rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Alvão já tem um Centro Interpretativo (c/áudio)

O Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, esteve em Mondim de Basto a 25 de Junho considerando que a diferenciação da oferta turística é o tesouro de cada região. Inaugurou o Centro Interpretativo das Fisgas de Ermelo, a nova infraestrutura cultural e de lazer do concelho mondinense, antiga casa florestal do Fojo, desativada há mais de 30 anos. A cerimónia de inauguração contou com a presença de responsáveis de diversas instituições locais e regionais, Grupo Musical e Etnográfico “Fsibas de Ermelo” e foi também presenciada pela comunidade local da União de Freguesias de Ermelo e Pardelhas.
O centro de promoção e preservação dos recursos naturais, culturais e paisagísticos da área envolvente, em especial do Parque Natural do Alvão, foi também criado para sensibilizar para a natureza e como posto de informação também a dar apoio à plataforma de visitação que vai ser instalada nas fisgas de Ermelo. Para o membro do Governo, Pedro Machado, o centro interpretativo é um “ativo” que cada vez mais importa porque acrescenta valor.

A plataforma de visitação das fisgas é uma obra que está neste momento em ajustes de projeto devido aos impedimentos de intervenções que alterem a geologia do local. referiu-nos autarca mondinense, Bruno Ferreira.

A instalação do Centro Interpretativo Fisgas de Ermelo foi aprovado no âmbito dos projetos âncora da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Minho Inovação, representou um investimento total de 282.619,42€ e contou com uma contribuição comunitária de 220.336,43€.

Um local onde pode ser consultada a informação acerca das fisgas de Ermelo, um espaço a memória dos usos e costumes que marcaram a vida na aldeia milenar de Ermelo.