rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Vasco Lourenço e Maria Odete Isabel comemoram 50 anos do 25 de Abril na UTAD

Amanhã, 23 de abril, a UTAD organiza uma sessão comemorativa dos 50 ano de Abril, numa iniciativa conjunta com a Associação Cívica e Cultural Antão de Carvalho (ACCAC).

Pelas 9h30, inaugura a exposição “O Legado de um Cravo”, presente até 14 de maio, seguindo-se a sessão “Comemorar Abril 74 e a Constituição 76”.
“Na Sessão, haverá depoimentos vivos e acutilantes de pessoas singulares”, revela a UTAD. Vasco Lourenço, figura central do Movimento das Forças Armadas, vai ser um dos oradores assim como Maria Odete Isabel, uma das cinco primeiras mulheres do poder autárquico, eleita como Presidente da Câmara da Mealhada em 1976.
Três figuras marcantes da região – jovens em 1974 marcam também presença e vão deixar o seu testemunho: Emídio Gomes – Reitor da UTAD, onde foi Vice-Reitor, era jovem liceal na altura; Artur Vaz – Professor de História aposentado, foi Presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião, Governador Civil de Vila Real e era militar no norte de Angola, à época; Virgílio Alves – Professor da UTAD aposentado, autarca em Vila Real, era estudante universitário e ex-militar em Timor Leste, por aquele tempo.
A UTAD e a ACCAC, ao promoverem estas iniciativas, “pretendem corresponder aos seus desígnios cívicos e pedagógicos para com a população, em especial, os jovens, na consciencialização e no compromisso com a democracia e o desenvolvimento do país. Merece destaque o direito de expressão, com a entrada do estudo da comunicação no ensino superior e na UTAD há 20 anos.”
Para a organização do evento “A palavra, a presença e o testemunho dos que viveram o processo revolucionário de 1974-1975, permitem aos jovens de hoje esbater a distância histórica com que o encaram e acederem às vivências de quem participou nos acontecimentos ao vivo.”, consideram.