rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Museu Municipal de Mondim de Basto inaugura amanhã

Município de Mondim de Basto vai inaugurar amanhã, 6 de Dezembro, o Museu Municipal, na presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias.

O Município de Mondim de Basto avançou com o projeto de Valorização do Museu Municipal, com um investimento total de mais de 100 mil euros, financiado pelo FEADER no valor de 61 mil euros por parte do Programa de Desenvolvimento Rural – PDR 2020 – Aviso pelo Gabinete de Apoio Local PROBASTO.

O projeto de Valorização do Museu Municipal contemplou duas ações distintas: a beneficiação física dos edifícios e outra imaterial que consistiu na colocação de equipamentos para a modernização do museu, nomeadamente, televisões LCD, painéis cenográficos e outro mobiliário de apoio. Um investimento importante para a preservação e valorização dos elementos patrimoniais e paisagísticos locais, bem como da história e da memória coletiva desta região.

O Museu Municipal contempla quatro coleções de caráter permanente –arqueologia, geologia, ciclo do azeite e etnografia – estas coleções são o repositório do património e da memória histórico-cultural de Mondim de Basto, extraindo, dos testemunhos que reúnem, uma visão global do território e do homem através dos tempos. Ao visitar a exposição arqueológica presente neste espaço, o público vai poder contemplar os achados das escavações efetuadas no Castro do Crastoeiro. Destacam-se destes indícios as práticas agrícolas, atividades artesanais (olaria, metalurgia, fiação/tecelagem, trabalho da pedra e da madeira), trocas de produtos, rituais e artefactos únicos. Aqui está disponível uma maquete que exemplifica o quotidiano daquela população, sendo ainda possível ter uma experiência sensorial com uma das rochas que apresenta gravuras da época.

“Salienta-se, neste museu, a coleção da Geologia dando especial atenção às amostras das principais rochas, minerais, e fósseis encontrados pelo concelho de Mondim de Basto, este que se estende por entre os maciços montanhosos das serras do Alvão e Marão.”, lê-se no comunicado enviado à redação pela autarquia.

O edifício do Museu Municipal contempla, com grande destaque, a “Azenha da Casa da Igreja”, que foi construída nos finais da década de 1940 e esteve em funcionamento durante 40 anos. Este lagar de azeite foi construído de raiz segundo critérios e métodos inovadores para a época. Aqui os visitantes vão poder conhecer todas as fases da produção do azeite bem como os utensílios utilizados na época. Na sala dedicada à Etnografia dá-se a conhecer um concelho que apresenta duas zonas distintas: ribeirinha, de influência minhota, onde predominam as culturas do milho, do vinho verde e criação de gado de raça minhota; e a zona de montanha onde é abordada a produção de milho, centeio, linho, gado maronês, gado caprino e mel. Neste espaço de história está ainda evidente a valorização das particularidades mais carismáticas da etnografia mais atual, onde se encontra a figura dos Romeiros de Santiago, os Ranchos Folclóricos e os Grupos de Bombos ainda existentes no concelho.

As novas instalações foram complementadas com uma sala dedicada ao público escolar, onde será possível os mais novos ficarem a conhecer a história do concelho de Mondim de Basto.