rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Abril 24, 2025

Feira da Abril em Fermil com muitas celebrações (c/áudio)

A marcar o fim-de-semana prolongado vai decorrer a Feira de Abril em Fermil de Basto. As celebrações são várias: já esta noite, 24 de Abril, com as Músicas da Revolução, amanhã com as celebrações do centenário do Sport Clube Fermilense e ainda o fim-de-semana destinado a marcar a tradição da feira de Abril no assinalar dos 24 anos de elevação a Vila em Fermil. As músicas da revolução marcam o início das celebrações da Feira de Abril. “Estas músicas de intervenção que tiveram um papel fundamental na mudança da história de Portugal,  serão interpretadas pelos grupos locais. Pelo palco do Centro Cultural de Fermil passarão músicas como  Grândola Vila  Morena de Zeca Afonso, Somos livres de Ermelinda Duarte, e Depois do Adeus de Paulo de Carvalho e muitas outras.”, considera a vereadora da cultura da autarquia celoricense, Maria José Marinho. No dia 25 de abril, o autarca José Peixoto Lima vai inaugurar um memorial comemorativo dos 100 anos do clube. “Símbolo de uma data que queremos perpetuar. Os 100 anos do Sport Clube Fermilense contam a história do clube, mas contam, principalmente a história das pessoas que de forma genuína se dedicaram, e dedicam ao clube, ao desporto, ao futebol, e acima de tudo à coesão da comunidade que se orgulha desta coletividade. Celebrar 100 anos do Sport Clube Fermilense é olhar para trás com certeza do dever cumprido e perceber que o caminho continua a ser trilhado com paixão e entusiasmo” observa. Nesse dia atua Bezegol no largo da Feira de Fermil, pelas 22 horas. No dia 26 é destaque a caminhada Feira de Abril por alguns dos locais mais emblemáticos de Fermil e a continuação da animação no mercado da Feira de Abril com venda de produtos locais  no Centro Cultural de Fermil. A Feira de Abril encerra no dia 27 com a atuação do grupo musical Basfado. “A Feira de Abril foi uma iniciativa criada no âmbito das celebrações de elevação de Fermil de Basto a Vila com data efetiva a 19 de abril. Este ano as celebrações avançaram no calendário por causa da Páscoa e coincidiram com a celebrações da revolução de abril e o centenário do Sport Clube Fermilense.” Para o autarca “as celebrações marcam um momento histórico da vila de Fermil de Basto, uma vila dinâmica, que tem sabido manter a sua comunidade unidade e vinculada ao mesmo propósito a preservação da identidade local.” “As entidades e associações criam grande dinamismo na vila de Fermil e agora contam com o Centro Cultural para puderem dar palco às suas ideias e imprimirem ainda mais a cultura local”, acrescenta o autarca.

AFVR lança Football Scholl

A Associação de Futebol de Vila Real acaba de lançar a FOOTBALL SCHOOL. Classificam a escola recentemente criada como um projeto de excelência que visa a formação e capacitação integral de todos os seus associados e filiados, elevando os padrões de desenvolvimento desportivo e humano. “Com a ambição de se afirmar como uma referência no crescimento de pessoas e organizações, promove não só a excelência competitiva, mas também o fortalecimento pessoal e social dos seus participantes, consolidando um impacto positivo e duradouro no futebol e na comunidade.”, revela. Destinada a atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e demais agentes desportivos, a AFVR Football School “oferece um vasto leque de programas de formação, ajustados às diferentes necessidades e níveis de especialização.” Revela a AFVR que “desde a iniciação ao alto rendimento, inclui cursos certificados, especializações técnicas, formação contínua, workshops e ações pedagógicas, fomentando o aperfeiçoamento das competências desportivas, táticas e de liderança.” Para a associação de futebol “Acreditamos que o futebol transcende o jogo – é uma ferramenta de transformação, promovendo valores essenciais como respeito, cooperação, inclusão e resiliência. O nosso compromisso é criar um ambiente positivo, inclusivo e inovador, onde cada indivíduo possa desenvolver-se plenamente, alcançando o seu máximo potencial dentro e fora do campo.”

NORTE acolhe primeiro Centro de Competências Regional

A sessão de lançamento da estrutura decorreu esta quinta-feira, 24 de abril, na CCDR NORTE. A Região Norte deu “um importante passo na modernização e eficiência da gestão do cadastro predial com a criação do primeiro Centro de Competências Regional no país.”; Esta entidade lançou o Centro de Competências Regional no Auditório Eng. Braga da Cruz, localizado na sede da CCDR NORTE, com as presenças do Presidente e da Vice-Presidente da CCDR Norte, António Cunha e Célia Ramos e da Secretária de Estado da Justiça, Maria José Barros. Este centro foi oficialmente aprovado através da Resolução do Conselho de Ministros nº 3/2025, de 21 de janeiro, procurando apoiar a implementação do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (SICS) e do Balcão Único do Prédio (BUPi). Fruto de um protocolo já celebrado entre a Secretaria-Geral do Ministério da Justiça, a Estrutura de Missão para a Expansão do SICS, chamada eBUPi, e a CCDR Norte, o Centro de Competências Regional tem como principal objetivo garantir a expansão do SICS e a universalização do BUPi, facilitando o acesso à informação cadastral para cidadãos e entidades. Com a criação deste centro, a entidade espera que “haja uma capacitação significativa dos técnicos habilitados dos municípios e das Comunidades Intermunicipais (CIM’S) e Área Metropolitana do Porto, bem como a promoção de ações de formação e o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas com a temática do cadastro predial.” Revela a CCDR Norte que “esta estrutura também se propõe a reforçar a utilização da informação digital produzida, promovendo a colaboração e a formação entre os agentes regionais. Ao integrar a estrutura organizativa de desenvolvimento do SICS e do BUPi, o Centro de Competências será um ponto focal para a partilha de conhecimentos sobre informação geoespacial, contribuindo para o ordenamento do território, gestão de recursos hídricos, agricultura e ambiente.” A sessão de lançamento do Centro de Competências assinalou o arranque do Programa de Formação Global que decorrerá ao longo do ano de 2025, composto por diversos módulos, tendo em vista a partilha de conhecimento fundamental sobre o edifício legislativo de suporte à implementação do SICS, destacando-se a importância do cadastro e figuras com ele relacionadas, e os principais aspetos caracterizadores e associados ao SICS e à operacionalização do BUPi.

Abertura gratuita do Quartel do Carmo ao público

No âmbito do seu 114.º aniversário da Guarda Nacional Republicana, desde 22 de abril, e até ao próximo dia 10 de maio, as portas do Quartel do Carmo (Largo do Carmo – Lisboa) estão abertas ao público.Com entrada gratuita, a Guarda convida todos os cidadãos a visitarem o emblemático Quartel do Carmo, de segunda-feira a sábado, incluindo feriados, com entrada pelo Museu, seguindo depois um percurso por diversos espaços icónicos, tais como o Salão Nobre, os Gabinetes do Comando, o Corredor Nun’ Álvares Pereira e a varanda panorâmica sobre o Rossio.O Museu estará aberto entre as 10H00 e as 18H00 horas (última entrada às 17:30).Os restantes espaços, tais como o Corredor D. Nun’ Álvares Pereira, o Salão Nobre, os Gabinetes do Comando e varanda panorâmica sobre o Rossio, estarão abertos ao público das 10H00 às 17H00 horas (última entrada às 16H30).Nos dias úteis, o acesso à varanda panorâmica sobre o Rossio estará limitado entre as 16H00 e as 17H00 horas (última entrada às 16H30).

Papa Francisco: pai, profeta e pontífice

Papa Francisco: pai, profeta e pontíficeMuito se diz e escreve após a notícia do falecimento do Papa Francisco. Não vou cair em palavras de circunstância, nem em discursos eruditos. Apenas escolhi três palavras para o recordar: pai, profeta e pontífice.Mais que um pai, ele foi como um pai dos pais, um avô do mundo contemporâneo. Através do seu exemplo, tentou devolver o lugar dos anciãos, que lhes pertence por direito. As pessoas não podem ser descartadas porque são idosas, limitadas pela velhice ou incapacitadas pela doença. Vejam-se as suas recentes aparições surpresa, numa cadeira de rodas, transportando a botija do oxigénio, revestido com um simples manto. O Papa Francisco foi um verdadeiro pai, como o título de Papa significa, um «papá», como pode ser carinhosamente tratado pelos seus filhos espirituais. Quis ir ao encontro dos seus filhos mais distantes e dispersos, principalmente aos locais onde sofrem ou são minoritários. Amou a todos, todos, todos. Foi até às periferias físicas e morais.O Papa Francisco foi um profeta, literal e cristãmente falando. Literalmente, porque profeta é o “intérprete” ou “porta-voz”, “inspirado pregador ou professor”, de pro – “à frente, mais adiante” ou “para, em nome de”, mais a raiz phanai – “falar”. Ou seja, uma pessoa que falava “o que ia acontecer mais adiante” ou “em nome de alguém”. Através dos seus gestos e escritos, da sua forma de olhar e interpretar os sinais dos tempos, deixou pistas e alertas ao mundo contemporâneo. Denunciou os deuses do dinheiro e das armas. Em tudo mostrou que o centro são as pessoas e que o amor é a chave para todos os problemas do mundo. Do ponto de vista cristão, mostrou onde se encontrar Cristo e qual o caminho para estar com o Mestre: no coração de cada ser humano.Ele foi o pontífice. Nos seus títulos até lhe chamam o Sumo Pontífice. Este título outrora pertença dos imperadores romanos, dos Césares, foi adotado pelo bispo de Roma. O Papa é aquele que faz as pontes entre Deus e os homens, bem como entre os seres humanos entre si. O Papa Francisco fez pontes entre o norte e o sul do planeta, entre os ricos e os pobres, entre crentes e não crentes, entre humildes e os poderosos deste mundo. Denunciou os que, em vez de pontes, erguem muros. Aqueles que não acolhem quem precisa de ajuda, e criam portagens e barreiras que nunca se abrem e cobram com sangue e suor aqueles que as querem transpor.O Papa Francisco foi o 266.º sucessor de São Pedro, aquele que Cristo fez pescador de homens e pedra-alicerce da Igreja Católica. Não sabemos quem vai calçar as «sandálias do pescador», mas para os crentes será, certamente, o Papa certo para o momento que vivemos, indicado pelo Espírito de Deus. Para todos os outros, homens e mulheres de boa vontade, que seja um farol neste mundo que está órfão de pais, profetas e construtores de pontes. Sérgio Carvalho