rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Julho 25, 2024

Lousada ocupa primeiro lugar no pódio europeu de árvores plantadas em Portugal

O Município de Lousada ocupa o primeiro lugar nacional, ao abrigo da iniciativa europeia da Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030 que se compromete a plantar, como meta, pelo menos mais 3 mil milhões de árvores até 2030 (“3 Billion Trees EU Pledge”) no âmbito do Pacto Ecológico Europeu.Lousada é também o único município português e a primeira entidade portuguesa listada na meta europeia de árvores plantadas em Portugal com mais de 34 mil árvores plantadas desde o ano de 2020, tendo sido contabilizadas plantações localizadas e diretamente coordenadas pela autarquia local.De salientar que a plantação de árvores incrementa a área de cobertura florestal e arbórea, e beneficia o aumento da resiliência das florestas, a reversão da perda de biodiversidade, enquanto mitiga as alterações climáticas e ajuda na adaptação ao aquecimento global. Em particular, os resultados de plantação alcançados na Paisagem Protegida Local do Sousa Superior demonstraram boa compatibilidade no reforço da matriz agroflorestal, na melhoria do estado ecológico da paisagem agrícola e consequentemente no aumento do sequestro do carbono.De acordo com o Vereador do Ambiente, Dr. Manuel Nunes, “o Município de Lousada é consciente de que a plantação de novas árvores não é uma alternativa à preservação das árvores existentes, mas sim um complemento a uma ação de conservação mais ampla”.

GNR assinala Dia da Prevenção do Afogamento

A Guarda Nacional Republicana (GNR), em conjunto com a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), assinala, esta quinta-feira, o Dia Mundial da Prevenção do Afogamento com a campanha “Verão sem sobressaltos”.A campanha chama à atenção “para o impacto que este acidente tem na vida das famílias e da sociedade em geral”, alertando que “a morte por afogamento é rápida, silenciosa e pode acontecer numa quantidade de água muito reduzida”.Numa partilha nas redes sociais, a GNR dá conta de que os afogamentos são a “2ª causa de morte acidental de crianças e jovens em Portugal. No ano de 2022 morreram 19 crianças na água. Já os dados revelados pelas organizações indicam que em 2023 se registaram pelo menos oito afogamentos de crianças, sabendo-se que, em piscinas, três morreram e duas foram hospitalizadas.

Detido em Paredes por tráfico de estupefacientes

Um homem, de 20 anos, foi detido, esta quarta-feira, dia 24 de julho, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Paredes. A detenção ocorreu no âmbito de uma ação de fiscalização aleatória, em que os militares da Guarda abordaram um homem que ao aperceber-se da presença da autoridade evidenciou um comportamento suspeito. No decorrer da ação, foi possível apurar que o indivíduo estava na posse 135 doses de haxixe, motivo que levou à sua detenção em flagrante. Da ação resultou ainda a apreensão de 135 doses de haxixe, 120 euros em numerário e uma balança de precisão.O suspeito foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Paredes.