O Circuito Internacional de Montalegre vai inaugurar a RallyX Euro League, uma nova série internacional de ralicross, a 29 e 30 de março de 2025. Novo campeonato europeu, da qual também faz parte o RallyX South, é a expansão da série de sucesso RallyX Nordic, que passa a designar-se RallyX North, as competições organizadas pela RX Promotion, do ex-piloto Andreas Eriksson. A pista barrosã foi escolhida para inaugurar o calendário europeu, num formato que promete espetáculo dentro e fora de pista, sob a organização do Município de Montalegre e do Clube Automóvel de Vila Real.
O circuito de Montalegre já foi palco da primeira prova de sempre do Campeonato do Mundo FIA de Ralicross, em 2014, e também foi o escolhido para inaugurar uma nova competição de cariz internacional, a RallyX Euro League, que arranca em Portugal, a 29 e 30 de março do próximo ano.
“Trata-se de um campeonato que segue a fórmula de sucesso do RallyX Nordic, o espetacular campeonato nórdico de ralicross, que atrai, normalmente, grandes nomes da modalidade e uma centena de concorrentes por prova, distribuídos por diferentes categorias.”, revela a organização.
Andreas Eriksson e a RX Promotion vão expandir o conceito ao sul da Europa e criar duas novas competições: o RallyX South, com 8 provas em quatro países, entre Portugal, Países Baixos, Alemanha e outra localização a divulgar; e a RallyX Euro League, que junta as quatro provas do sul da Europa com as quatro provas do RallyX North, a disputar na Suécia, Dinamarca, Letónia e noutro evento ainda a divulgar.
Ao todo, a nova competição europeia vai ter 16 provas em oito pistas, num formato de jornada dupla em cada fim de semana (uma prova no sábado e outra no domingo). Após se ter afirmado como uma das melhores pistas de ralicross do Mundo, Montalegre foi escolhida para abrir o calendário, preparando-se para receber cerca de uma centena de máquinas e categorias com carros de quatro rodas motrizes (incluindo Supercars a gasolina), duas rodas motrizes e kartcross.
Para Fátima Fernandes, presidente da Câmara de Montalegre, «Fechámos um capítulo dourado, que colocou Montalegre entre as melhores organizações e pistas do Mundo, e abrimos outro, que tenho a certeza nos vai manter no mesmo patamar de excelência. O facto de termos sido contactados pelo promotor da nova RallyX Euro League mostra o prestígio do nosso concelho e do nosso circuito, não só entre os aficionados, mas também entre os organizadores que vivem o verdadeiro espírito do ralicross, o desporto que nos apaixonou ao longo de tantos anos. Tenho a certeza que este novo evento será uma espécie de ‘regresso ao futuro’, com a emoção do Ralicross ‘puro e duro’, mas com verdadeiros motivos de interesse para trazer milhares de pessoas à nossa vila nos dias 29 e 30 de março.»
Este ano, várias equipas do Europeu e do Mundial de Ralicross participaram em provas do RallyX, com nomes como Johan Kristoffersson, Ole-Christian Veiby, Niclas Grönholm ou Oliver Solberg. Para os concorrentes portugueses, há o atrativo-extra de a Nova Motorsport, marca de pneus que tem uma fábrica em Santo Tirso, ser patrocinadora oficial do campeonato. Os pneus usados no RallyX são, por isso, iguais aos utilizados no Campeonato de Portugal. Para além disso, em 2025 será criado também a RallyX Americas League, que, no fundo, são os ativos do extinto Nitro Rallycross e ainda um troféu mundial, a RallyX Global League. Está em aberto a possibilidade da RallyX Global League poder deslocar-se a Montalegre, com as máquinas e pilotos vindos dos campeonatos norte-americanos.