rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Novembro 5, 2024

UMinho recebe Encontro Nacional de Estudantes de Materiais

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho acolhe, hoje e amanhã, 5 e 6 de novembro, cerca de 150 participantes para o Encontro Nacional de Estudantes de Materiais e o “Dia Mundial dos Materiais 2024”. O programa inclui um conjunto de palestras, workshops, exposições e prémios. A organização cabe ao Núcleo de Estudantes de Engenharia de Materiais da UMinho, à Sociedade Portuguesa dos Materiais (SPM) e à Ordem dos Engenheiros (OE). A abertura já aconteceu na manhã desta terça-feira, no auditório nobre do campus de Azurém, em Guimarães. Foram apresentados painéis sobre o setor aeroespacial, os resíduos e os materiais do futuro, com oradores da academia e da indústria, como do Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros, do Instituto Fibrenamics e das empresas Vestas e ZF Lifetec. A tarde termina com o workshop “Rumo ao negócio”, por Clara Silva (TecMinho). Na quarta-feira, destaca-se a partir das 11h00 a apresentação das 17 melhores teses de mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais realizadas em universidades e politécnicos de todo o país nos anos 2022/23 e 2023/24, sendo os vencedores dos prémios SPM e OE conhecidos pelas 15h30. Prevê-se ainda palestras de Helena Braga (Universidade do Porto) e Nuno Barradas (Instituto Superior Técnico), além de uma feira empresarial e de momentos culturais. A iniciativa pretende aproximar os estudantes da realidade do mercado e da investigação, expondo o leque de oportunidades e desafios da Engenharia de Materiais.

UTAD recebe conferência internacional de computação gráfica

Na próxima quinta e sexta-feira, 7 e 8 de novembro, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai receber a “International Conference on Graphics and Interaction (ICGI)”. Com mais de meia centena de participantes inscritos, o evento vai trazer Sylvia Xueni Pan, especialista em realidade virtual e professora da Universidade de Londres, pela primeira vez a Portugal. A conferência será dedicada aos mais recentes trabalhos de investigação nas áreas de computação gráfica, processamento de imagem, visão por computador, visualização de informação e interação humano-computador. “Serão também abordados temas como realidade virtual e aumentada, modelação, renderização, Artes Digitais e visualização de dados”, revela a UTAD. O programa da 7ª edição da ICGI contempla 22 comunicações, duas sessões de posters e duas sessões com oradores convidados: Sylvia Xueni Pan dinamizará a sessão “Virtual Social Interaction” e os professores Augusto de Sousa, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e investigador do INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, e João Cunha, membro fundador do Grupo Português de Computação Gráfica, farão uma resenha histórica sobre o Grupo Português de Computação Gráfica. Coorganizado pela “Eurographics Portuguese Chapter (GPCG)”, a conferência vai ter lugar no auditório da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente.

“Boys” – Amarantina Margarida Castanheira apresentou nova música na RRB (c/áudio)

A jovem amarantina Margarida Castanheira esteve, no passado sábado, no programa “Espaço Aberto” da RRB a apresentar o seu primeiro lançamento musical. “Boys” já conta com mais de mil e quinhentas visualizações no Youtube, estando também disponível noutras plataformas digitais. Foi a 29 de Outubro que a amarantina lançou a sua música. A artista independente identifica-se com a música pop: “Identifico-me com a pop americana e inglesa e escrevo em inglês para conseguir chegar a mais pessoas”, revela. À RRB recordou que cantar sempre fez parte da sua existência: “Eu canto desde que me lembro, comecei a estudar música cedo, toco clarinete na banda musical de Amarante e agora, depois de ter aulas de canto no Conservatório de Música do Porto, comecei a pensar em lançar uma música minha.”contou. “Tenho muitas músicas escritas e esta foi aquela que eu achei que deveria ser lançada em primeiro”, confessa. TALVS é o produtor desta música e “o trabalho fluiu super bem e espero trabalhar mais vezes com ele”, revelou GUIDA, como se identifica nas redes sociais. Quanto à música “Boys”, revela que “partiu de um desabafo sobre rapazes que entram e saem da nossa vida, que não têm planos de ficar mas também não nos permitem seguir em frente. Daí veio a inspiração para criar uma história à volta de um assunto que é relatable para muitas pessoas da minha geração. Em vez de tomar o rumo expectável da tristeza, optei por demonstrar a minha frustração através de uma vibe divertida e sarcástica e ritmo dançável.” – confessa a artista. “Ao idealizar o videoclipe, desde início que nunca quis interpretar a música de forma literal e procurei que o vídeo em si tivesse um significado extra.” Fica a curiosidade que no videoclipe, a Margarida faz-se acompanhar de três amigos de quatro patas, disponíveis para adopção no abrigo da Associação Ajuda Animais Amarante. O videoclipe, além de um projeto artístico, tem por base uma parceria com a Associação Ajuda Animais em Amarante, com o objetivo de incentivar a adoção responsável. Realizado por Joana Pestana e Gabriela César, o vídeo tem como objetivo representar a personagem, interpretada pela artista, em diferentes situações de encontros amorosos, nos quais os seus parceiros masculinos são substituídos por cães. A intenção por detrás desta escolha pretende remeter à expressão “men are dogs”, mas também oferecer algum alívio cómico. O vídeo explora uma estética ultra feminina e reminiscente dos anos 2000, seguindo uma narrativa à volta da personagem e da sua vida amorosa, sempre com um tom leve e divertido.  A conversa de Bárbara Rola e Fernando Machado com a Margarida Castanheira para ouvir abaixo.