rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Março 28, 2025

Prémios Fotografia “Camellia” são entregues no domingo

Em Celorico de Basto o Prémio Fotografia “Camellia” já tem vencedores. Os autores das fotografias são de Vila Real e de Celorico de Basto. Os prémios serão entregues dia 30 de março, na cerimónia de abertura da Festa do livro. “Harmonia em tons de rosa”(foto acima) foi a fotografia vencedora do “Prémio Fotografia Camellia” iniciativa promovida pelo Município de Celorico de Basto, integrado da Festa Internacional das Camélias. O 2º prémio foi atribuído à fotografia “Tradições” e o 3º prémio à fotografia “ Branca-Lira”. As fotografias a concurso foram sujeitas a uma avaliação criteriosa por um júri creditado. Foram avaliadas as competências técnicas, criativas, a inspiração na flor camélia, e expressão artística (composição, luz, cor, perspetiva, emoções), competências percecionadas por uma memória descritiva detalhada, a fotografia impressa e digital.Este prémio fotografia “camellia” tem vindo a consolidar-se e “pretende ser uma forma de reforçar a arte e a criatividade com as camélias como fonte de inspiração. A fotografia é uma arte que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, sobretudo pela facilidade de capturar imagens e perpetuar momentos. Neste concurso em particular, queremos imprimir aos participantes o gosto pelas particularidades únicas da nossa rainha do Inverno e despertá-los para contar uma história rica em emoções, onde a beleza e a fragilidade da flor se evidenciam, uma flor que se transformou em identidade de um povo, as gentes de Celorico de Basto” observou a Vereadora do município com o pelouro da Cultura, Maria José Marinho.

Conversa sobre AVC vai reunir especialistas em Celorico de Basto

Próxima segunda-feira, 31 de março, Dia Nacional do Doente com AVC, a autarquia de Celorico de Basto promove uma conversa no auditório do Centro Cultural.  Esta iniciativa conta com especialistas em várias áreas de formação e um testemunho.  A entrada é livre e gratuita.

Em Abril o público é convidado ao”Abre Asas até Mondim”(c/áudio)

Já é conhecido todo o programa da edição deste ano do “Abre Asas Até Mondim”. A 4ª edição do programa teve, na passada quarta-feira, apresentação à comunicação social com visita à levada de Vilarinho e ao Parapente na Senhora da Graça. Apenas duas das muitas experiências que podem ser usufruídas de 2 a 26 de Abril no âmbito deste programa da autarquia de Mondim de Basto desenvolvido com os agentes turísticos locais. “As atividades são pensadas paras todas as idades e concentramos no mês de Abril experiências únicas neste território”, referiu Bruno Ferreira, autarca mondinense. Na quarta edição do evento, a autarquia mondinense já avança com dados concretos de avaliação do impacto económico que o “Abre Asas” tem no concelho. “Neste momento conseguimos fazer a avaliação contabilizando o número de participantes, mas há um impacto muito relevante no comércio local, por exemplo.”, frisou o autarca. A 4ª edição do “Abre Asas até Mondim” vai desenvolver-se durante todo o mês de abril. Conta com fim-de-semana gastronómico, caminhadas, trail, Rock no Favo, Torneio de Voleibol. Este é um programa de trabalho conjunto entre autarquia e empresas de dinamização turística para “melhor receber” quem visita o território mondinense, afirma. Inserido no programa do Abre Asas está a “I Festa da Cabra e do Mel”. Pela primeira vez vai ser realizado o concurso de Cabra Bravia, uma caminhada pelos trilhos da aldeia, um campeonato do Jogo do Malhão. “Tem um significado muito importanrte no âmbito da descentralização das atividades culturais do concelho” revelou Bruno Ferreira. Veja o cartaz e conheça toda programação da 4ª edição do “Abre Asas até Mondim”.

Festa do Livro em Celorico de Basto numa homenagem à música (c/áudio)

É já no próximo domingo, dia 30 de Março, que abre na Casa da Terra a Festa do Livro de 2025. Na edição deste ano com as editoras Penguim Livros, a Leya e a Bertrand Editora, na feira do livro mas com uma festa preparada que conta com várias iniciativas na promoção da leitura e que este ano tem como tema a música. “Porque não homenagear a música? Foi a partir daí que procuramos o que poderíamos fazer e quem incluir neste programa”, referiu-nos Fátima Cunha, diretora da Biblioteca Municipal de Celorico de Basto. As escolas são convidadas a participar e a assistir a conversas com Bezegol, Zé Faria, Cláudia Martins, , Nuno Melo, e Márcio Edu.Mundo. e Carla Lopes, com a booktoker Maria Rita Matos e bookstagramer Catarina Barbosa, Cifrão, Martim Sousa Tavares, contando com os autores locais João Manuel Ribeiro e Perpétua Carvalho. A festa do livro conta ainda com animação permanente pela “Era uma vez”, com um espaço dedicado aos autores locais, um espaço dedicado aos 200 anos de Camilo Castelo Branco e aos 500 anos de Luís de Camões.A festa do livro em Celorico de Basto termina a 05 de abril.