rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Outubro 28, 2024

“Que Pirâmide Humana?” de Manuel Heitor vai ser apresentado na UTAD

Livro “Que Pirâmide Humana?” é, na próxima quarta-feira, apresentado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). A UTAD abre as portas do átrio da Reitoria para a apresentação do livro “Que Pirâmide Humana? O Conhecimento e as opções de Política Pública em Portugal: 2000-2030”, da autoria de Manuel Heitor, ex-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O reitor da UTAD, Emídio Gomes, inicia a abertura da sessão, prevista para as 16 horas, seguindo-se a apresentação do livro pelo docente António Fontaínhas Fernandes, também presidente do Conselho Nacional de Acesso ao Ensino Superior. “Lançado no último mês, o livro propõe “um novo manifesto sobre o conhecimento em Portugal”, face à necessidade de perceber, estimular e garantir a transformação contínua e sistemática da «pirâmide humana». Com os traços distintivos da pintora Graça Morais, também Doutora Honoris Causa da UTAD, na capa deste livro, Manuel Heitor reflete criticamente sobre a construção social do sistema científico e tecnológico em Portugal e no contexto europeu”, apresenta a UTAD em comunicado. “Editado pela Imprensa Nacional, este livro aborda, de forma transversal, temáticas do Ensino Superior, uma área que esteve sob a alçada de Manuel Heitor entre 2015 e 2022. Ao longo dos sete capítulos, o autor apresenta a sua interpretação de como o pensamento sobre o conhecimento em Portugal foi sendo apropriado social e politicamente. Esta análise histórica das políticas de ciência e tecnologia é sustentada em muitas das reflexões que foram testadas, desenvolvidas e implementadas durante as últimas décadas, sobretudo desde a adesão à União Europeia em 1986, e inclui uma análise prospetiva para 2030.”, acrescenta. Apresentada a obra “Que Pirâmide Humana? O Conhecimento e as opções de Política Pública em Portugal: 2000-2030”, vai estar aberto o debate sobre os temas apresentados com a plateia, que contará com a presença do presidente da Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP), António Filipe, da investigadora do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), Elsa Justino, do administrador do grupo Granvinhos, Jorge Dias, do administrador da Continental, Miguel Pinto, da administradora da Fundação Casa de Mateus, Teresa Albuquerque, e do enólogo e docente da UTAD, Tiago Alves de Sousa.

Alto Tâmega e Barroso vai ter mais um polo do CIAB

O Alto Tâmega e Barroso inaugura, em breve, mais um polo do CIAB – Tribunal Arbitral de Consumo. No dia 24 de setembro, foi assinado um protocolo de cooperação entre estas duas entidades, nas instalações da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso. Ficou assim oficializada a conclusão do processo de expansão da competência territorial deste Centro de Arbitragem para os municípios que fazem parte da CIMAT, nomeadamente, Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena. O serviço público apresenta como características essenciais a gratuitidade tendencial, a celeridade de resolução, a facilidade de acesso, a segurança jurídica e a proximidade, através da mediação, conciliação e arbitragem, facilitando o acesso dos consumidores e empresas da região aos serviços de mediação e arbitragem de conflitos de consumo, reforçando assim, o compromisso de facilitar a defesa dos direitos dos consumidores. a oficialização da conclusão do processo de expansão da competência territorial deste Centro de Arbitragem para os municípios que fazem parte da CIMAT, nomeadamente, Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, contou com a presença dos presidentes de Câmara de todos os municípios do território, do secretariado executivo da CIMAT, assim como, do Presidente do CIAB, Mário Constantino Lopes, acompanhado por outros elementos desta entidade.

Alto Tâmega e Barroso – Sessão de esclarecimento a 29 de Outubro para Sistemas de Incetivo de Base Territorial

Vai ser a 29 de Outubro que vai decorrer a primeira sessão de esclarecimentos sobre o Aviso NORTE2030-2024-50 Sistema de Incentivos de Base Territorial (IT) – CIM Alto Tâmega e Barroso. A sessão é online e vai realizar-se pelas 15H. Esta será a primeira de um conjunto de sessões de esclarecimento que serão levadas a cabo junto dos empresários da região, à qual se somam outras reuniões direcionadas a atores estratégicos do Alto Tâmega e Barroso, como são o caso das associações empresariais, contabilistas, consultores, entidades bancárias, entre outras. O Sistema de Incentivos de Base Territorial tem uma dotação de mais de quatro milhões e quatrocentos mil euros e é destinado a micro e pequenas empresas do território que pretendam expandir ou modernizar a sua atividade e, que, ao mesmo tempo, contribuam para o emprego e para a modernização e resiliência das economias locais. As candidaturas decorrem até 30 de dezembro.

Agenda Novembro/Dezembro do Amarante Cine-Teatro

O Amarante Cine-Teatro já apresentou agenda para os meses de novembro e dezembro.Fernando Daniel inicia em Amarante a tour de auditórios V.H.Sessions, a 2 de novembro, pelas 21h30, num concerto já esgotado. Avançamos com a agenda de Novembro: A 15 e 16 de novembro, numa parceria entre o Amarante Cine-Teatro e B Produções, João Baião acompanhado por um elenco extraordinário sobe ao palco com “Feliz Aniversário”, uma adaptação em português da comédia de sucesso internacional, da autoria de Marc Camoletti. No total são três sessões, estando duas já esgotadas, no entanto, ainda é possível adquirir bilhete para a sessão extra do dia 16, às 15h30. A 23 de novembro, pelas 18h00, é apresentada a peça “Gulliver” numa produção de Co-pacabana, coprodução da Culturgest e Apoio da República Portuguesa – Cultura/Direção Geral das Artes. “Hansel e Gretel – A Casinha de Chocolate” é a nova produção da Jangada Teatro e chega ao Amarante Cine-Teatro a 30 de novembro, às 16h00.É para maiores de 3 anos e tem o custo de 5 euros.

A «Bicha das 7 Cabeças» regressa a Fafe

A Bicha das 7 Cabeças regressa a Fafe na noite de 31 de outubro, próxima quinta-feira, num evento, promovido pelo Município de Fafe, que vai envolver vários espaços da cidade numa atmosfera mística, com música, teatro e encenações de rua. Pelo segundo ano, a iniciativa vai recriar a versão fafense da lenda d’“A Bicha das 7 Cabeças”, no centro da cidade. O programa começa a partir das 20h00 com a animação de rua pelos Allcateia. Às 21h00, na Praça 25 de Abril, com a «A Bruxa», uma performance teatral, segunda parte da peça «A Noite das 7 Pragas», com produção da Companhia Malazartes. A noite termina no Teatro Cinema de Fafe com os concertos dos Criatura e Bisarma, a partir das 22h30, de entrada livre. Também a Biblioteca Municipal contribui para o programa apresentando a «Noite Assombrada: Bruxas à Solta na Biblioteca». A programação da 2ª edição d“A Bicha das 7 Cabeças” encerra no dia 2 de novembro com uma Caminhada pelo PR 13. A lenda “A Bicha das Sete Cabeças” em https://www.cm-fafe.pt/noticia/lenda-a-bicha-das-sete-cabecas