É esta a previsão do estado do tempo para a Páscoa no continente revela o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
A semana da Páscoa está a ser caracterizada por tempo instável, entre os dias 17, quinta-feira, e 21, segunda-feira, como consequência da passagem sucessiva de sistemas frontais, associados a uma vasta região depressionária centrada a noroeste da Península Ibérica.
Até domingo de Páscoa (dia 20) espera-se a ocorrência de precipitação em todo o continente, com maior frequência e intensidade no Norte e Centro, com os maiores valores acumulados esperados para a região do Minho e Douro Litoral.
Assim, para o feriado de Sexta-Feira Santa (dia 18) prevê-se o dia com precipitação mais intensa e generalizada em Portugal continental, estando já sido emitidos avisos de precipitação para o Minho e Douro Litoral. A precipitação deverá continuar nos restantes dias, em regime de aguaceiros, sendo menos frequente e intensa na região Sul. Prevê-se ainda precipitação sob a forma de neve nas terras altas do Norte e Centro a partir do final do dia 18.
O vento soprará fraco a moderado, sendo mais intenso no litoral e nas terras altas, com rajadas até 65 km/h e até 75 km/h, respetivamente, previstas para dia 19.
Após uma pequena subida dos valores de temperatura no dia 17, espera uma descida quer da máxima, quer da mínima no dia 19, com valores de temperatura máxima da ordem de 8 a 14°C no interior Norte e Centro e de 14 e 18°C no restante território, sendo os valores mais elevados na região Sul, mantendo-se assim valores abaixo do normal para a época do ano.
Durante este período, haverá um aumento da agitação marítima, com ondulação de noroeste na costa ocidental a atingir 4 a 5 metros de altura significativa nos dias 19 e 20.
