Amarante lançou a Academia UVVA para valorizar vinho verde. O município amarantino diz reforçar a aposta na valorização do vinho verde e na promoção do enoturismo com o recente lançamento da Academia UVVA. “Pretende capacitar os produtores de vinho verde locais e reforçar a ligação entre a tradição vitivinícola e a identidade gastronómica da região.”assegura a autarquia.
“Com a criação da Academia UVVA, damos um passo significativo na qualificação e valorização dos nossos produtores de vinho verde, promovendo não só o seu desenvolvimento, mas também a afirmação de Amarante como um destino de excelência no enoturismo. Este projeto, que dá continuidade ao trabalho já realizado com o UVVA – Universo do Vinho Verde Amarante, reforça a ligação entre a nossa tradição vitivinícola, a riqueza da gastronomia local e a identidade da região, potenciando o nosso território como uma referência no setor”, afirma Jorge Ricardo, vice-presidente e vereador responsável pela Promoção do Desenvolvimento Económico.
O município de Amarante promoveu já a 18 de janeiro, uma visita a duas quintas de referência em Melgaço: a Quinta de Soalheiro e a Quinta da Torre. Esta experiência permitiu aos participantes conhecer exemplos de excelência e trocar conhecimentos.