rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Celorico de Basto fez recepção aos professores no Centro Cultural

Os professores que este ano letivo 2024/2025 vão lecionar no concelho foram hoje recebidos no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa.
José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto e Domingos Carvalho, Diretor do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto receberam os professores que irão integrar o Agrupamento de Escolas em todos os ciclos de estudo. A receção para os professores do 2º, 3º ciclo e secundário decorreu durante a manhã e a receção do 1º ciclo e pré- escolar está a ser feita durante esta tarde.
Para José Peixoto Lima “ O inicio de cada ano letivo é sempre um desafio, que estou certo que será vivido, por todos vós, com entusiasmo e total disponibilidade para dar aos nossos alunos conhecimento mas também, crescimento pessoal e social. A educação é uma das áreas que tratamos com especial cuidado, na delegação de competências que aceitamos desde a primeira hora, assumimos o desafio de fazer mudanças, as mudanças, como sabem, começaram com a gestão das cantinas escolares e agora temos um problema de falta de recursos humanos, um défice muito superior aquele que o Estado nos comparticipa para conseguirmos gerir dignamente a educação”. Uma situação que o autarca diz não ser impeditivo para criar as melhores condições de ensino e aprendizagem, “a educação não pode, de todo, ser negligenciada, a educação é crucial na formação das nossa comunidade e temos que continuar a articular todos os esforços para criar as condições ideais para o bom desempenho dos nossos alunos”. O autarca desejou a todos um bom ano letivo e “que os problemas que surjam possam ser solucionados com dialogo e compreensão, e sentirmos, no final do ano letivo, com a presença de cada vez mais jovens oriundos de outros países, que todos trabalharam pelo mesmo, o sucesso do aluno em todas as dimensões”.
Já Domingos Carvalho, Diretor do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto. considera que “o nosso agrupamento tem uma missão não só na transmissão de conhecimentos mas também na formação integral dos nossos alunos, queremos que saiam daqui cidadãos conscientes, responsáveis e preparados para enfrentar os desafios do mundo moderno, para isso conto convosco, para, em conjunto, criarmos um ambiente de ensino inovador, inclusivo e motivador. Neste novo ano, quero enfatizar a importância do trabalho em equipa e da colaboração entre todos os setores em geral do nosso agrupamento, em particular em cada uma das escolas, o sucesso dos nossos alunos, dependente de uma comunicação aberta e de um esforço conjunto entre professores, funcionários, alunos e pais, para o sucesso de cada aluno”. O Diretor do Agrupamento de Escolas aproveitou para agradecer ao Município, pela proximidade e cooperação, “ queria aproveitar esta oportunidade para expressar o nosso profundo agradecimento à Câmara Municipal e à equipa que aí trabalha incansavelmente em prol da educação, o apoio constante e a colaboração estreita entre a autarquia e o nosso agrupamento são fundamentais para o sucesso das nossas iniciativas e para a criação de condições cada vez melhores dos nossos alunos, sem o vosso esforço e proteção, muitos dos nossos projetos não teriam sido possíveis”. Aos professores que irão compor o Agrupamento de Escolas, Domingos Carvalho diz saber “que cada um de vós traz consigo um sem número de experiências, conhecimentos e paixões, que juntos irão contribuir para o crescimento dos nossos alunos e o fortalecimento da nossa comunidade escolar”.
Também presente, João Varejão, presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas, diz que o que “mais ambicionamos é que a nossa escola preste à comunidade um serviço educativo de excelência, contribuindo para a formação e cidadãos íntegros e conscientes dos seus deveres e direitos, capazes de atuar como agentes de mudança num ambiente participativo, aberto e integrador, numa escola que seja reconhecida também pelo seu humanismo, e padrões de exigência e responsabilidade, que valorizam o conhecimento e condição de acesso ao bom trabalho e prosseguimento dos estudos”. Para que todo isto se efetive, exige-se ao professor “ o rigor, o trabalho, o respeito mutuo, a autonomia e a responsabilidade numa atitude digna e recompensadora do empenho e dedicação à causa da escola pública.”