rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Outubro 1, 2024

Festival Gastronómico da Vitela Assada à Moda de Fafe arranca sexta-feira

O IX Festival Gastronómico da Vitela Assada à Moda de Fafe vai decorrer de 4 a 6 de Outubro, no Parque da Cidade e Pavilhão Multiusos. Nona edição da iniciativa promovida pela autarquia com um programa alargado a três dias, com cinco restaurantes do concelho, integrados na Confraria da Vitela Assada à Moda de Fafe (Adega Popular, Casa do Pasto Reis, Dom Egas, Feira Velha e Vice Versa) a confecionar, em forno de lenha, a vitela assada. No certame vão estar presentes 16 expositores, com artigos relacionados com vinho, doces, artesanato, entre outros produtos. O preço do menu é de 15€, no qual está incluído o prato da vitela assada, vinho verde (ou bebida de cápsula) e doces de gema.Esta edição irá adotar o sistema dos ecocopos – copos reutilizáveis, utilizado em eventos anteriores, reforçando a importância das questões ambientais nas festividades organizadas pelo Município de Fafe.O IX Festival Gastronómico da Vitela Assada à Moda de Fafe será também um evento acessível a todos, tendo sido adotadas medidas específicas para facilitar a acessibilidade, assim como instalações sanitárias adaptadas.A 9ª edição do Festival Gastronómico da Vitela Assada à Moda de Fafe conta com organização da Câmara Municipal de Fafe em parceria com a Confraria da Vitela Assada à Moda de Fafe, “tem como principal objetivo afirmar o prato tradicional de Fafe.”, revela a organização.

Bombeiros que combateram os incêndios de 15 a 19 de Setembro vão receber mais 25%

O Governo anunciou que vai subir, em 25%, o valor diário pago aos bombeiros voluntários afetos ao DECIR que combateram os incêndios rurais entre 15 a 19 de setembro. Com decisão da ministra da Administração Interna, o Secretário de Estado da Proteção Civil assinou esta semana o despacho de majoração do valor diário atribuído aos bombeiros. Trata-se de uma majoração em 25% os valores diários, respetivamente 67,30 euros e 78,30 euros, consoante se trate de bombeiros integrantes das várias equipas ou bombeiros do quadro de comando. “Portugal Continental atravessou mais um período difícil e exigente em matéria de combate aincêndios rurais, com especial destaque nas zonas Centro e Norte do país. Neste combate desigual,resta-nos expressar o nosso profundo pesar por cada vida perdida e por cada pessoa gravementeferida, assim como pela destruição de bens e de património florestal, com prejuízos económicosociais e humanos assinaláveis, cujos levantamentos se encontram ainda em curso.Todos os agentes de Proteção Civil, e em especial os bombeiros, demonstraram ser, uma vez mais,verdadeiros exemplos de resiliência e empenho, num contexto em que o Dispositivo Especial deCombate a Incêndios Rurais (DECIR) foi colocado sob forte pressão e empenho máximo de meios.”, menciona o comunicado da Administração Interna.

Deputado bracarense é o novo presidente da ARTV

O deputado social-democrata Carlos Cação, eleito pelo distrito de Braga, é o novo presidente do Conselho de Direção do Canal Parlamento (a ARTV). O órgão é responsável também pela gestão dos demais instrumentos de comunicação oficial da Assembleia da República, incluindo nos meios digitais. Deputado à Assembleia da República desde 2022, Carlos Cação é o coordenador do grupo parlamentar do PSD na Comissão de Ambiente e Energia, e membro suplente da Comissão de Agricultura e Pescas.