rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Janeiro 13, 2025

2024 foi ano muito quente e muito seco

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera revela que já está disponível o resumo do Boletim Climatológico Anual referente ao ano de 2024. No Globo 2024 foi o ano mais quente desde 1850, considerando os dados de temperatura média global, tornando-se o primeiro ano com uma temperatura média superior a 1,5°C acima do nível pré-industrial – um limiar estabelecido pelo Acordo de Paris para reduzir significativamente os riscos e os impactos das alterações climáticas; Os últimos dez anos foram os mais quentes desde que há registos. Na Europa, 2024 foi o ano mais quente já registado na Europa, com uma temperatura média de 10.69°C; +0.28°C superior ao ano mais quente anterior, 2020. Já em Portugal Continental 2024 foi um ano muito quente e seco, sendo o 4º mais quente desde 1931, com uma média da temperatura do ar, 16.49°C; foram registados64 novos extremos da temperatura máxima e 177 novos extremos da temperatura mínima e 8 ondas calor; O total precipitação no ano foi o 14º mais baixo desde 2000; Persistência de seca meteorológica fraca a moderada entre maio e setembro e dezembro.

Distrital do PS Braga aprova por unanimidade a candidatura de Eugénio Fernandes Carvalho à Câmara Municipal de Celorico

A Comissão Política Distrital de Braga do Partido Socialista aprovou por unanimidade, a 6 de Janeiro, os nomes dos candidatos a cabeças de lista das Câmaras Municipais do distrito.O celoricense Eugénio Fernandes Carvalho viu ratificada pelo órgão máximo distrital a escolha dos militantes socialistas celoricenses e será o candidato do PS à Presidência da Câmara de Celorico de Basto nas eleições autárquicas de 2025.Na sua intervenção, o líder do PS de Celorico de Basto, começou por salientar “o enorme sentido de responsabilidade e de missão que me levou a aceitar o repto dos camaradas do meu concelho para liderar a candidatura do partido socialista. Ser socialista em Celorico, é sinónimo de coragem, de força e de luta pela igualdade, pela solidariedade, pela fraternidade e pelo bem-estar de todos os cidadãos”.Eugénio Fernandes Carvalho destacou perante os seus pares distritais “o compromisso total com a construção de um projeto que combata o marasmo em que o nosso concelho mergulhou, e que devolva à nossa terra e aos nossos concidadãos a esperança num futuro promissor para Celorico de Basto!”.Para o líder socialista, Celorico de Basto “sofre e estagna pelas condições que enfrenta e pela falta de capacidade por parte de quem tem governado o nosso concelho em combater a nossa interioridade, o facto de sermos o concelho do distrito mais distanciado da capital distrital., de não possuirmos uma saída direta para uma autoestrada, apesar de sermos atravessados pela A7 e de integrarmos órgãos como a CIM do Tâmega e Sousa, que ainda mais nos distancia dos dos restantes concelhos do distrito de Braga”.Na sua intervenção, Eugénio Fernandes Carvalho agradeceu “o apoio incondicional que temos tido por parte das estruturas nacionais e distritais do partido. Agradeço, em especial, à Federação Distrital de Braga do PS que, sobretudo através do seu presidente, Vítor Hugo Salgado, tem demonstrado a sua total disponibilidade para nos apoiar e prometemos que tudo faremos para devolver a confiança com uma vitória nas próximas eleições autárquicas”.Anunciou que “iremos trabalhar com todo o afinco para escolher uma equipa de qualidade, representativa do que de melhor tem a sociedade do nosso concelho e um programa com ambição e capaz de desenvolver em termos sociais e económicos Celorico de Basto, capaz de resolver os problemas na atração de investimento, na criação de emprego, na habitação, no apoio à natalidade, porque não temos qualquer dúvida de que o nosso concelho quer e merece muito mais e muito melhor!”.

Casa da Terra acolhe 61 fotografias do 3ºConcurso de Fotografia do Rotary Club de Celorico de Basto

Está patente na Casa da Terra, em Celorico de Basto, a exposição do 3.º Concurso de Fotografia do Rotary Club de Celorico de Basto. No concurso, realizado entre fevereiro e junho de 2024, foram submetidas 61 fotografias, distribuídas por quatro categorias: “As pessoas”, “As nossas aldeias”, “Os hábitos, costumes e tradições” e “O património”. O grande vencedor foi Luís Carlos Silva Veloso, com uma fotografia capturada na aldeia de Travassô, Abadim, Cabeceiras de Basto, inserida na categoria “As nossas aldeias”. O objetivo do Rotary com a iniciativa foi o de destacar, promover e valorizar a identidade cultural e natural da “Terra de Basto”, abrangendo os municípios de Celorico de Basto, Cabeceiras de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena. Para Filomena Esteves, Presidente do Rotary Club de Celorico de Basto, “é importante o concurso na divulgação da “Terra de Basto”, especialmente no que diz respeito às suas tradições e património cultural. “Esta iniciativa vai além de um simples concurso de fotografia, pois serve como um meio para dar visibilidade à riqueza da nossa região e criar um elo entre o passado, o presente e o futuro,” afirmou. Rui Cerqueira, mentor do concurso, agradeceu aos participantes pelo seu envolvimento e criatividade, referindo que as imagens capturadas são um testemunho da diversidade e autenticidade da região. Lançou ainda um desafio a todos para participarem numa tertúlia sobre fotografia, a realizar em breve em Celorico de Basto, com o objetivo de promover a troca de ideias e experiências sobre esta arte.

AEMB acaba o ano 2024 com saldo positivo

A Associação Empresarial de Mondim de Basto efetuou a apresentação de contas relativas ao ano de 2023 aos seus associados no final do ano passado, a 30 de Dezembro. “Saldo positivo com receitas arrecadadas de 18 mil 840 euros, as despesas ascenderam a 9 032,48 euros e o resultado líquido do exercício foi positivo em 9 807,52 euros.”, revela em comunicado a associação presidida por Lúcio Machado. “O ativo líquido ascende a 11 655,50 euros e os fundos patrimoniais são de 11 655,50 euros.” acrescenta. O relatório e contas foi aprovado por unanimidade. Na reunião de final do ano a associação revelou que dos dois projetos em execução, um está em fase de candidatura (Maior árvore de Natal do Mundo) e o outro em fase de execução física (Bairros digitais comerciais). A “maior árvore de Natal do Mundo” é o projeto que neste momento está à espera das autorizações para a implantação física no terreno, seguindo-se a entrega do dossier completo no Município para licenciamento. A “maior árvore de Natal do Mundo” foi apresentada pelo Consultor Técnico do projeto, EngºFernando Mota Miranda, que o descreveu em pormenor, estando neste momento à espera dasautorizações para a implantação física no terreno. Com isto, refere Mota Miranda “todo o resto estáfinalizado para a entrega do dossier completo no Município para licenciamento”. Colocou ênfase nanecessidade de celeridade na medida em que a candidatura ao PRR terminará em março de 2025. Lúcio Machado abordou o projeto dos bairros digitais para pedir ao Presidente da Assembleia amarcação o mais breve possível de eleições, já que este projeto está em fase de execução e terminaem setembro de 2025. “Todo o tempo é escasso dada o trabalho a desenvolver” sublinhou oPresidente Lúcio Machado. Falou ainda que a “conquista” da sede da AEMB deverá sercomplementada com a maior disponibilidade de serviços e com a eventual contratação de umfuncionário(a). Fez um breve balanço sobre os projetos executados durante estes dois anos demandato que teve para além dos eventos já habituais, Campanhas do Comércio Local, dia dasMulheres, muito trabalho desenvolvido e não visível ao público, como é o caso da Árvore de Natal queleva 2 anos de trabalho intenso dada a dimensão do projeto. Também apresentou como exemplo umprojeto que pese embora sendo de menor dimensão, teve também cerca de 2 anos de trabalho parase realizar, “O SaudarBasto”. “Este custou à AEMB cerca de 700 euros, dando prejuízo entre receita edespesa, mas que que de forma inédita se realizou em Mondim juntando como poucos, a região deBasto e que caberá à capacidade e interesse dos Autarcas de Basto dar-lhe ou não continuidade.”, concluiu.

Caminhada Circular em Lourido acontece a 19 de Janeiro

No próximo domingo,19 de janeiro, realiza-se uma caminhada no concelho de Celorico de Basto, em Lourido, Arnoia. As inscrições podem ser feitas através do e-mail caldoavo@gmail.com, com um valor de 10 caldos. O ponto de encontro será na Estação de Lourido, com a abertura do secretariado abre pelas 8:30h e o início da caminhada previsto para as 9:30h. A caminha tem uma extensão de 9km, passando por caminhos rurais, linhas de água, ecopista e Ponte de Arame. O grau de dificuldade é moderado. Durante o percurso, haverá um reforço no Café D’Avó e um almoço no Caldo Dávó acompanhado de bebidas. A animação ficará a cargo da Tuna de Arnoia e dos Bombos Arnoia em Movimento. Texto-Catarina Alves