rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Julho 9, 2024

JSD Vila Real reuniu com AA da UTAD

A Juventude Social Democrata Distrital de Vila Real reuniu, a 3 de julho, com a Associação Académica da UTAD (AAUtad).O Presidente da AAUTAD, Fernando Gonçalves, reuniu com José Brás , presidente da JSD, João Rocha, Joana César e João Matos Bessa.“A reunião serviu para auscultar as necessidades dos jovens que frequentam o ensino superior na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.”, revela a juventude partidária em comunicado. O Presidente da AAUTAD, Fernando Gonçalves, deu a conhecer o trabalho da AAUTAD e fez um balanço dos maiores desafios para os jovens que frequentam o ensino superior na cidade de Vila Real.“A questão do alojamento é a mais preocupante para os estudantes da UTAD, pois a oferta pública é deficitária, contudo, os representantes dos estudantes acreditam que os projetos apoiados pelo PRR que estão previstos poderão atenuar este problema grave que persiste.”, referiu.O tema da saúde mental entre os mais jovens também foi abordado nesta reunião, realçando o presidente da AAUTAD a necessidade do reforço de psicólogos na Universidade.Segundo José Brás “O diálogo entre as duas estruturas ainda tocou outras dimensões, ficando a certeza entre todos que existem diversos problemas que urgem resolver.”, considerou.Para o presidente da JSD Distrital de Vila Real, ”os problemas dos estudantes do ensino superior são transversais mas agudizam-se nos território do Interior. A UTAD é um dos baluartes da região tramontana que pode ser o motor para acelerar o desenvolvimento económico e a melhoria da qualidade de vida”.

Atletas celoricenses destacam-se em Beja

Sofia Pinto e Carlos Pinto, atletas do Clube Atlético de Codessoso (Celorico de Basto) conseguiram bons resultados no campeonato nacional sub-18 que aconteceu em Beja, no passado fim-de-semana. . Sofia Pinto foi 3ª classificada no dardo, Carlos Pinto sagrou-se 5º classificado no dardo.

APEF reforça a importância de prevenir e tratar precocemente as Hepatites

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) está a promover uma campanha nacional de consciencialização para a Hepatite, uma doença que afeta cerca de 50 mil doentes, em Portugal, a maioria por diagnosticar. Sob o mote “A Hepatite não pode esperar”, esta iniciativa surge no âmbito das comemorações do Dia Mundial das Hepatites, que se assinala a 28 de julho, e decorrerá durante o mês de julho, nas redes sociais da associação, com o objetivo de alertar os portugueses para a importância de diagnóstico precoce das Hepatites, como forma de tratamento eficaz desta doença.“Com esta iniciativa pretendemos alertar para a importância de prevenir e tratar precocemente estas doenças. A Hepatite é uma doença evitável, tratável e, no caso da Hepatite C, curável. As Hepatites Virais B e C afetam mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, causando 1,4 milhões de mortes por ano. Em Portugal poderão ainda existir doentes com Hepatites B e C não diagnosticados. Frequentemente, os doentes infetados não têm sintomas. Contudo, é primordial que qualquer pessoa faça os testes de rastreio das Hepatites B e C pelo menos uma vez na vida”, explica Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF).E acrescenta: “A taxa de cura para a Hepatite C situa-se em 97 por cento, sendo fundamental que o diagnóstico seja feito atempadamente. A Hepatite B é igualmente tratável. Se não forem tratadas, as Hepatites B e C podem evoluir para cirrose hepática, e nalguns casos, para cancro do fígado. Lembre-se que a cada 30 segundos morre uma pessoa com uma doença relacionada com as Hepatites. Os tratamentos são simples, rápidos e sem custos”.Em Portugal, a vacinação contra a Hepatite B faz parte do Programa Nacional de Vacinação desde 1995, contribuindo para a redução significativa da incidência desta doença Porém, ainda não existem vacinas para a Hepatite C, tornando-se vital a adoção de comportamentos seguros, como o uso de preservativos e a não partilha de agulhas ou outros objetos cortantes.“É preciso fazer mais e melhor, se quisermos cumprir a meta proposta pela Organização Mundial da Saúde de erradicar a Hepatite C até 2030”, conclui Arsénio Santos.A Organização Mundial da Saúde (OMS) adotou uma Estratégia Global do Setor da Saúde sobre Hepatites Virais: eliminar a Hepatite viral como uma ameaça à saúde pública até 2030. Esteja atento e consulte o seu médico para fazer o diagnóstico e, em caso positivo, um tratamento atempado. Não fique à espera. Atue. A Hepatite caracteriza-se por uma inflamação das células do fígado, que pode ter várias causas, nomeadamente os vírus da Hepatite A, B, C, D e E, sendo a B e a C as que têm maior impacto na saúde pública. O fígado é um importante órgão do sistema digestivo e, no caso de inflamação ou lesão, pode haver comprometimento da sua função, podendo originar diversas complicações a curto ou a longo prazo.

Nuno Lage reeleito presidente do PS de Mondim de Basto

Nuno Lage foi reeleito presidente da Comissão Política do PS de Mondim de Basto. Decorreu a 5 de Julho, o ato eleitoral para a Comissão Política do Partido Socialista de Mondim de Basto, com lista única ao ato eleitoral. Nuno Lage foi reconduzido no cargo de presidente do PS Mondim de Basto. Foi eleito por unanimidade dos votantes. “Nuno Lage mereceu novamente um voto de confiança dos militantes do partido”, diz a comissão política socialista.