rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Temperaturas elevadas para os próximos dias

O estado do tempo em Portugal continental está a ser influenciado por um anticiclone localizado nas ilhas Britânicas, estendendo-se em crista até aos Açores, originando uma corrente de leste sobre a Península Ibérica.

“Os valores da temperatura do ar irão aumentar de forma gradual a partir de hoje, sexta-feira, dia 13, e até ao próximo dia 16, e a subida mais significativa será sentida no litoral Norte e Centro.”, refere o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) em comunicado. Assim, esperam-se valores de temperatura máxima acima de 30°C na generalidade do território, com alguns locais da região Sul a atingirem valores acima de 35°C. A temperatura mínima também irá registar uma subida, em especial na região do vale do Tejo e no Alto Alentejo, onde se esperam valores mínimos acima de 20°C (noites tropicais). As temperaturas previstas são claramente acima do usual para o mês de setembro, não sendo de excluir o registo de uma onda de calor em alguns locais, mas não de forma generalizada no território continental. O vento irá soprar do quadrante leste, com alguma entrada de brisa marítima no litoral oeste durante a tarde, estando prevista uma intensificação do vento nas terras altas a partir do final da tarde de domingo dia 15.Na costa sul do Algarve estão previstas ondas de sueste até 1,5 metros, com a temperatura da água do mar da ordem de 18°C, podendo aumentar ligeiramente nos próximos dias. Na costa ocidental, a altura significativa das ondas não irá ultrapassar 1,5 metros e a temperatura da água do mar variará entre 14 e 16°C. Devido a esta situação, o IPMA vai emitir aviso de tempo quente para alguns distritos do litoral. Há por conseguinte um aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

É PROIBIDO:

Fazer Queimada Extensiva; Fazer Queima de Amontoados; Utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito; Fumigar ou desinfestar em apiários; Usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, todos os equipamentos com escape sem dispositivo tapa-chamas, equipamentos de corte, como motosserras ou rebarbadoras, ou a operação de métodos mecânicos que, na sua ação com os elementos minerais ou artificiais, gerem faíscas ou calor.