rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Setembro 25, 2024

Amarante recebe Juventude Lagense em Outubro

O Amarante Futebol Clube conheceu hoje o seu adversário na 3ª eliminatória na Taça de Portugal. O Juventude Lagense dos Açores, das Lages, na ilha Terceira, a militar no Campeonato de Futebol dos Açores. O jogo vai realizar-se entre 18 a 21 de Outubro. Resultado do sorteio: Os Sandinenses-AVSGondomar-Santa ClaraBelenenses-Gil VicenteAnadia-Estrela da AmadoraSanjoanense-FarensePevidém-BenficaPaços de Ferreira-V. GuimarãesMaria da Fonte-Arouca1.º Dezembro-Sp. BragaSintrense-FC PortoAtlético-Rio AveU. Leiria-NacionalAmora-Casa PiaU. Santarém-MoreirenseLusitano de Évora-EstorilVarzim-BoavistaLagoa-FamalicãoPortimonense-SportingOs Marialvas-RebordosaLeixões-AlcainsSão João de Vêr-ParedesSp. Covilhã-MoncarapachenseCaldas-TirsenseAlpendorada-CinfãesVila Real-Atlético dos ArcosO Elvas-TorreenseAlverca-Pêro PinheiroChaves-Lusitânia de LourosaBrito-MouraOliveira do Hospital-MafraPenafiel-LusitâniaAmarante-Juventude Lagense

Rotary de Celorico de Basto recebeu Governador do Distrito

A visita do Governador António Simões Pinto ao Rotary Club de Celorico de Basto aconteceu a 24 de Setembro. O Rotary Club de Celorico de Basto recebeu esta terça-feira visita do Governador do Distrito 1970, António Simões Pinto. O grupo de vários rotários e convidados visitou a Associação de Solidariedade Social de Basto A presidente do Rotary de Celorico de Basto, Filomena Esteves, realizou uma reunião do Conselho Diretor com o Governador seguindo-se a já tradicional foto da praxe no monumento Rotário existente junto á Biblioteca Municipal. Para finalizar realizou-se um jantar de trabalho e convívio num dos restaurantes da Vila de Celorico de Basto.Durante a sua intervenção, António Simões Pinto destacou a importância do trabalho rotário na promoção de iniciativas que contribuem para o desenvolvimento das comunidades locais e globais explicando alguma das iniciativas globais do Rotary International, dando destaque à campanha da poliomielite, doença que infelizmente bem recentemente entrou de novo nas notícias devido à guerra em Gaza. Enalteceu ainda o papel ativo do Rotary Club de Celorico de Basto, reconhecendo a dedicação e o empenho da Presidente Filomena Esteves e da sua equipa em projetos de apoio social e educativo na região. “A visita do Governador António Simões Pinto foi um momento de grande significado para o Rotary Club de Celorico de Basto, inspirando todos os presentes a continuarem a sua missão de serviço à comunidade, com dedicação e espírito rotário.”, revela em comunicado enviado à redação.

Ourilhe inaugurou ampliação do cemitério

Foi inaugurada a obra de ampliação do cemitério de Ourilhe. O presidente de união de freguesias, Alberto Mesquita, e o autarca José Peixoto Lima inauguraram a obra no âmbito das comemorações do dia da freguesia, este ano celebrado de 21 a 23 de Setembro. O presidente da união de freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe revelou que neste mandado foi feito um investimento aproximado de 4 milhões de euros nesta união. Foi renovado o parque infantil de Ourilhe, está concluído o caminho das cerdeirinhas, pavimentada calçada de S. João e a rua das cortes e está a finalizar o trabalho realizado na rua do Porto. ” Assumi o compromisso com o povo de Ourilhe fazer quatro obras importantes nesta freguesia, a renovação do parque infantil de Ourilhe, está renovado, assumi o compromisso de pavimentar calçada de S. João, rua em terra, intransitável, a calçada está pavimentada, o terceiro compromisso e a pedido de muita gente, incidia na colocação de railes de proteção na rua das cortes, está feito, e a grande obra que me comprometi fazer foi a pavimentação do parque do cemitério, foi hoje inaugurado, a prova que também está pronto, é caso para dizer que cumpri com a minha palavra” disse. O autarca José Peixoto Lima assegurou que todas estas obras só foram possíveis “graças ao entendimento que houve entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal, a grande fatia deste bolo, foi da responsabilidade da Câmara Municipal, nós pagamos o que podemos, deve-se ao bom entendimento dos responsáveis que vocês elegeram, há quem diga “você teve sorte com o presidente da câmara que lhe saiu”, mas a sorte não me saiu a mim, saiu a todos, porque o Sr. Presidente da Câmara não trabalha para mim, nem eu trabalho para ele, trabalhamos para vós, e tudo isto é possível porque vocês elegeram pessoas que pensam em vós, que pensam em melhor qualidade de vida para vós, para o povo”. Foi contundente ao agradecer ao Presidente da autarquia “tudo o que o Sr. Presidente da Câmara tem feito por esta gente”. Nas comemorações do Dia da Freguesia foi realizada a cerimónia da entrega de diplomas de mérito escolar aos melhores alunos do 4º,6º,9º e 12ºanos de escolaridade, residentes na união de freguesias. Foi realizada uma caminhada pela freguesia de Ourilhe e um almoço convívio.

Autarquia celoricense suporta valor da água gasta pelos cidadãos no combate aos incêndios

Celorico de Basto aprovou uma medida extraordinária para apoiar a população que esteve diretamente envolvida no combate aos incêndios que devastaram o país na semana passada, afetando particularmente várias freguesias do concelho. Todos os munícipes que utilizaram água da rede pública para ajudar os bombeiros, combater incêndios ou proteger o seu património terão o excesso de consumo, em relação à sua média habitual, deduzido na próxima fatura da água. Uma acordo feito pelo município celoricense com a Águas do Norte, à semelhança de outros municípios. “O valor correspondente a este excesso será suportado pelos municípios que integram as Águas do Norte, assegurando que a população não será onerada pelo esforço solidário prestado durante esta emergência. Esta medida é um reconhecimento do município à dedicação e coragem demonstradas pelos cidadãos na proteção da comunidade e do território.”, revela em comunicado. Para o Presidente da Câmara Municipal, José Peixoto Lima, “esta iniciativa é uma forma de agradecermos e reconhecermos o esforço incansável de todos os que, em momentos de grande adversidade, não hesitaram em utilizar os seus recursos para ajudar a proteger vidas e bens. Queremos garantir que nenhum cidadão será penalizado por ter contribuído para o combate aos incêndios e, por isso, assumimos a responsabilidade de compensar o excesso de consumo de água. Esta é uma ação solidária e necessária, que demonstra o verdadeiro espírito de união da nossa comunidade.”Esta medida será articulada no terreno com as Juntas de Freguesia e o Serviço Municipal de Proteção Civil de forma a dar uma resposta rápida e eficaz à população.De referir que, neste momento, o Município, Juntas de Freguesia e demais entidades envolvidas, estão a proceder a um levantamento tão rigoroso quanto possível para inventariar os prejuízos patrimoniais causados pelos incêndios de forma a serem reportados às entidades competentes e serem objeto de apoio.