É já em Abril que a cidade de Fafe vai acolher o Campeonato do Mundo FIM EnduroGP. Marcado de 4 a 6 de abril a prova em Fafe abre a temporada do campeonato do mundo de EnduroGP. A prova «Paulo Duarte- Campeonato do Mundo FIM EnduroGP de 2025» foi apresentada na passada terça-feira no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Fafe. Prova organizada pela Natureza Alternativa – Associação Cultural e Desportiva, promovida pela Prime Stadium, com o apoio do Município de Fafe. Na apresentação o autarca Antero Barbosa destacou a capacidade de Fafe “para acolher eventos de envergadura mundial e o impacto económico que o Enduro tem na cidade”. Dados do promotor da Prime Stadium, Francisco Pita, confirmam que a prova, no ano passado, teve um “impacto de 7 a 8 milhões de euros, gastos em solo nacional”. Francisco Pita confirmou ainda a presença de Paul Edmondson em Fafe, um motociclista famoso por executar manobras perigosas de moto, nos filmes da saga 007. Estão já confirmados 200 pilotos a repartir pelas duas provas. Segundo Marco Correia, presidente da Natureza Alternativa – Associação Cultural e Desportiva, “será a primeira vez que dois eventos europeus/mundiais decorrerão somente em Fafe, onde estarão presentes os melhores pilotos do mundo”.
O presidente da Comissão de Enduro da Federação de Motociclismo de Portugal, Pedro Mariano, referiu que “entre 31 de março e 7 de abril, estarão presentes em Fafe, mais do que 350 pessoas envolvidas na prova do mundial e outras tantas na competição europeia, e cerca de 200 pilotos a repartir pelas duas provas”.
O Campeonato do Mundo FIM EnduroGP conta com um plano de sustentabilidade ambiental, que a Federação Internacional de Motociclismo validou com o selo ‘Kiss Fafe’, que atesta as boas práticas ambientais. Entre outras medidas, está evidenciada a preocupação com níveis sonoros da prova, a distribuição de ecopontos no percurso e nos padocks, pontos de recolha de óleos usados e pneus, uma zona de lavagens “verde” e zonas de tratamento de aguas residuais, como no ano passado. À semelhança de outros eventos com chancela do Município de Fafe, serão utilizados os eco-copos. No dia 3 de abril, decorrerá uma plantação de árvores, com a participação de crianças do ensino pré-escolar de EB de Medelo, que que se realizará num parque perto da escola. Os troféus da prova, entregues nos dias 5 e 6 de abril, terão desenhos elaborados pelas crianças do Colégio de Fornelos e do AE Montelongo, e serão entregues pelos alunos aos vencedores.
Definido o calendário, o Paulo Duarte Campeonato do Mundo FIM EnduroGP de 2025 terá as seguintes provas:
Ronda 1: GP de Portugal – Fafe – 4 a 6 de abril
Ronda 2: GP de Espanha – Oliana – 2 a 4 de maio
Ronda 3: GP da Suécia – Skövde – 23 a 25 de maio
Ronda 4: GP da Roménia – Bacau – 20 a 22 de junho
Ronda 5: GP do País de Gales – Rhayader – 1 a 3 de agosto
Ronda 6: GP de França – Réquista – 12 a 14 de setembro
Ronda 7: GP de Itália – Darfo Boario Terme – 26 a 28 de setembro
Ronda 8: GP da Alemanha – Zschopau – 17 a 19 de outubro
Campeonato Mundial de Enduro Feminino FIM de 2025
Ronda 1: GP de Portugal – Fafe – 4 a 6 de abril
Ronda 2: GP do País de Gales – Rhayader – 1 a 3 de agosto
Ronda 3: GP de França – Réquista – 12 a 14 de setembro
Ronda 4: GP da Alemanha – Zschopau – 17 a 19 de outubro
