rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Janeiro 24, 2025

Ponte de Arame de Lourido já percorrida no “Caldo D’Avó”

A caminhada do Caldo D’Avó que decorreu no passado domingo (19) em Lourido, Arnoia, Celorico de Basto passou pela já reabilitada Ponte de Arame que liga o concelho celoricense ao concelho de Amarante. A ponte centenária foi reabilitada no passado ano mas ainda não teve uma inauguração formal. Foram mais de 300 participantes que realizaram a caminhada circular com início e término na estação de Lourido, numa distância de 9 quilómetros. A iniciativa decorreu pelo 4º ano consecutivo e surgiu pela vontade de um grupo de amigos que olharam para o território e viram “particularidades únicas e absolutamente distintas que deveriam ser mostradas a todos” considera Ana Branca Moura, da organização. Todo o percurso da caminhada circular Caldo D’Avó foi estruturado por Luís Matos, que integra a organização. Quem participou na caminhada foi o autarca celoricense José Peixoto Lima. Um apaixonado pela natureza e pelo desporto que não deixa de notar que “este local tem vindo a ser intervencionado de forma cumulativa para que a nossa ponte de arame ganhe a projeção ambicionada. Todo este percurso foi melhorado com arranjos de acesso à ponte e a colocação de gradeamento de proteção. Demos ainda o devido destaque ao miradouro, um local que ainda vai ser melhorado para que os visitantes possam desfrutar da vista sobre a ponte e o vale do Tâmega, com segurança e conforto”. Relativamente organização desta iniciativa, o autarca diz tratar-se de uma forma “muito nobre de valorizar o território, com uma caminhada que nos permite sentir o ambiente e perceber a grandeza deste local,preservar uma forte identidade local, marcada por forte entreajuda comunitária” Endereço os parabéns à Ana Branca Moura e Luís Matos, pela organização do evento e a toda a comunidade da aldeia de Lourido pelo envolvimento e participação neste evento”. O Caldo D’Avó foi servido no final da caminhada.

Clube Desportivo Celoricense já tem loja oficial

O Clube Desportivo Celoricense abriu no passado domingo, 19 de Janeiro, a sua loja oficial. O espaço de venda de todo o mershandising da marca fica localizada em frente ao Estádio Municipal de Celorico de Basto (Rua do Estádio Municipal,  4890-208 Celorico de Basto).A inauguração da loja antecedeu o jogo da equipa sénior do Clube Desportivo Celoricense contra o Santa Maria FC, (partida que venceu por 3-1), na disputa da Pró-Nacional da AF de Braga. “Estamos a viver um momento particularmente único, a nossa equipa tem feito um campeonato extraordinário e corremos o risco sério de subirmos ao Campeonato de Portugal” considera Leandro Gonçalves, Presidente do CDC. “A comunidade tem vindo a juntar-se novamente para torcer pelo clube, o estádio cheio motiva-nos a todos a fazer mais e melhor e por isso achamos que seria oportuno, considerando as nossas aspirações e a força que os adeptos nos dão, criar uma loja oficial para que os adeptos se sintam parte deste grande clube”, revela.Esteve presente na inaguração da nova loja José Peixoto Lima que “com agrado que vejo que o CDC está fazer um caminho consistente, movido pela força dos adeptos, e de todos aqueles que trabalham afincadamente para que o clube atinja os resultados pretendidos. A possibilidade de subida deixa-nos a todos muito satisfeitos, e obviamente cientes do que isso implica. A loja oficial é já uma forma de ajudar o clube a continuar a sua caminhada para que o faça de forma cada vez mais autónoma e com objetivos traçados. O município estará sempre ao lado do clube e do desporto na generalidade”.

CHUVA, VENTO, AGITAÇÃO MARÍTIMA E QUEDA DE NEVE – MEDIDAS PREVENTIVAS

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para os próximos dias um agravamento do estado do tempo em Portugal continental devido aos efeitos da depressão EOWYN, com precipitação, por vezes forte, vento, agitação marítima e queda de neve.Estão previstos períodos de chuva, por vezes forte, em especial nas regiões Norte e Centro, podendo seracompanhados de trovoada; Vento forte com rajadas até 90 km/h no litoral e nas terras altas; Agitação marítima forte na costa ocidental com ondas até 5 metros, podendo atingir os 7 metros no dia 26 de janeiro e ainda queda de neve nas regiões Norte e Centro, a partir da tarde do dia 27 (segunda-feira). De acordo com a informação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), podem ocorrer variaçõessignificativas dos níveis hidrométricos nas zonas historicamente mais vulneráveis, em particular nosdias 25 e 26 de janeiro. A Bacia do Minho tem previsto um aumento significativo das afluências nos rios Minho e Coura; A Bacia do Cávado tem previsto aumento significativo das afluências e possibilidade de impacto a jusante de Vilarinho das Furnas e da Caniçada; Assim como a Bacia do Douro com a previsão de um aumento significativo das afluências, incluindo na sub-bacia do Tâmega e do Sousa, com possibilidade de impacto nas zonas ribeirinhas; À população é recomendado garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atentopara a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte e dotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tomando especial atenção à eventual acumulação de neve e/ou formação de lençóis de água nas vias rodoviárias, entre outras medidas de prevenção. Esteja atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil eForças de Segurança.