rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Julho 24, 2024

XX Feira da Terra em Mondim de Basto com Concurso de Mel

A Câmara Municipal de Mondim de Basto vai promover, no âmbito da XX Edição da Feira da Terra, um Concurso de Mel que tem como objetivo dar a conhecer e valorizar a qualidade, a especificidade e a diversidade do mel em Mondim de Basto. Podem participar todos os apicultores em nome individual ou coletivo, proprietários de apiários localizados na área geográfica do concelho de Mondim de Basto.As inscrições decorrem até à próxima sexta-feira, dia 26 de julho, no Gabinete de Apoio ao Agricultor da Câmara Municipal de Mondim de Basto. O concurso vai realizar-se a 2 de agosto às 21H00, no recinto da feira, junto aosexpositores de mel. Cada apicultor só poderá concorrer com uma amostra de mel. O Júri, constituído por três elementos, vai avaliar as amostras a concurso pelos critérios de cor; aspeto de limpeza (ausência de inclusões); cristalização (desejável não cristalizado); aroma; e sabor a urze.

Clínica do Pé Diabético promoveu perto de 6 mil consultas em 2023

A Clínica do Pé Diabético no Hospital Padre Américo em Penafiel promoveu perto de 6 mil consultas em 2023. Um serviço que tem as mais baixas taxas de amputação a nível nacional.A Clínica do Pé Diabético, serviço inaugurado em 2018, realizou 5.800 consultas e mais de seis mil técnicas complementares de diagnóstico no ano passado, permitindo tratar milhares de doentes de forma diferenciada e multidisciplinar.Os dados foram revelados no seguimento das celebrações do sexto aniversário do serviço, que decorreu no Hospital Padre Américo, sede da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULS-TS). Na ocasião, a Liga de Amigos do Hospital entregou uma cadeira de rodas reservada para o transporte de pacientes com mobilidade reduzida.Maria Jesus Dantas, médica coordenadora da Clínica do Pé Diabético, enaltece “o extraordinário sentido de compromisso da equipa que acompanha este serviço, desde médicos a enfermeiros, passando pelos auxiliares”. Para a responsável do serviço, “a articulação da atividade da Clínica com a hospitalização domiciliária e o hospital de dia é fundamental para evitar muitos internamentos hospitalares, que acabam por implicar um esforço acrescido para o utente e para os profissionais de saúde.Para Rui Aguiar, Diretor Clínico para os cuidados de saúde primários, “o crescimento da Clínica ao nível do volume de atendimentos é o significado do reconhecimento do trabalho de excelência que esta equipa pratica, e que continuará a praticar porque olha sempre para o que pode fazer a seguir que ajude a humanizar o tratamento”.Henrique Capelas, Presidente do Conselho de Administração da ULS-TS, refere que “este serviço é o exemplo perfeito de como uma maior integração de cuidados e um cruzamento de várias disciplinas médicas, hospitalares e não hospitalares, permite tratar mais eficazmente o utente. A região é um exemplo no tratamento do pé diabético pela sua capacidade de diferenciação no atendimento aos utentes”, destacouAs consultas na Clínica do Pé Diabético chegam a reunir 14 especialidades médicas. Em casos com uma avaliação mais complexa, podem estar envolvidas áreas como a cirurgia, ortopedia, fisiatria, podologia e enfermagem. A Clínica tem consultas dedicadas de endocrinologia, infeciologia, psicologia, psiquiatria e, diariamente, cirurgia vascular e consulta aberta para os casos urgentes. O serviço tem também a única consulta de podo-pediatria para crianças diabéticas do país.A equipa da Clínica é constituída em permanência por duas médicas especialistas em cirurgia geral, duas podologistas, duas enfermeiras especializadas e uma assistente operacional.As primeiras consultas de pé diabético no Hospital Padre Américo tiveram início em 1998, numa equipa constituída inicialmente por um médico e um enfermeiro, evoluindo até ao modelo atual, reforçado com a inauguração da Clínica do Pé Diabético em 2018.

GNR já realizou 189 transportes de órgãos em 2024

Com a missão de transportar órgãos desde 1994, a GNR revela que este ano de 2024 já efetuou o transporte de 189 órgãos, empenhando 396 militares e tendo percorrido cerca de 38 902 quilómetros, prestando assim, um valioso contributo para salvar vidas. Os quatro distritos com mais transportes realizados são Coimbra (31), Lisboa (30), Aveiro (23) e Braga (21). “A qualidade e segurança da transplantação de órgãos depende do tempo necessário para o seu transporte, competindo assim à GNR, e em respeito das condições de segurança, chegar ao destino no menor tempo possível, contribuindo deste modo para o salvamento de mais uma vida.”, revela a GNR em comunicado.

Homenagem a Fernando Pinto de Moura em dia de feriado municipal

A Câmara Municipal de Mondim de Basto vai homenagear, no Dia do Município, 25 de julho, o antigo Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Fernando Pinto de Moura, com a inauguração de um Memorial e a atribuição do nome Parque Urbano Fernando Pinto de Moura, à Zona Verde de Mondim de Basto. A iniciativa, que partiu de um grupo de amigos e antigos colaboradores da autarquia Mondinense – que reuniu a assinatura de centenas de pessoas -, teve o apoio do atual executivo municipal e foi aprovada na reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada no dia 13 de junho de 2024. Anualmente, a Câmara Municipal e a comunidade Mondinense celebram de uma forma solene o Dia do Município, destacando e homenageando personalidades ou instituições pelos serviços excecionais e louváveis prestados em favor das populações deste concelho. “Este ano, reconhecendo o empenho e dinamismo, aliado a uma dedicação extrema à causa pública, Fernando Pinto de Moura vai ser homenageado na Sessão Solene do Dia do Município, que se realiza no dia 25 de julho de 2024, às 15:00 horas, no Auditório da Assembleia Municipal.” revela a autarquia.