunitário de Apoio. A execução total da despesa em 2024 foi de 23.5 milhões de euros, tendo a despesa corrente registado um aumento de 10% e a de capital um acréscimo de 42% face ao ano anterior. O saldo de gerência foi superior a 7 milhões de euros. O prazo médio de pagamentos foi de 18 dias, inferior ao de 2023.

Via Lucis em Gandarela a 3 de Maio

A Pastoral da Catequese de Celorico de Basto vai organizar a Via Lucis em Gandarela no próximo sábado, 3 de Maio. Vai acontecer no centro Pastoral da Gandarela pelas 21 horas. O Via Lucis é uma devoção relativamente recente na história da Igreja, embora as suas raízes remontem aos primeiros séculos do cristianismo. Enquanto o Via Crucis se concentra na Paixão e Morte de Cristo, o Via Lucis foca-se nos eventos posteriores à Ressurreição, desde o túmulo vazio até Pentecostes.

Festival do Verde em Sanche a 3 e 4 de Maio

A União de Freguesias de Aboadela, Sanche e Várzea vai realizar o Festival do Verde no próximo fim-de-semana. Dias 3 e 4 de Maio com a localizada de Sanche a viver a tradição do festival do verde, um dos pratos típicos destas paragens assim como o bazulaque. No dia 3 de Maio, sábado, está prevista uma caminhada pelas 9 da manhã.

Colmeia Literária em Mondim de Basto – II edição com vários nomes da literatura portuguesa (c/áudio)

A Segunda edição da Colmeia Literária em Mondim de Basto traz grandes nomes da literatura portuguesa a Mondim de Basto. Foi apresentada no dia Mundial do Livro, 23 de Abril, nos jardins da Biblioteca Municipal, pelo autarca Bruno Ferreira e pela vereadora da cultura, Carla Silva. Vai ser de 7 a 11 de Maio que o concelho vai receber nomes como Luís Osório, Rodrigo Guedes de Carvalho, Francisco Moita Flores, Fátima Lopes ou Margarida Rebelo Pinto nos jardins da praça do município que por esses dias vão ser chamados de recinto da colmeia. ”É irresistível não visitar Mondim de Basto” referiu o autarca mondinense depois de apresentado todo o cartaz do evento literário. A Colmeia Literária conta com conversas com autores, apresentações de livros, teatro. Francisco Moita Flores apresenta o livro “Agora e na hora da nossa Sorte” um episodio de saúde muito semelhante ao vivido também pelo autarca. “Certamente que será um bom momento que teremos no dia 11 de Maio. Os livros são ótimos instrumentos para eternizarmos histórias de vida”, referiu Bruno Ferreira. Durante cinco dias, os jardins da Praça do Concelho vão ser um espaço de celebração dos livros, dos autores e dos leitores com uma programação que nesta segunda edição conta com uma caminhada literária. “Vai ser com autores locais numa caminhada por Mondim de Basto”, revelou-nos o autarca. Por parte dos livreiros que vão expor nesta Colmeia Literária há grande expectativa vendo o cartaz apresentado. Elisabete Martins do Cantinho das Letras de Cabeceiras de Basto está muito otimista. A abertura oficial da II Colmeia Literária está agendada para o dia 07 de maio, com a apresentação do livro “O amor mora no andar de cima”, de Fátima Lopes.