rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Julho 15, 2024

Filomena Esteves é a nova presidente do Rotary de Celorico de Basto (c/áudio)

Filomena Esteves é a nova presidente do Rotary Clube de Celorico de Basto.Foi no passado dia 9 de Julho, na Quinta do Forno, que aconteceu a cerimónia de transmissão de tarefas do Rotary Club de Celorico de Basto com a passagem da presidência de Rui Teixeira para Filomena Esteves.Natural de Melgaço e licenciada em Matemática é professora de profissão, Filomena Esteves disse assumir este cargo com entusiasmo e dedicação.No seu discurso referiu“contar com todos os companheiros deste e de outros clubes para servir”, delineou as suas prioridades para o próximo ano rotário e apresentou o seu novo Conselho Diretor. Elogiou o seu antecessor, Rui Teixeira, por dar continuidade aos projetos plurianuais e “a dinâmica que lhes conferiu para dar esperança a um mundo melhor.”, enfatizou. No Rotary a cerimónia da passagem de transmissão de tarefas é assumido pelos membros como um momento de grande importância e simbolismo. A troca simbólica de insígnias entre Rui Teixeira e Filomena Esteves foi o ponto alto do evento, simbolizando a continuidade do compromisso do clube com os valores rotários de servir acima de si mesmo.Rui Teixeira, também se dirigiu aos presentes destacando o seu mandato e as atividades realizadas. “Um ano que ficará marcado na minha memória para sempre e agradeço a todos pelo trabalho, fizemos o Rotay de Celorico de Basto, um dos clubes mais ativos”, enfatizou.Destacou as iniciativas de apoio social, com destaque para o Rotary Educa em parceria com os Rotary Clubs de S. Tomé e que permitiu a alguns jovens São Tomenses virem estudar para o concelho de Celorico de Basto. Rui Teixeira agradeceu a todos os membros pela colaboração e empenho, reforçando que os resultados alcançados foram fruto de um esforço coletivo. Nesta organização a presidência têm a duração de um ano. Membros deste direção: Secretária Teresa Novais; Tesoureiro Francisco Fontes; Diretora de protocolo Paula Simões; Presidente da comissão de imagem pública – Carlos Alves; Presidente da comissão de desenvolvimento do quadro associativo – Eduardo Magalhães; Presidente da comissão de projetos humanitários – Jorge Reis ; Presidente da comissão da fundação rotária – Ernesto Martins , Facilitador de aprendizagem – Rui Teixeira; Responsável pelos “programas pró-juventude” Carlos Cunha e Nélson Gonçalves.

Entrançados de Palha de Fafe são produto artesanal certificado

Está certificado como produto artesanal o entrançado de palha de Fafe. Foi na sexta-feira passada,12 de Julho, que os Entrançados de Palha de Fafe obtiveram a chancela de certificação. São agora um produto único e diferenciado, a nível nacional e europeu. Este é o primeiro produto artesanal certificado de Fafe. Na cerimónia da passada sexta-feira, que decorreu na Estação Memória, foram entregues, simbolicamente, as primeiras etiquetas às artesãs presentes, das freguesias de Golães e Travassós, que representou, desta forma, a Certificação do Produto.  A cerimónia contou com a presença, entre vários convidados, de Teresa Costa, Diretora Executiva da A Certifica, entidade parceira no processo de Certificação, e Fernando Gaspar, do CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património.A autarquia considera que “a certificação do entrançado de palha dignifica o trabalho dos artesãos e permite que Fafe disponha de um “saber popular” que escala para o patamar das artes, tendo a possibilidade de aplicações e interpretações infinitas e ganhando uma nova dimensão, agora, com registo e um selo qualificado que valoriza o trabalho de cada artesão.”Para Antero Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Fafe “A economia do nosso território vive da fixação de grandes empresas, mas vive também da soma destes pequenos contributos e de artes, como esta da palha. A certificação destas primeiras sete peças acrescenta-lhe ainda mais valor ao que já tinham. É nossa obrigação preservar a nossa História, a nossa Cultura e Tradições. Hoje assistimos a mais um importante passo na prossecução desse propósito. É um dia feliz para Fafe!”, afirmou.

GNR – Juramento de Bandeira do 55.º Curso de Formação de Guardas

A Guarda Nacional Republicana realizou a12 de julho, no Centro de Formação de Portalegre, a cerimónia de Juramento de Bandeira do 55.º Curso de Formação de Guardas que ainda não o tivessem efetuado nas Forças Armadas.O juramento de bandeira representa o compromisso solene dos Guardas-provisórios para com a Pátria, constituindo uma data muito importante na vida de qualquer militar. Trata-se de uma cerimónia em que os militares se comprometem a cumprir a Constituição, as demais leis da República, bem como todos os deveres militares, ao serviço da Guarda Nacional Republicana, jurando defender a Pátria, mesmo com o sacrifício da própria vida.O evento foi presidido pelo Secretário de Estado da Administração Interna, Dr. Telmo Correia, contando com a presença do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General Rui Alberto Ribeiro Veloso e de diversas entidades civis e militares.Juraram bandeira em cerimónia pública perante o Estandarte Nacional, 324 Guardas-provisórios que estão a frequentar o 55.º Curso de Formação de Guardas, de um total de 458 alunos (403 masculinos e 55 femininos). De realçar ainda que, do referido curso, 18 Guardas-provisórios estão destinados ao quadro de músicos.

GNR promoveu 1.º Curso de Guarda de Fronteira

Já decorreu o 1.º Curso de Guarda de Fronteira. A Guarda Nacional Republicana encerrou na semana passada a formação do 1.º Curso de Guarda de Fronteira, ministrado pela Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras, que tem por finalidade preparar, desenvolver e aprofundar competências técnico-profissionais adequadas para garantir o controlo de fronteiras e de fiscalização de cidadãos estrangeiros em território nacional. Os 47 militares (02 Oficiais, 07 Sargentos e 38 Guardas) que concluíram o curso com aproveitamento, vão agora reforçar o dispositivo da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras, nomeadamente no continente e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, mais concretamente, nas áreas do Controlo das Fronteiras Marítimas e Terrestres e na Fiscalização Territorial de Imigração. “A formação iniciou a 11 de junho de 2024  e ao longo das cinco semanas foram ministradas matérias de diferentes áreas do conhecimento, maioritariamente relacionadas com as ciências jurídicas e com os direitos fundamentais da União Europeia, a exemplo do acervo legislativo internacional, europeu e nacional, aplicado ao controlo de entrada, saída e permanência de cidadãos do território nacional e do espaço Schengen. Foram ainda desenvolvidas competências técnicas relacionadas com a análise de risco nas fronteiras e para o exame pericial de documentação, no sentido de detetar fraudes.” revelam em comunicado.

Banda Musical de Amarante promove XVII Estágios de Verão (c/áudio)

A Banda Musical de Amarante que vai realizar em Agosto o habitual Estágio de Verão – Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percursão. Com a direção artística Ignatius Wang, maestro de Singapura, esta iniciativa da Banda Musical de Amarante é das mais antigas do país a realizar-se de forma ininterrupta há 17 anos. De 19 a 23 de Agosto o estágio decorre no Centro Pastoral de Amarante (cursos) sendo que os concertos finais decorrem nos claustros do Museu Municipal de Amarante como nos revelou Hugo Folgar, maestro da banda. Com os professores Roberto Henriques, Gil Magalhães, Joaquim Teixeira, Iva Barbosa e Fernando Ramos e ainda Ricardo Matosinhos, Luís Granjo, Vítor Faria, Romeu Silva e André Dias.