rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Fevereiro 12, 2025

Atei – três vias a pavimentar para beneficiação da circulação

O Município de Mondim de Basto formalizou a consignação de uma empreitada para a beneficiação de três vias que integram a área geográfica da Freguesia de Atei.“Trata-se da pavimentação da Estrada Municipal EM1199, especificamente no troço de acesso às Pedreiras; a requalificação da pavimentação da Travessa do Bairro Novo e a requalificação da pavimentação da Rua de Casais, em Bormela”, revela o executivo liderado por Bruno Ferreira.Os trabalhos de pavimentação, drenagem de águas pluviais e sinalização horizontal, nas três vias e, ainda, a execução de um muro de suporte, na Travessa do Bairro Novo em Atei, representam um investimento da autarquia que ascende aos 274 071,75€.Para o Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, “estas pavimentações vão ao encontro do anseio das populações e dos agentes económicos do concelho. Estas refletem a determinação do executivo municipal atender às necessidades específicas de cada localidade, contribuindo para o bem-estar das populações e para a valorização do concelho como um todo”.

UMinho e INESC TEC estreitam a cooperação

A Universidade do Minho e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) consolidaram a cooperação para a próxima década, através da formalização do Polo do INESC TEC na UMinho. O protocolo foi assinado na segunda-feira, dia 10 de fevereiro, entre o presidente do INESC TEC, João Claro, e o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, no salão nobre da Reitoria, em Braga. Com quase 40 anos de atividade, o INESC TEC destaca-se na investigação científica, desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia, consultoria avançada e formação, e pré-incubação de novas empresas de base tecnológica. Enquanto unidade de investigação e instituição de interface, junta a academia, as empresas, a administração pública e a sociedade, aplicando o conhecimento e os resultados gerados na investigação em projetos de transferência de tecnologia. Além da presença na cidade do Porto, onde tem sede, o INESC TEC possui seis unidades espalhadas por Braga, Vila Real e Madeira. A ligação da UMinho ao INESC TEC consolidou-se em 2019, quando a universidade se tornou associada do instituto. Este processo teve como marco inicial a integração, em 2012, do Laboratório de Software Confiável (HASLab) da Escola de Engenharia no INESC TEC. O HASLab tem mais de 120 membros e é coordenado pelos docentes Alcino Cunha e António Sousa. Atua nas áreas de engenharia de software, computação quântica, sistemas distribuídos, supercomputação e segurança da informação e criptografia. A criação do Polo do INESC TEC na UMinho “representa um passo estratégico na consolidação da colaboração entre ambas as instituições, potenciando novas oportunidades de investigação e inovação tecnológica para os próximos anos”.

“O papel dos agentes turísticos na promoção do turismo sustentável” vai a debater em Amarante

Amarante vai debater, a 19 de Fevereiro, o futuro do Turismo Sustentável. O evento, promovido pelo Município de Amarante em colaboração com a Th1nk, consultora especializada em turismo sustentável, decorre já no próximo dia 19 de fevereiro, a partir das 14h00 no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso. Esta iniciativa tem como objetivo promover práticas turísticas responsáveis, alinhadas com as exigências globais de sustentabilidade, revela a organização. Amarante considera dar um passo significativo em direção à sustentabilidade com a organização da conferência Conversas da Sustentabilidade – Certificação como fator de diferenciação para Destinos de Excelência. A saber que o município integra a rede Green Destinations, e revela estar em consonância com a aposta no desenvolvimento do turismo sustentável, iniciativas no turismo de natureza, turismo cultural, religioso e enoturismo, que envolvem a comunidade local e valorizam o património. “O fórum, reunirá especialistas do setor e contará com a presença de importantes entidades com o intuito de discutir temas como os Desafios e Oportunidades para Destinos Turísticos Sustentáveis e o Papel dos Agentes Turísticos na Promoção do Turismo Sustentável. A conferência abordará como a certificação sustentável pode ser um fator de diferenciação para destinos turísticos, tornando-os mais competitivos e responsáveis. Além das mesas-redondas e apresentações, o evento incluirá um espaço de networking, promovendo parcerias estratégicas entre municípios, operadores turísticos e stakeholders do setor, e reforçando a importância de se adotar práticas sustentáveis no turismo.” revela a organização. Programa Sessão de Abertura José Luís Gaspar – Presidente da Câmara Municipal de Amarante Painel I – Destinos Turísticos Sustentáveis: Desafios e Oportunidades Moderador Pedro Mendes – General Manager Th1nk  Oradores Luís Pedro Martins – Presidente do Turismo Porto e Norte Florbela Batista – Gestora de Projeto | Turismo de Portugal João Melo – Diretor Gestão Estrutura Ecológica | Município de Cascais Hugo de Jong – Co-funder Green Destinations  Painel II – O Papel dos Agentes Turísticos na Promoção do Turismo Sustentável Moderadora Ana Salazar – General Manager | KS Consulting Oradores Lídia Sequeira – Quality & Compliance Manager | Cosmos Paulo Vaz – Diretor | Escola de Hotelaria do Porto Carlos Martins – Creative Placemaking | OPIUM Sessão de Encerramento Jorge Ricardo – Vice-Presidente da Câmara Municipal de Amarante

CP – Rota das Amendoeiras em Fevereiro e Março

A CP anunciou a Rota das Amendoeiras com novidades. Na 71.ª edição da Rota das Amendoeiras, o mais antigo programa turístico da CP – Comboios de Portugal, turístico será possível tomar o pequeno-almoço a bordo do comboio e almoçar no Museu do Côa. Depois de viagens esgotadas em 2024, esta Rota regressa, ao longo de três fins de semana, entre 15 de fevereiro e 2 de março.   A Rota das Amendoeiras realiza-se aos sábados e domingos, nos dias 15, 16, 22 e 23 de fevereiro e 1 e 2 de março. O comboio parte de Porto-Campanhã às 7h25 e chega ao Pocinho às 10h48. No regresso, a viagem inicia-se às 17h12 no Pocinho, estando a chegada a Porto-São Bento prevista para as 20h30. “Desfrutar de uma viagem magnífica a bordo de um transporte sustentável e com janelas panorâmicas que permitem apreciar a beleza da paisagem do Douro, classificada como património da Unesco; visitar o Museu do Côa, conhecendo outro património mundial, o da Arte Pré-histórica do Vale do Côa; e ver um dos espetáculos naturais da região, proporcionado pelas amendoeiras em flor.” – é a a proposta da 71.ª edição da Rota das Amendoeiras, o mais antigo programa turístico da CP – Comboios de Portugal.