Está patente na Casa da Terra, em Celorico de Basto, a exposição do 3.º Concurso de Fotografia do Rotary Club de Celorico de Basto. No concurso, realizado entre fevereiro e junho de 2024, foram submetidas 61 fotografias, distribuídas por quatro categorias: “As pessoas”, “As nossas aldeias”, “Os hábitos, costumes e tradições” e “O património”. O grande vencedor foi Luís Carlos Silva Veloso, com uma fotografia capturada na aldeia de Travassô, Abadim, Cabeceiras de Basto, inserida na categoria “As nossas aldeias”. O objetivo do Rotary com a iniciativa foi o de destacar, promover e valorizar a identidade cultural e natural da “Terra de Basto”, abrangendo os municípios de Celorico de Basto, Cabeceiras de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena.
Para Filomena Esteves, Presidente do Rotary Club de Celorico de Basto, “é importante o concurso na divulgação da “Terra de Basto”, especialmente no que diz respeito às suas tradições e património cultural. “Esta iniciativa vai além de um simples concurso de fotografia, pois serve como um meio para dar visibilidade à riqueza da nossa região e criar um elo entre o passado, o presente e o futuro,” afirmou.
Rui Cerqueira, mentor do concurso, agradeceu aos participantes pelo seu envolvimento e criatividade, referindo que as imagens capturadas são um testemunho da diversidade e autenticidade da região. Lançou ainda um desafio a todos para participarem numa tertúlia sobre fotografia, a realizar em breve em Celorico de Basto, com o objetivo de promover a troca de ideias e experiências sobre esta arte.










