O Município de Mondim de Basto realizou, na passada terça-feira, a cerimónia de lançamento da obra de Requalificação do Centro de Saúde de Mondim de Basto, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, juntamente do Diretor da Unidade Local de Saúde do Ave, Pedro Cunha, entre outras autoridades locais e regionais, e representantes da área da saúde. “É um dia muito importante que lança uma obra de reabilitação integral do centro de saúde de Mondim de Basto e permite que outras valências se instalem aqui”, assinalou Bruno Ferreira, presidente da CM de Mondim de Basto.
O projeto representa um investimento que ultrapassa um milhão e duzentos mil euros, financiado pelo Município de Mondim de Basto e pelo Ministério da Saúde, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Garantido está já o equipamento de Raio X e o serviço de reabilitação física que vão ficar instalados no centro de saúde, permitindo aos utentes este serviço no concelho, evitando deslocações, garantiu o autarca.
A obra de requalificação do Centro de Saúde de Mondim de Basto inclui a renovação das instalações, a criação de novas áreas funcionais, melhorias na acessibilidade e a modernização das infraestruturas para aumentar a capacidade de atendimento. “O objetivo é criar um ambiente mais acolhedor e eficiente tanto para os utentes como para os profissionais de saúde. O projeto, com um investimento significativo, reflete o esforço contínuo da Câmara Municipal de Mondim de Basto para assegurar que a saúde seja uma prioridade e que a população tenha acesso aos melhores serviços e infraestruturas possíveis.” considera o autarca mondinense em declarações à RRB.
Depois de no final do ano passado ter visitado Celorico de Basto e inaugurado a nova unidade de saúde celoricense, Pedro Cunha, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Ave, voltou à região de Basto neste mês de Janeiro e em Mondim de Basto, esteve presente no lançamento desta obra importante para os mondinenses. O administrador da Unidade Local do Alto Ave destacou a aposta destes serviços nos centros de saúde. ” O intuito é servir a população nos serviços de proximidade evitando a ida aos hospitais”, considera.
Na relação que tem estabelecido com os autarcas, o administrador da ULS do Alto Ave realça o empenho dos mesmos para a melhoria dos serviços de saúde, algo que está a ser feito com a Unidade Local
de Saúde, recentemente criada. “Um projeto que traz proximidade de cuidados de sáude à população e que os autarcas estão muito empenhados”, concluiu,
O projeto surge no âmbito da transferência de competências da saúde, entre o Estado Central e o Município de Mondim de Basto.
A requalificação do Centro de Saúde de Mondim de Basto deverá estar concluída no prazo de 15 meses.