rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Setembro 12, 2024

Empresa Multinacional vai instalar-se em Codessoso

Uma empresa multinacional adquiriu esta semana terrenos à empresa portuguesa Mota-Engil e vai instalar-se naquele que será o Parque Empresarial de Codessoso. A autarquia da conta desta novidade uma vez que acompanhou o processo de venda, pelo interesse de investimento no concelho.“A empresa pretende investir mais de 25 milhões de euros na construção e funcionamento de uma unidade fabril”, revela a autarquia celoricense em comunicado. Os terrenos agora adquiridos à Mota-Engil têm uma área de 241 000 m2 e integra o espaço do antigo “campo de tiro” de Codessoso.Uma oportunidade única que irá alavancar o Parque empresarial de Codessoso “criar emprego, dinamismo económico num setor completamente inovador, com perspetivas de crescimento consideráveis e que irá mexer, em absoluto com a economia local”assegura José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. “Estamos sempre atentos a novas possibilidades e articulamos todos os esforços, com um programa municipal de apoio ao investidor aliciante para quem procura investir, mão de obra e condições para prosperar. O desenvolvimento económico do concelho depende desta capacidade de fixar empresas, dinâmicas e com objetivos concretos, que criem emprego, e gerem riqueza”. José Peixoto Lima diz que “é imperativo continuarmos a fortalecer o nosso tecido económico e com isso, melhorar a qualidade de vida de quem cá vive e atrair novos residentes para o concelho”.A intenção da empresa que adquiriu o terreno passa pela instalação de uma unidade fabril “completamente inovadora e que trará vantagens para a economia e para o meio ambiente, com práticas sustentáveis. Para além, da linha de negócio que prendem instalar ser, ela própria, sustentável, toda a produção da matéria prima é assegurada por técnicas sustentáveis, sempre na perspetiva de utilizar os recursos disponíveis sem comprometer o futuro das gerações vindouras”. José Peixoto Lima reforça que, apesar de ainda ser difícil atrair investimento para Celorico de Basto, “nota-se um interesse crescente, pela forma como “vendemos” o nosso território, como incentivamos com apoios e benefícios, e sobretudo pelas condições físicas, rede viária e proximidade com os grandes centros, como fator impulsionador”.

Rotary de Celorico de Basto premeia o mérito escolar

O Rotary Club de Celorico de Basto entregou, a 10 de Setembro, os prémios de mérito escolar, no âmbito do reconhecimento dos melhores alunos do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto e da Escola Profissional Eng. Silva Nunes. O Rotary de Celorico de Basto criou este prémio a fim de querer “valorizar o esforço, dedicação e excelência académica dos jovens, incentivando-os a prosseguir os seus estudos” e por isso atribui um diploma de mérito e um prémio simbólico. A cerimónia contou com a presença de diversas entidades locais, membros do Rotary Club, professores, familiares e amigos dos alunos distinguidos, num ambiente de celebração e orgulho pelos resultados alcançados. Foram premiados os alunos Soraia Braga, Luís Mota, Cristiano Mota, Rita Martins e Sofia Barreto. Para o Rotary de Celorico de Basto, atualmente liderado por Filomena Esteves, “a cerimónia foi um reflexo do espírito de união e do compromisso em elevar a educação em Celorico de Basto, homenageando o mérito, a dedicação e a excelência, valores fundamentais que moldam o futuro dos jovens e da própria sociedade.” Foram premiados alunos de diferentes níveis de ensino, desde o ensino básico ao secundário, incluindo cursos profissionais.

Empresa bracarense cria plataforma para o Ministério da Justiça

A KEEP SOLUTIONS, empresa bracarense, spin-off da UMinho está a uma solução integrada para a gestão do património cultural das instituições tuteladas pelo Ministério. Foi empresa selecionada em concurso internacional para implementar uma plataforma de gestão do património cultural para o Ministério da Justiça. “Este portal irá integrar um sistema de gestão de bibliotecas (45 bibliotecas associadas), um sistema de gestão do arquivo histórico (nove entidades associadas) e um sistema dedicado à gestão de núcleos museológicos (oito entidades associadas). Estes três contextos de informação (arquivos, bibliotecas e museus) serão geridos por produtos da empresa específicos e ajustados para a gestão de informação destas áreas patrimoniais e culturais. Para facilitar o acesso a toda a informação gerida por estas dezenas de entidades, o projeto também contempla a implementação de um portal que irá permitir a agregação e a pesquisa da informação a partir de um único ponto de acesso.” revela. Trata-se de um projeto que abrange um universo alargado de instituições desta área governativa, tais como a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, a Polícia Judiciária, a Direção-Geral da Administração da Justiça, os Tribunais, entre outras. Todos estes organismos são detentores de informação relevante e requerem mecanismos de segurança, assim como rigorosos critérios no tratamento da informação e gestão dos projetos, daí que a KEEP SOLUTIONS tenha envolvido no mesmo uma vasta equipa de trabalho. Este projeto, da responsabilidade da Secretaria-Geral do Ministério da Justiça, é executado ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência – PRR, nomeadamente do TD C18-i01.06 – Justiça Económica e Ambiente de Negócios, e tem como objetivo desenvolver uma solução integrada de gestão de várias fontes da informação do Ministério da Justiça e também dos Tribunais.

Reentrée de cinema no Cineclube de Amarante

O cineclube de Amarante assinala a reentrée de cinema já disponível este mês na Sala Teixeira de Pascoaes em Amarante. A rentrée está marcada para dia 20 e faz-se com um filme mítico: “One From The Heart de Francis Ford Coppola”. Na sexta-feira 27, o último filme de Tim Burton em exibição na sala amarantina. “Beetlejuice Beetlejuice” foi o filme de abertura do recente Festival de Veneza. No dia 29, domingo, continuam com o ciclo Filmes de Abril. “O Recado de José Fonseca e Costa” que terá apresentação de António Roma Torres, crítico de cinema ( e médico psiquiatra dinamizador de vários ciclos sobre Cinema Saúde e Doença) que logo em Abril de 1974 editou o livro “Ano Gulbenkian Cinema Português – livro 1”.

Fafe – autarquia atribui vouchers para material escolar (já disponíveis)

Os vouchers para aquisição de material escolar a atribuir pelo Município de Fafe aos alunos beneficiários dos escalões A e B, que frequentam a rede escolar pública do concelho, já estão disponíveis na plataforma de gestão escolar, SIGA. Para efeitos de candidatura ao Voucher da Educação, os alunos elegíveis são aqueles com escalão A de ação social escolar (escalão1 do abono de família) que beneficiarão de uma comparticipação de até 100€ e os alunos que auferem apoio do escalão B de ação social escolar (escalão 2 do abono de família) com uma comparticipação de até 50€. Estes alunos devem ser residentes no concelho de Fafe e frequentar um estabelecimento de ensino público, no concelho de Fafe, desde o 1º ciclo ao ensino secundário. As despesas elegíveis para efeitos de comparticipação devem corresponder a compras efetuadas no comércio local e poderão ser material escolar (lápis, canetas, cadernos, capas, réguas, borracha, máquina de calcular, etc), equipamentos de educação física e desporto (saco de desporto, sapatilhas, fato de treino, kimono, fato de banho/natação, chinelos, fato/sapatos de dança/ballet), instrumento musical para efeitos de educação musical (ou outros materiais e instrumentos de apoio à educação musical), livros de apoio, fichas ou de consulta, e outros (como mochilas, lancheiras, estojos, materiais para artes visuais). O prazo para submissão de candidatura ao voucher na plataforma SIGA decorre até ao dia 31 de outubro de 2024, impreterivelmente, sendo que o apoio será efetuado por transferência bancária após análise e validação pelos serviços técnicos.