rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Setembro 23, 2024

Conferência “Saudar Basto” vai realiza-se a 27 de Setembro

Na próxima sexta-feira, dia 27 de Setembro, vai realizar-se em Mondim de Basto uma conferência acerca do turismo de Basto. Faz parte do projeto Saudar Basto – Festival de Turismo da Região de Basto, surgiu de um trabalho académico, tem como objetivo potenciar as Terras de Basto a nível turístico, através da marca Saudar Basto. Com início numa parceria entre o Instituto Europeu de Estudos Superiores, a Associação Empresarial de Mondim de Basto e o Município de Mondim de Basto, prevê a organização de várias iniciativas que serão oportunamente estendidas à Região de Basto. A próxima conferência de dia 27 de setembro é uma dessas iniciativas. Vai ser realizada no Dia Mundial do Turismo com o tema “Saudar Basto: produtos estratégicos para a região de Basto” que integrará dois painéis: Painel I – Turismo, Gastronomia e Vinhos e o Painel II – Turismo de Natureza. O evento é gratuito sujeito a inscrição prévia até ao dia 25/09, através do link: https://forms.gle/kZ333rhwDiuKgFuA8

Autarquia entrega livros de fichas aos alunos do 1ª ciclo

Na semana passada o município de Celorico de Basto começou a entregar os livros de fichas aos alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas. A oferta dos livros de fichas é feito pela autarquia, com um investimento de cerca de 20 mil euros. A Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Maria José Marinho, esteve na Escola Básica da Mota a entregar os livros de fichas aos alunos do 1º ciclo do ensino básico. Uma medida que segue em “consonância com o nosso projeto no âmbito da educação, que visa proporcionar a todos as crianças do nosso concelho que frequentam o Agrupamento de Escolas, as mesmas oportunidades de ensino” assegura a autarca. “Uma abordagem mais autónoma e que permite e fortalece o progresso em várias áreas do conhecimento e de habilidades dos nossos alunos e que cria hábitos e práticas de aprendizagem. É reconhecendo a sua importância que continuamos, ano após ano, a entregar, gratuitamente, os livros de fichas a todos os alunos do 1º ciclo de estudos”. Maria José Marinho acrescenta que “têm vindo a ser colocadas em prática uma série de medidas em beneficio dos nossos alunos, temos transportes gratuitos, cantinas geridas pela autarquia com pratos saudáveis e saborosos, atribuímos bolsas de estudo aos alunos que ingressaram no ensino superior e ainda esta sexta, entregamos aos 40 melhores alunos que concluíram o 9º ano e do 12º ano, prémios de mérito, tudo isto, numa dinâmica de parceria constante com as escolas, para que nada falte”.Todos os alunos dos 1º ciclo do ensino básico de Celorico de Basto estão a receber as fichas escolares das várias unidades curriculares lecionadas.

Aviso Amarelo para alguns distritos do Norte

Devido à previsão de chuva forte e persistente, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em aviso meteorológico amarelo os distritos de Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu e Aveiro a partir das 6 horas de amanhã, 24 de Setembro. O aviso vai perdurar até quinta-feira e alargar-se a outros distritos. A previsão é de períodos de chuva por vezes forte, em especial em zonas de montanha.

Previsão de chuva forte e persistente

Precipitação forte e persistente entre dias 24 e 26 de setembro. Devido ao transporte de uma massa de ar tropical, com conteúdo muito elevado em vapor de água, na circulação conjunta de um anticiclone localizado a sul dos Açores e uma região depressionária no Atlântico Norte, prevê-se a ocorrência de períodos de chuva persistente a partir de dia 24, amanhã, nas regiões Norte e Centro, e que será por vezes forte nos dias 25 e 26, em especial no litoral a norte do Cabo Mondego e regiões montanhosas. Na região sul, a precipitação será em geral fraca, embora pouco provável no interior do Baixo Alentejo e sotavento algarvio, podendo ser temporariamente moderada durante a manhã de dia 26. Os valores acumulados de precipitação no total dos referidos três dias poderão atingir entre 100 a 200 mm no Minho, Douro Litoral e nas serras dos distritos de Viseu, Aveiro e Coimbra, e entre 50 a 100 mm no restante litoral a norte do Cabo Mondego, concentrando-se a maior parte da precipitação entre as manhãs de dias 25 e 26. O vento irá aumentar de intensidade entre a tarde de dia 25 e o início da manhã de dia 26, soprando forte de sudoeste, com rajadas até 70 km/h no litoral Norte e Centro, e até 90 km/h nas terras altas, em especial das regiões Norte e Centro.