rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

“Entre laços e pirilampos” – CPCJ promove caminhada para refletir (c/áudio)

Na próxima sexta-feira, 11 de Abril, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens(CPCJ) de Celorico de Basto leva a cabo mais uma edição da caminhada noturna “Entre laços e Pirilampos” a partir das 21 horas. Os participantes partem da Estação de Celorico de Basto e “fazem um percurso circular, em forma de laço, o laço azul, símbolo do mês da prevenção dos maus tratos na infância”, revelou à RRB, Helena Carvalho, presidente da CPCJ concelhia.

A iniciativa é realizada há vários anos em parceria com o Município, no âmbito do mês da sensibilização para a prevenção dos maus tratos na infância. A participação é gratuita mas a inscrição é obrigatória que pode ser feita aqui.

Neste mês a CPCJ de Celorico de Basto realiza uma série de atividades envolvendo as crianças e jovens do concelho. Com a colaboração de diferentes comissários e com o Agrupamento de Escolas já durante o mês de março foi iniciada a sensibilização para o mês de abril. “Com o recurso à leitura da história: “Vamos Cuidar a Sorrir” e a dinamização do Jogo dos 3P’s, junto das crianças do ensino pré-escolar e do 1º ano de escolaridade, foi levada a sensibilização e alguns esclarecimentos junto dos mais novos.”, revelou a presidente.

“Esta atividade, leva as crianças, e os adultos, a refletir sobre diferentes formas de prevenir os maus tratos, alertando, as próprias crianças e toda a comunidade, sobre a promoção dos direitos das crianças e a sua proteção de situações que signifiquem risco ou perigo, sendo alertadas para a importância da empatia.”
Para a presidente da CPCJ “a iniciativa, também surge como forma de apoiar as famílias e fortalecer a comunidade, nos esforços necessários para prevenir qualquer tipo de abuso e negligência, com vista a que as crianças e os adolescentes cresçam num ambiente o mais saudável possível.”
A atividade contou com a apresentação da música “Cuida Bem de Mim” para que todas as crianças percebam que o amor deve ser infinito.