rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Setembro 6, 2024

Concluída a obra da rua do Carril de Baixo em Mondim de Basto

A empreitada de “Beneficiação da Rua do Carril de Baixo”, na Freguesia de São Cristóvão de Mondim de Basto já se encontra concluída.A obra, que integrou o programa “Acesso para Todos”, representou um investimento de 20 025,25€. “Os trabalhos incidiram na execução de muro de suporte, drenagem de águas pluviais e na pavimentação de toda a extensão da rua em cubos de granito da região.”, revela a autarquia em comunicado.Terminada a obra foi visitada pelo Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, acompanhado pelo Vice-Presidente, Carlos Amorim, e pelo Presidente da Junta de Freguesia de São Cristóvão de Mondim de Basto, João Marques. “A beneficiação que vai possibilitar aos moradores e utilizadores desta via, usufruir de melhores condições de acesso e de segurança quer às habitações, quer aos terrenos de cultivo., assegura o autarca Bruno Ferreira.

Fafe – Abertas inscrições para o programa “+ Vida”

O novo programa da autarquia de Fafe designa-se “+ Vida” e pretende agregar num só conceito o programa de promoção de atividade física e envelhecimento ativo destinado aos maiores de 65 anos ou pessoas reformadas por motivos de saúde. O “+ Vida” inicia no dia 1 de outubro – Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso – é promovido pelo Município de Fafe através da sua Unidade de Desporto e irá contemplar duas vertentes, aulas de hidroginástica e aulas de atividade física sénior.As inscrições decorrem a partir de hoje até 27 de setembro, no Pavilhão Municipal de Fafe, no horário de funcionamento dos serviços (09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30).Revela a autarquia que “Cada participante poderá usufruir, no máximo, de duas aulas de hidro sénior e duas aulas de atividade física sénior por semana, sendo que a lotação de cada turma será de 25 alunos, sendo concedida preferência aos alunos com mais de 65 anos.”O “+ Vida” introduz uma metodologia de monitorização da condição física prévia de todos os participantes. O objetivo é proceder à monitorização no início do programa e no final da época para avaliar progressos considerando como ponto de partida a constatação de que a prática física e desportiva regular contribui para prevenir doenças cardiovasculares, diabetes (tipo 2) e doenças oncológicas, muito prevalentes após os 65 anos. Assim, todos os alunos inscrito no programa serão pesados (balança de bioimpedância), com intuito de registar os valores de massa magra, massa gorda e percentagem de água, sendo também registada a tensão arterial.Este projeto tem como objetivos a melhoria da qualidade de vida e das capacidades físicas e motoras dos seniores, aumentar a sua aptidão cardiovascular, promovendo um envelhecimento mais ativo e uma melhor qualidade de vida.

Celorico de Basto – Prémios de Mérito Escolar vão ser entregues a 13 de Setembro

O Município de Celorico de Basto acaba de anunciar que vai atribuir prémios de mérito a estudantesA “Medida visa destacar o mérito escolar dos alunos no final do 9º ano de escolaridade e no final 12º ano, com bolsas de 250€.”, revela o município, que avança que os prémios referentes ao ano letivo anterior vão ser entregues a 13 de Setembro, próxima sexta-feira, pelas 21 horas no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa.Este apoio tem um valor global de 10 mil euros que será divido em 40 bolsas, a atribuir no início de cada ano letivo.Esta medida vem na sequência de outras medidas deste executivo municipal no âmbito da educação e visa “valorizar o esforço e motivar para excelência” assegura Maria José Marinho, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Celorico de Basto.A atribuição deste prémio é efetivada aos alunos mediante a comunicação das escolas da ordenação dos alunos e alunas no final do ano letivo, sendo que, o único fator de atribuição é a média final. “A atribuição desta bolsa depende em exclusivo da média final dos alunos, não sendo viabilizados os fatores económicos dos agregados. Aliás, esta medida visa valorizar o desempenho académico do aluno em exclusivo, e ao mesmo tempo incentiva outros alunos a seguir o mesmo caminho, o caminho da excelência para que possam ter oportunidades mais vantajosas e possam fazer as suas próprias escolhas, escolher a universidade, o curso, a profissão, serem os principais decisores do seu futuro”. Nesta perspetiva, a autarca assegura que “estes pequenos incentivos acabam por retornar para a nossa comunidade com a formação de jovens com carreiras em áreas essenciais, e que contribuem claramente para o desenvolvimento de forças de trabalho qualificadas e inovadoras e que fortalecem a economia a longo prazo”. Jovens que “esperamos que, terminado o percurso académico, regressem à terra e sejam, também eles, motor impulsionador do desenvolvimento do concelho que os viu nascer”.No total serão atribuídos 40 prémios de mérito, 15 prémios de mérito para os alunos da Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto e 5 prémios de mérito para os alunos da Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes, no que respeita aos melhores alunos a concluir o 12º ano. Para os melhores alunos do 9º ano serão atribuídos 10 prémios de mérito aos alunos da Escola Básica e Secundária de Celorico, 5 prémios de mérito aos alunos da Escola Básica da Mota e 5 prémios de mérito para os alunos da Escola Básica de Gandarela.

“Iberian Ensemble” vai atuar na Igreja de Veade

O Iberian Ensemble encerra o Ciclo de 12 Concertos pelo Interior do Património 2023-24 na Rota do Românico, no próximo sábado, 7 de setembro.O penúltimo concerto está agendado para as 18h30 na Igreja do Salvador de Unhão, em Felgueiras, e o último para as 21h30 na Igreja de Santa Maria de Veade, em Celorico de Basto (na foto acima).A entrada é livre, sujeita à lotação dos espaços.O grupo de música antiga Iberian Ensemble contará com as atuações de Alexandre Andrade, na flauta barroca, David Cruz, no violoncelo barroco, e Ivan Oliveira, na teorba e guitarra barroca.O Iberian Ensemble dedica o seu trabalho à performance histórica de repertórios dos séculos XVII e XVIII. Partindo de instrumentos da época, os seus programas procuram evidenciar os grandes compositores de referência europeia, bem como os mestres do barroco ibérico.O Ciclo de Concertos pelo Interior do Património tem o apoio da Direção-Geral das Artes e da Rota do Românico.A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

AF de Vila Real anuncia Formação de Tutores

A Associação de Futebol de Vila Real anunciou a Formação de Tutores de Futebol e Futsal. Obrigatória para o desempenho da função de Tutor de Estágios dos Cursos de Treinadores, esta formação creditada decorrerá no Auditório da AFVR, no dia 23 de setembro, das 19h às 24h, para as modalidades de Futebol e Futsal. A participação está reservada a Treinadores que cumpram o perfil de Tutor de cada modalidade, mediante preenchimento do(s) respetivo(s) formulário(s) de inscrição, até ao dia 20 de setembro.